MONARQUIA HOLANDESA: “Nova rainha é filha de ministro do regime militar da Argentina”

Máxima Zorreguieta

Pouco depois de ganhar um papa, a Argentina agora terá uma rainha na Europa. Bonita, simpática e independente, a economista Máxima Zorreguieta , 41, chegou ao topo da monarquia holandesa.

Holanda faz festa para coroação do rei
Cerimônia gera piadas e polêmica em Buenos Aires

Segundo pesquisas, ela é mais popular que o marido e até que a sogra, que voltará a adotar o título de princesa. Antes do casamento, em 2001, Máxima morou em Nova York e Bruxelas como executiva de grandes bancos. No início, os holandeses torciam o nariz porque o pai dela, Jorge Zorreguieta, foi ministro da Agricultura na ditadura do general Jorge Videla (1976-1981).

O governo holandês fez uma investigação e concluiu que ele sabia das atrocidades do regime, embora não fosse apontado como responsável por mortes ou torturas.

De qualquer forma, Zorreguieta não foi convidado para o casamento da filha e não participará das solenidades de hoje em Amsterdã.

A argentina aprendeu holandês em velocidade recorde e usou o carisma para conquistar os futuros súditos.

Ela também ajudou a erguer a popularidade do marido, que era descrito em pesquisas como pouco confiável para assumir o trono.

Na juventude, ele chegou a ter o apelido de príncipe Pils, numa referência autoexplicativa à cerveja tipo Pilsen.

Máxima hoje é colaboradora da ONU em projetos de desenvolvimento para países pobres. (BMF)

Fonte: Folha 

2 Comentários

  1. Agora querem culpar aqueles que tocaram suas vidas durante a ditadura. Até ministros da agricultura que nada tinham haver com a repressão. Ele sabia? Óbvio, até os pombos das praças sabiam da repressão… Não quer dizer que concordava. Ou virou algo abominável ficar calado para protejer a própria vida e de sua familia? Não satisfeitos, querem culpar até os filhos deles… Putz…

  2. Isso é bem rotulo da midia, um estigma!Só porque meu pai nasceu na m….., devo permanecer nela? Ou sou igual a ele?Isso é o que há de melhor nos regimes capitalista democraticos, a possibilidade de mobilidade social!(Guardadas as devidas proporçoes evidentemente!)

Comentários não permitidos.