Eu já sabia: Comissão vai sugerir revisão da Lei de Anistia

images

Por Vandson Lima

O relatório a ser apresentado em 2014 pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), órgão criado para apurar violações de direitos humanos ocorridas no Brasil, dará suporte à futura investigação judicial e responsabilização criminal de agentes do regime militar. Deve também trazer recomendações para que o Brasil revise sua Lei de Anistia e promova uma grande atualização no modelo de formação de sua polícia, cujas raízes ainda remetem às escolas militares do regime. Foi anunciado ainda que o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, deixará a CNV por motivos de saúde.

“É claríssima na jurisprudência do direito internacional que as autoanistias não são aceitáveis”, afirmou Paulo Sérgio Pinheiro, coordenador da CNV, que participou ontem em São Paulo de um encontro com representantes de comitês de memória e justiça de 20 Estados.

“Em todas as comissões da verdade, as investigações servem para a responsabilização dos perpetradores de graves violações de direitos humanos. Nosso trabalho deve ser consistente, denso e cuidadoso para o que produzirmos servir à responsabilização desses criminosos”, continuou Pinheiro.

Em 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve entendimento de que a anistia abrange crimes praticados por agentes públicos contra opositores durante o regime militar, contrariando a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que condenou o Brasil a investigar e punir os responsáveis por esses crimes.

Presentes ao evento, as comissionárias Rosa Cardoso e Maria Rita Kehl corroboraram a avaliação de Pinheiro. “A comissão não pretende substituir a sociedade civil, que é quem deve fazer essa reivindicação. Mas vai chegar um momento em que faremos nossas recomendações. Terá de constar que se faça justiça. No Brasil, isso passa por desacreditar essa anistia que existe”, disse Rosa. Para Maria Rita Kehl, a imprensa tem papel importante na promoção de um ambiente que torne possível a discussão franca sobre a anistia. “É inadmissível que a imprensa retrate a ideia de que fazer justiça é revanchismo. É uma tese usada pelos militares”, observou. A decisão do STF não é, avalia Rosa, um entrave: “Tanto revisões dos ministros como a entrada de novos ministros podem levar a decisões diferentes. A jurisprudência muda, evolui”.

A principal reivindicação levada pelos comitês aos integrantes da CNV foi para que o esclarecimento de mortes e desaparecimentos ocorridos durante a ditadura seja a prioridade dos trabalhos, o que foi acolhido pelo colegiado.

Em seu discurso de abertura, ao qual o Valor teve acesso, Paulo Sérgio Pinheiro disse: “O relatório irá expor a existência de uma responsabilidade compartilhada entre perpetradores de graves violações e outros grupos sociais. Enfatizará a cumplicidade do poder judicial no encobrimento de crimes e desaparecimento. Reconstituirá a colaboração de empresas e empresários para a manutenção do sistema paralelo de repressão articulado com as Forças Armadas”.

O modo de atuação da polícia hoje, para os integrantes da CNV, está diretamente relacionado à herança da ditadura. “Continuamos vivendo com a mesma organização e aparato de segurança da ditadura. A Comissão será sensível a isso em suas recomendações”, afirmou Pinheiro. Para Rosa Cardoso, “certas formas de violência do passado continuam a ser exercidas em nossa sociedade, como as pessoas são presas, as execuções sumárias. Os jovens veem isso, têm capacidade de articular com o passado e achar que essa tortura de hoje tem a ver com a impunidade dos que torturaram antes”.

Afastado do cargo há sete meses por motivo de saúde, Gilson Dipp não terá condições de retomar o trabalho. Ele enviará carta pedindo sua exoneração à presidente Dilma Rousseff, a quem cabe nova nomeação. Dipp, de 68 anos, foi internado em setembro por uma crise de asma, que se agravou e evoluiu para uma pneumonia. Posteriormente, ele precisou passar por uma cirurgia no abdômen.

Ontem, o Ministério Público Federal em São Paulo denunciou, pelo crime de ocultação de cadáver do estudante Hirohaki Torigoe, morto em 1972, o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, comandante do Destacamento de Operações Internas de São Paulo (DOI-Codi-SP) no período de 1970 à 1974.

