Informações: Rustam Moscou
Textoe e adaptação:
E.M.Pinto
Segundo informações vindas da exposição SITDEF 2013 os carros combate Russos T-90S e os Alemães (de origem Holandeza) Leopard 2A6 estão numa disputa acirrada pelo contrato do exército Peruano para substituição de sua frota de carros de combate pesados.
A exposição SITDEF 2013 (Salón Internacional de Tecnología Defensa y Prevención de Desastres Naturales), que será realizada no Peru entre os dias 15 e 19 de maio, serão apresentados os carros de combates russos T-90S, considerado um dos principais candidatos à substituição dos T-55 adquiridos na década de 70 e portanto, tecnicamente obsoletos.
A empresa russa “Rosoboronexport” solicitoua autorização para exportação ao Exército peruano T-90. Informação confirmado no jornal diário La Republica, que acrescentou que alguns veículos serão usados em testes de campo num cenntro de ensaios nas proximidades de Lima.
Relata-se que os Ministérios da Defesa do Peru e da Holanda também estariam em conversações sobre a oferta de carros de combate Leopard 2 A6 a US $ 3 milhões cada, o pacote holandêz incluiria a manutenção. O Leopard 2 A 6 é considerado por especialistas um dos melhores carros de combate do mundo.
Segundo o Ministério da Defesa dos Países Baixos, o Leopard 2 A6 possui uma massa de 59,9 toneladas, está equipado com câmeras de imagem térmica para o comandante e o artilheiro, sistema de controle de fogototalmente elétrico. Têm um telêmetro a laser ajustável, uma visão traseira, TV e câmera para o condutor, sistema integrado de navegação GPS , motor de 12 cilindros avaliado em 1.100 kW, arma principal de 120 milímetros e duas metralhadoras 7,62 milímetros, possui também 12 granadas de fumaça (6 de cada lado) e a sua velocidade máxima na estrada é de 72 kmh .
Vídeo Leopard 2A6
[embedplusvideo height=”425″ width=”530″ standard=”http://www.youtube.com/v/gjizELNwRCg?fs=1″ vars=”ytid=gjizELNwRCg&width=530&height=425&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep5311″ /]
Segundo fontes, do Governo do Peru a oferta russa é mais atraente, pois incluem prazos maiores de financiamento, treinamento e assistência técnica nas oficinas do exército e, por último mas não menos importante, preços mais baixos.
O T-90 mais leve possui uma massa de 46,5 toneladas, o que é significativamente menos do que o MBT europeu, Está equipado com um motor 12 cilindros V-92S2 1000 l . A arma principal consiste num canhão 125 mm, equipado com sistemas de estabilização em dois eixos, sistema isolamento térmico da habitação e taxa de 7 tiros por minuto.
O T 90 S está equipado para lançar mísseis anti-tanque 9M119 podendo ainda incluir o modelo M 5000, está equipado com uma metralhadora 6P7Kcoaxial de 12,7 milímetros, metralhadora anti-aérea, auto carregador com 22 tiros armazenados prontos para disparo e sistema óptico do T01-K04 para o comandante. O Artilheiro pode buscar os alvos através do sistema 1G46, pela câmera de imagem térmica do artilheiro, e pelo visor anti-aeronaves PZU-7.
O T 90S possui blindagem dinâmica, é possível instalar o sistema de segurança, a velocidade máxima na estrada – 60 kmh .
Vídeo T-90
[embedplusvideo height=”425″ width=”530″ standard=”http://www.youtube.com/v/6uxSiUdwPRE?fs=1″ vars=”ytid=6uxSiUdwPRE&width=530&height=425&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep1588″ /]
O Exército Peruano está interessado em adquirir 140carros de batalha principal, novos ou usados, mas em bom estado.
Pingback: Chegou ao Peru o carro de combate T-90Spara exposição SITDEF2013 que posteriormente será testado pelo Exército peruano