Acadêmico acusa FHC de plagiar intelectuais banidos pela ditadura

FHC

“Exilado durante o período da ditadura militar brasileira (1964), o mineiro Ruy Mauro Marini (1932-1998), presidente da Política Operária (Polop) e autor de Dialética e Dependência, traz em sua obra verdades desconhecidas pela maioria da população brasileira sobre a carreira acadêmica do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O tido como ‘pai da teoria da dependência’ não adotou a tese por acaso, afirma o professor  do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, Nildo Ouriques. Segundo ele, FHC além de ter plagiado os conceitos de Marini, não tem tanto prestígio no meio acadêmico.”

Da Redação Sul21

Exilado durante o período da ditadura militar brasileira (1964), o mineiro Ruy Mauro Marini (1932-1998), presidente da Política Operária (Polop) e autor de Dialética e Dependência, traz em sua obra verdades desconhecidas pela maioria da população brasileira sobre a carreira acadêmica do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O autor da apresentação de uma das obras censuradas de Marini no Brasil, o professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina Nildo Ouriques afirma que na tentativa de ‘marginalizar radicais’, Fernando Henrique Cardoso e José Serra serviram à hegemonia liberal e, entre outros feitos, adulteraram um famoso texto de Marini.

Na esteira, FHC pegou carona para “formular” a teoria da dependência que o tornou famoso e que, na verdade, nunca foi sua.“Alteraram um conceito fundamental na teoria de Marini: o da economia exportadora.

Marini previa a redução do mercado interno e a apologia da economia exportadora no Brasil. Fernando Henrique e Serra mudaram o conceito de “economia exportadora” e substituíram por “economia agroexportadora” no texto publicado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). FHC e Serra queriam levantar a hipótese de que Marini não previa a possibilidade de o Brasil se industrializar”, disse em entrevista à Revista Carta Capital.

O tido como ‘pai da teoria da dependência’ não adotou a tese por acaso, afirma o professor Nildo Ouriques. Segundo ele, FHC além de ter plagiado os conceitos de Marini, não tem tanto prestígio no meio acadêmico.

“Ele não tem uma obra. Fernando Henrique é no máximo um polemista no interior de um debate acadêmico (dependência) no qual ele não era a figura principal. Mas cumpriu o papel decisivo no sentido de bloquear, coisa que fez com certa eficácia, as correntes mais vitais desse debate.

Teve êxito especialmente com a obra de Marini, mas também com livros muito importantes de Theotonio dos Santos, Imperialismo e Dependência, ou Socialismo ou Fascismo, o Novo Dilema Latino-Americano, este publicado até em chinês, mas jamais no Brasil”, aponta.

Com informações da Carta Capital

Fonte: Sul21 

Leia também:

1) Carta Capital: “FHC plagiou intelectuais banidos pela ditaduira” 

2) Livro de FHC é plágio de “La Somme et le Reste” de Henri Lefebvre 

3) Blog do Ancelmo: Imortalidade – FH é candidato à Academia Brasileira de Letras 

4) Blog do Ancelmo: ABL – Amaury Jr. X FH

14 Comentários

  1. Isto é uma discurssão menor. O Sr. Fernando Henrique Cardoso. Já foi julgado nas urnas e o Sr. José Serra, idem… no mais 2014 está batendo a porta, e é assim que se decide numa democracia…

    • Meu caro MAV, devemos tratar da acusação, que é muito séria, e não das urnas, que não estão sendo tratadas aqui.

  2. Brincadeira..

    O cara ganhou até prêmios internacionais baseados nessas teorias sociológicas…

    Brasil sil sil…. parecemos mestres em produzir “Pirataria” mesmo… e o Serra envolvido com ele…

    Tristeza… Plagio e alteração do original do Marina pra não “Complicar Depois”… que nada… sai fora.. vai pro exílio de novo!!

    Valeu!!

  3. Desculpe Nascimento, mas discordo.
    É um assunto sério sim, especialmente para a comunidade científica, se este senhor fez o que lhe acusam, trata-se crime de falsidade ideológica e plágio.
    Além do Mias hoje ganha a vida com suas palestras cursos teoricamente atribuídos a sua intelectualidade que se confirmadas as denúncias seriam falsas.
    Podendo classificá-las como usurpação de direitos autorais, falsa identidade intelectual e exploração intelectual.
    Em geral a comunidade científica ao contrário da política que costuma passara a mão na cabeça, o expulsaria de todos os forum e sociedades das quais participa, descredenciariam o seu direito de falar em nome do assunto e apagariam seu nome dos anais da história.
    Como podemos julgar de fato o Brasil é o país da mentira.