Fonte: Valor via NOTIMP

23 Comentários

  1. TÁ EXPLICADO !
    .
    .
    .
    Eu particularmente,não concordo com a revisão da anistia,fere a constituição e coloca em xeque a liberdade do cidadão no futuro.
    .
    No futuro,alguma ditadura como a da direita,por exemplo;pode recorrer tal aberração como é essa,e assim buscar fatos do passado para prejudicar algum opositor da sua época.
    .
    No Brasil,já houverá precedente deste tipo,quando na ditadura Getúlio Vargas,procurou retroagir a lei para “sacanear” Calos Prestes;isso só por si bastaria para que xiitas da esquerda não veriam cair no cântico da seria.
    .
    Eu sou a favor que os fatos do passado sejam colocados às claras para a população brasileira e não é através de um erro que se resolverá outro!
    .
    Essa atitude é uma anomalia na constituição e nos força em acreditar que fatos anteriores a este, envolvendo o STF e o CCJ,nada são que um projeto nefasto e vergonhoso arquitetado pela politicagem de alguns moloques que infelizmente contaminaram os ideais democráticos socialistas.

    • Lucena, seja cèlere, a nossa ditadura de esquerda é quem está fazendo isso.
      Os Militares fizeram foi perdoar e anistiar a esquerda, não induza e não confunda os conceitos.
      Esta é a verdade o resto é panfletagem.
      Sds
      E.M.Pinto

  2. ( modo ironico ligado)Revanchistas ?? nossa estou boquiaberto !!! ( modo ironico desligado)
    Eles vão rever as pensões pagas pra guerrilheiros e assaltantes de banco também ? e o sucateamento das forças armadas que eles promoveram ? vão rever ? e quando vão assumir as responsabilidades por suas crias esquerdistas, como o Comando vermelho por exemplo ?

  3. Eu também me oponho nessa insistencia dos que agora estão no Poder de revisar a lei da anistia! Issa insistecnia permanente de lamber a ferida chega a ser patologico! Como se não houvessem civis abastados e mesmo intelectuais que foram coniventes com o golpismos de 64 e inclusive se beneficaram fisiologicanente do regime! Essa postura da necessidade incutida de revanchismo, é o que parece, impede hoje o Poder estabelecido de utilizar as forças de defesa como isntrumento da promoção do desenvolvimento da sociedade e do Brasil!Não dá pra ficar nessa eterna busca pelo passado, temos que olhar avante e não repetir jamais o que ocorreu!Não se ignore que o próprio EUA também apoiou o golpe de 64, como muitos paises ocidentais que sempre se postaram de civilizados!Foi um mal, aconteceu, entretanto tá na hora de se pensar no pais de hoje e de amanhã, e não só pensar, mas efetivamente começar a construir!E isso só se dará com a participação da naçao como um todo!Ficar fazendo politica macroeconomica não é suficiente pra colocar o Brasil entre as nações desenvolvidas da terra no amanhã!

  4. Não tem ditadura nenhuma no Braisl atual!!

    E sim, também sou contra essa coisa de desenterrar cadáveres políticos…

    As famílias precisam saber onde foi parar o parente torturado e assassinado, só isso… o resto é anistiado, pros dois lados, não tem que revogar anda!

    Já chega de toda essa tralha do passado, já foram todos anistiados agora é andar pra frente, ser pragmático sem ódio politico de nenhum lado… o pior já passou não serve revanchismo de nenhum lado!

    O que leva pra frente são propostas e não infâmias… nada de revanchismo também!

    Valeu!!

  5. Da proposta inicial de rever nossa história recente, sob uma perspectiva isenta democrática, e quem sabe, com sorte até, fazer luz sobre alguns desaparecimentos. A vaidade inflada desse pessoal os encoraja a propor agora não um revisionismo histórico, mas processos judiciais formais sobre fatos engavetados (não chaveados), e até mudanças estruturais no sistema de segurança nacional.
    Que abre margem até para condenações de grandes empresários. Meus amigos, como amealhar provas passadas para tanto? Quantas apelações e adiamentos tais processos sofreriam? Que novas corrupções provocaria? Que volume de recursos financeiros e humanos públicos isso acarretaria? Qual margem de certeza as provas dessas investigações teriam? Quantos laudos periciais verídicos e incorruptíveis seriam verdadeiramente construidos? Etc.

    Mas o mais interessante é que grande elucidação do passado essa comissão alcançou? Nos trouxe algo que já não sabíamos? Ou está perdida em seus objetivos?

    Então o jeito é mudar o foco proposto? Com qual intenção?

    Essa amplitude de horizontes de ação propostos, por esse pequeníssimo grupo de indivíduos, beira a irresponsabilidade no compromisso com nossa estabilidade política e social.

    Pois, para ter coerência essas ações formais na justiça precisarão ir atrás dos verdadeiros personagens geradores, só que eles estão lá nas décadas de 70, 60, 50, 40, 30, 20….? E aí afinal que são os verdadeiros culpados? Os outrora perseguidores ou os perseguidos?

    Apontar o dedo é fácil… mas fazer justiça… aí já é outra História.

    Querer justiça todos nós queremos, e muito, tenho certeza, porém quando entramos em espaços temporais nebulosos, onde as provas concretas já nem existem mais, entramos num terreno de atritos infinitos que acarretam mais injustiças.

  6. Eu sou a favor que os militares sejam punidos eles tomaram o poder derrubando um Presidente democraticamente eleito e perseguiram e mataram milhares de pessoas.

    Os militares foram covardes os EUA derrubaram duzias de governos na America latina e eles abaixaram a cabeça e seguiram oque os EUA queria em vez de defender o Brasil e resistir as Pressões dos EUA como é o seu dever.

    Talvez se não tivesse o Povo Brasileiro se unido e formado grupos Rebeldes que faziam oposição ao regime a ditadura teria durado muito mais.

  7. A ninguém é dado o direito de matar seja de direita ou de esquerda, militar ou guerilheiro, tem que ir para a cadeia,essa lei da anistia só é bom para quem matou nos porões da ditadura,não havia necessidade de tamanha barbárie, prendeu, julge, simples assim,gostaria de ver o comentário de algumas pessoas contra o julgamento destes bandidos se tivesse perdido um pai ou um filho na ditadura,quantos morreram e eram inocentes? quantos foram torturados simplesmente por falar um pouco demais? O Mundo todo está passando a limpo essas atrocidades, até aqui na américa latina estamos vendo bandidos fardados serem condenados, taí a Argentina que não me deixa mentir.

    • Alexandre, mande então prender a presidente, os governadores e todos os chefes de presídio, já que tortura e morte ainda ocorrem nos prsídiso centenas de vezes masi frequentes que nos negros anos da ditadura, conforme a própria anistia dos direitos humanos.
      Outra coisa, solddos tem a lei que os ampara quando devem ou não atirar matar ou não, guerrilheiros não tem direito nem amparo perante nenhum tribunal internacional, só no país onde eles estão no governo, vide talibãs no afeganistão…

  8. Quem escolheu o caminho das armas foi a esquerda radical.O que eles queriam ,mataram militares, roubaram bancos ,sequestraram embaixadores e esperavam receber flores por isso.
    E o ideal deles era montar um estado socialista no Brasil.Se este estado fosse nos moldes do “cumpanheiros”Genoino, Dirceu e o resto da patota vermelha,na minha opinião esse pessoal não mereceria anistia , e sim o paredão como recebem os opositores de Fidel.
    Porque a esquerda nacional e tão complacente com Cuba? Não seria ela tão violenta quanto foi nosso regime militar?
    Sinto muito pelos que morreram, mas a maioria foi massa de manobra para que poucos , como o pessoal do núcleo duro , pudesse roubar o país nos dias atuais.
    A revisão da lei da anistia é descabida e unilateralista , já que investiga só um lado da mesma moeda.