  4. Eu concordo com voccê, mas a política está em tudo, este ex-presidente é peça chave em títulos: como o livro Quem pagou a conta? A CIA na guerra fria da cultura” e “Privataria Tucana” que tem acusações muito mais sérias. Já o Sr. José Serra aparece em documentos do Wikileaks.
    Isso é muito pior do esta acusação acima. Por isso não estou levando a sério…

  5. Essa história já bem conhecida, hoje. Ela é, para mim, mas uma forma de elucidar o caráter dos senhores Fernando Henrique Cardozo e José Serra. A primeira vez que a vi, foi no blog do jornalista Luis Nassif, um dos espaços mais interessantes da blogsfera em língua portuguesa.
    A pessoa de Ruy Mauro Marini foi vítima não só da apropriação e deturpação de um conceito desenvolvido por ele, como também da confiança: Ruy Mauro Marini havia recebido os senhores F. H. C. e José Serra, e aceitou que estes publicassem no Brasil um ensaio crítico sobre a sua Teoria da Dependência, contando que fosse permitido à ele, Ruy Mauro Marini, a possibilidade de publicar uma réplica, além disso, é claro, deveria haver no ensaio, as referências devidas ao autor… Pois, nada disso se deu, e o que é de espantar, é que no meio acadêmico brasileiro, todos aqueles (poucos) que apontaram as inconsistências, por conhecerem o trabalho de Ruy Mauro Marini, foram intencionalmente ignorados…
    Ruy Mauro Marini teve o seu trabalho recusado, sistematicamente, pelos editores brasileiros, no tocante à publicação. O irônico, é que ele é um autor respeitado nos EUA, Europa e México, onde está radicado.
    Acredito que está na hora do mundo acadêmico brasileiro reconhecer e dar as devidas honras ao trabalho do pesquisador Ruy Mauro Marini. Creio que é uma questão de honra para o meu diploma, do seu e todos os demais graduados desta imensa nação.
    😉

  6. Uma coisa é certa: A acusação é extremamente séria e deve ser investigada com o rigor devido.E caso FHC e Serra tenham plagiado a referida teoria, que sejam exemplarmente punidos.

    Agora, o que depõe contra a notícia é ter sido veiculada em um noticioso bolivariano como o Sul21 e um pasquim de baixa qualidade como é o caso de Carta Esta..ops! Capital, que além de sobreviver unicamente do patrocínio estatal recentemente incluiu entre as suas pérolas reportagem contra o Ministro do STF Gilmar Mendes que se mostrou falsa.

  7. até o plano real do itamar franco foi plageado ,e ninguem falou nada.
    esse THC agora quer legalizar ,mas no governo dele mandou a infantaria treinar comos caes para subir o morro do rio daquele jeito ,seria tipo assim uma guerra civil descontrolada ,mas depois pipocou e só subiu a infantaria do proprio estado
    THC quem nao te conhece que te compre.

  8. Olha essa acusação é bem antiga e conhecida,mas tem que se apurar para ver se é verídica,talvez o FHC tenha reunido teorias de vários e formulado a sua,e dele mesmo muito pouco se tenha criado,mas o FHC é sim um grande teorico,mas só um grande teorico,daqueles que quando assumem o Poder fica meio perdido nas suas teorias ou abandona tudo o que defendeu,como ele mesmo disse que era para esquecer tudo o que ele escreveu,mas é um homem que merece respeito,e acho justo ele ser membro da Academia Brasileira de Letras,mas só não entendo como o Nerval Perreira ENTROU NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.

  9. Obs: Podem falar mal do FHC mas não do Serra pois ele IS COOL(Serra IS COOL),já sinto falta dele na Política Brasileira,falta daquele sorriso…rsrs,das jogadas dele,e tb das coisas que acontece com ele,tipo o sniper Petista que acertou ele com uma bolinha de papel e que logo depois o JN passou como se fosse um atentado ao nosso querido Serra,ou do Serra pegador.

    Serra vc faz falta:

    Bolinha de Papel
    http://www.youtube.com/watch?v=jKNEulMBk4k

    Serra pegador :

    http://www.youtube.com/watch?v=5rqc6NCIQik

  10. Eita pau !!!

    Por essa eu não esperava

    ta certo q o FHC é safado e cinico… e nunca ligou muito pro povo mais pobre do pais dele…. FHC só se importou mesmo com os clientes da DASLU !!!

    mas plagiador?????

    Só falta agora o FHC dizer que entende de sociologia porque fez curso de piloto !!!!!

  11. “Agora, o que depõe contra a notícia é ter sido veiculada em um noticioso bolivariano como o Sul21 e um pasquim de baixa qualidade como é o caso de Carta Esta..ops! Capital, que além de sobreviver unicamente do patrocínio estatal recentemente incluiu entre as suas pérolas reportagem contra o Ministro do STF Gilmar Mendes que se mostrou falsa.”

    Pelo menos, a CARTA CAPITAL não serve aos interesses do BIXEIRO Carlinhos Cachoeira

    A proposito…. kd o “Poli” ????

    E VIVA O BOLIVARIANISMO !!!!!!!!!!

    ABAIXO À HIPOCRISIA E O FALSO MORALISMO DAQUELES QUE DIZEM DEFENDER O “INTERESSE NACIONAL”

    VERGONHA NA CARA, JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentários não permitidos.