    • NovoBrazuc,

      Quem escolheu o caminho das armas foram os militares, que tomaram o poder com as armas… a esquerda radical seguiu o exemplo, pois em ditadura não tem outro modo pra se chegar ao poder, sendo que o dialogo e as eleições não existem em ditaduras, deve-se combater com armas pra se chegar ao poder…

      Ninguém nessa conversa é inocente ou menos culpado… todos os dois estão no mesmo patamar de entreguismo do interesse nacional à potência estrangeira…

      O INTERESSE NACIONAL, OU SEJA DO POVO, era ter seu voto respeitado, com o Jânio quadros que renunciou e depois com o Jango QUE ASSUMIU DENTRO DAS LEIS DA ÉPOCA, era esse o interesse nacional, que a lei da época seguisse seu curso, que o Brasil segui-se em frente…

      Mas ai vieram os militares armados e tomaram o poder alegando como justificativa UMA MENTIRA PROPAGANDISTA de que a esquerda iria tomar o poder.. QUE ATÉ HOJE NUNCA FOI PROVADA só depois do golpe de 64 que tivemos a luta armada esquerdista… o que é normal.. em toda a história da humanidade qualquer governo militar ou civil que se estabeleça com a força das armas com as armas vem combatido por membros da resistência politica radical da sociedade civil …. sempre foi assim, e sempre será, não existe essa de tomar o poder e as facções politicas internas ficarem quietas e obedientes ao novo líder constituído-se com o poder de suas armas … ele não tem legitimidade popular… seja de um lado que do outro, seja esquerda ou direita, sempre será assim!

      Um lutou pelos USA os outros pela URSS… duas geopolíticas estrangeiras que não eram a bandeira Brasileira da escolha popular… NENHUM DOS DOIS LADOS FOI PATRIOTA… mentira isso de patriotismo, seja de uma lado que do outro… somente eram reacionários do 3° mundo que lutavam por uma asa estrangeira para se manter no poder interno por aqui… e ganhar com isso… nada de Brasil ou de patriotismo!

      Mas o passado deve ficar no passado… o MUNDO HOJE É OUTRO… o desafio é diferente agora… os inimigos potenciais de agora são os aliados do passado com sede de recursos naturais estratégicos… e que usam armas e guerras para conquista-los… ou financiam grupos de entreguistas internos para consegui-los…

      Tem que parar com essa coisa de querer revogar lei quando tem popularidade perante o povo.. . isso aí novamente só demonstra que não lutam pelo Brasil, mas para dividi-lo e assim poder conquistar mais poder… só isso… mais uma vez… a geração antiga tem que sumir da face da terra e a sua mentalidade também!!

      NÃO A REVOGAÇÃO DA LEI DA ANISTIA… estão todos anistiados, os dois lados de bandidos, uns com fardas outros com casacas.. os dois mataram, os dois sequestraram, os dois lados meteram bombas… e OS DOIS LADOS FORAM ANISTIADOS… agora não importa, agora é ver o mundo atual e focar no que queremos ser…

      – Queremos ser um fraco sob uma asas protetiva de alguma potência ou queremos ser um forte que tem uma asas protetora sem seguir potência alguma e ser a potência???

      O Passado deixa ele enterrado, os familiares dos mortos precisam saber o que aconteceu com eles, eu tenho filho, mãe, etc… tenho empatia com quem perde um familiar querido… saber o que aconteceu e onde foi parar o corpo isso sim é fundamental, mas pára por aí… não precisamos mais de reacionarismo por aqui… seja de esquerda que de direita!!

      Valeu!!

  9. Verdade seja dita.
    1.
    Durante os vinte anos do governo militar pouco menos de 400 opositores, então centenas e não milhares, foram consumidos. Vinte opositores por ano em média. Isso se deve entre outras coisas aos atos institucionais como o famoso AI5.
    Já a constituição de 1988 que principalmente a centro-esquerda construiu deu liberdade ampla a todos os tipos de criminosos atando as mãos da justiça. As brechas que possui dão ampla liberdade ao crime e as mortes por armas de fogo, 38.000 no ano de 2010, são 346% maior que no ano de 1980 e três vezes mais que nos EUA . Assim a constituição de 1988 é o AI5 da centro-esquerda que, para precaver a guerrilha do controle da lei, tornou a constituição amplamente condescendente com o crime e terrorismo.
    2.
    No governo de João Goulart, de 1961 a 1964, em menos de quatro anos só se arrumou confusão. Um plebiscito pra derrubar o parlamentarismo, ameaças de desapropriação de terras pagando aos desapropriados com títulos públicos podres ao inés de dinheiro, e outras. Se ele tivesse investido pesado em educação como fez a Coreia do Sul na mesma época, em transporte ferroviário para baratear o frete e distribuir a população mais a ampliação e o barateamento da produção de energia, o resto a sociedade tomava conta. Ele ficaria para História como um grande administrador. Más não, ele preferiu confrontar a maior potência ocidental sem ter onde cair morto. Só podia dar m…

  10. Sr.E.M.Pinto.
    .
    .
    .

    “Lucena, seja cèlere, a nossa ditadura de esquerda é quem está fazendo isso.
    .
    Os Militares fizeram foi perdoar e anistiar a esquerda, não induza e não confunda os conceitos.
    .
    Esta é a verdade o resto é panfletagem.
    Sds ”

    .
    .
    .
    .
    Os nossos conceitos de ditadura é bem diferente pelo que vejo,se tomei como a ditadura da direita(para mim não interessa se é da direita ou da esquerda),é por que já vivemos uma com direito a coisas que arrupia até os pelos do satã.
    .
    Sei que há as da esquerda como é a cubana más achar que vivemos uma ditadura de esquerda…..?
    .
    Se a esquerda está muito tempo no poder aqui no Brasil e dá a isso como um sinal de ditadura……será que não é porque a direita brasileira seja muito elitista e não conseguiu convencer o povo nas últimas eleições,se o senhor lembrar um pouquinho verá que os banqueiros do Brasil, nunca lucraram tanto como fora na era de LULA a distribuição de renda nas classes mais baixa fora maior a classe média viajou mais para o exterior comprando nos EUA e na Europa e com tudo isso o senhor acha que vivemos em uma ditadura da esquerda….Sr.E.M.Pinto realmente vivemos em uma ditadura da esquerda?
    .
    O grande problema que a matéria mostra,é a criação de um monstrengo,não precisa ser um profeta para vê,que tal tolice irá no futuro ser prejudicial para todos,quer da direita ou da esquerda; más este monstrengo ferirá no futuro a democracia;esse monstrengo que essa “esquerda” que ai está quer parir,uma vez nas ruas, só obedecerá o mais forte e o resto será o caus como foram a ditadura que nós os brasileiro vivemos no passado,essa sim era uma verdadeira ditadura……para mim, não sei para o senhor.

    • Não a vivemos, caminhamos nela e pra ela. Basta ver como as leis e medidas provisórias tem sido manipuladas desde o Governo FHC, como tem sido a reação ao supremo e aos direitos individuais dos cidadãos.
      Passo a passo caminha-se para o controle estatal até das suas decisões sexuais, religiosas entre outras, é só fazer a revisão de caso.
      A diferença entre o que os positivistas fizeram e o que os marxistas estão implantado está no seu tempo e forma.
      Um imediato o outro lento através de uma revolução cultural, a outra através da das armas e força, enquanto a atual é através do controle do próprio estado. Só alerto, na europa aconteceu o mesmo e veja no que tá dando. Povo satisfeito até poucos anos atrás, rico e soberano que agora deve aos bancos mais do que arrecadará na vida e tornou-se escravo das leis e regras vindas do próprio estado.
      Abraço
      Edilson

  11. Francoorp meu caro concordo contigo, mas o que me revolta é esse discurso de autopiedade esquerdista,que se faz de coitadinho enquanto sataniza nosso militares.
    O povo mesmo não queria e não entedia nada de comunismo na época , isso era coisa de meia dúzia de boquirrotos que gostariam de empurra goela abaixo um ideal totalitário que não seria muito diferente de uma ditadura de direita,talvez fosse até mais sanguinária , haja vista Fidel , Stalin e o pessoal bizaro do Khmer Vermelho, isso os manuais esquerdistas fazem qustão de suprimir.

  12. ““É claríssima na jurisprudência do direito internacional que as autoanistias não são aceitáveis”

    http://www.youtube.com/watch?v=kNLTRn91VlA

    O vídeo também é engraçado de se ver. O velho é uma figura.

    Os galhos venenosos tem de ser cortados. Eu não vejo fuga… É um misto de soberania com dependência de interesses excusos.

    As ideologias tentam sobreviver se adequando à conjuntura internacional. A sociedade vai vencer o totalitarismo oculto?… De qualquer forma a coleira vai continuar, só vejo poder escolher entre azul ou vermelha.

    De esquerda ou de direita a situação do brasil requer decisões corajosas… É FATO, E ESTÃO ACONTECENDO. O problema é que devido ao nosso histórico… não se sabe o resultado destas pois por si só são antagônicas… Seria algo para iludibriar até que ponto?… e quais os alvos disto?

    O que eu sei é que visitas a CUBA, e reuniões a base de charuto cubano… Viagens de pompa na surdina para os EUA… com seus jantares em washington… << O Brasil tem cultura, povo, e tamanho o suficiente para vencer todas estas ideologias implantadas a centenas de anos por aqui.

  13. Os números são bem maiores do que esses, e nem estamos contando com os massacres de indios perpetrados pela ditadura civil-militar. Quanto mais informações aparecem, percebece-se que muitos empresários que estão por aí, como o Sr. Octávio Frias de Oliveira fundador do jornal “Folha de São Paulo” participaram diretamente do aparato de terror. Sendo amigo pessoal de Sérgio Paranhos Fleury.
    Todos que se excedeream tem que ser julgados sim para que isso não aconteça de novo.

  14. Nós temos que tomar cuidados com esse aparelhamento do EStado pra servir a uma ideologia, um grupo, ou a um interesse qualquer de terminado seguimento da sociedade!A razão de ser do EStado é servir ao Soberano, o povo!E cada mais vemos o EStado brasileiro servindo a interesses outros, distante da realidade do povo!Isso não é metafora da tão propalada democracia brasileira, que sempre foi tirania de minorias!Estamos vivendo isso no Brasil hoje, como sempre vivemos desde o imperio!O golpe de 64 foi exatametne isso, tirania das minorias!Como se livrar disso, um povo esclarecido que seja capaz de se defender em cada ato de cada cidadão brasileiro, eu por exemplo que vim de classe baixa, me considero calsse media, hoje nao preciso do EStado brasileiro, pra nada, pra estudo, pra educacão, pra saude, pois pago do meu proprio bolso isso pra mim e pra meus filhos!Esse é o modelo que devemos perseguir, para cada um dos brasileiros!Não essa realidade de EStado asssistencialista que nos querem vender, o grande Pai!Um modelo de EStado que se paute pelo senso comum, não ao senso dos pseudos iluminados, aristocratas erudidos que se encontram hoje mamando na teta do EStado!Pra isso defendo a criação de um quarto Poder, onde o povo não esteja representado, mas fale atraves da classe media em nome do Soberano, se impondo inclusive aos outros Poderes que ai estão, casta de privilegiado remunerado pelo nosso Povo!Como veem temos muita coisa que mudar nesse Pais ainda!

  15. Perguntinha…
    O que um brasileiro nascido na década de 60 ou anteriores (caso de muitos comentaristas aqui), pode fazer para requerer indenização pelos anos duros de ditadura que enfrentou?
    Pois pensando bem, não foi só uma tortura física explicita, mas teve toda uma pressão psicológica com reflexos no corpo. Isso não se trata de tortura também?

    Poderemos processar nossos antigos professores e diretores de Escola por verdadeiras torturas disciplinares? E os antigos PMs que nos constrangeram em revistas e interrogatórios feitos em público, em calçadas à frente de todo mundo, querendo saber o que estávamos fazendo, num grupo de guris na rua aquela determinada hora ,inoscentemente conversando, poderemos processá-los também?


    Comissão da verdade… QUERO TAMBÉM MINHA INDENIZAÇÂO, eu vivi na ditadura!!!
    PS: Não sei se choro ou caiu na risada com tanta sacanagem neste país.

    • Vai no INSS e pergunta…

      Prepara os BO no teu nome sobre o Período…. dependendo dos “Crimes da Época” pode ser que dê alguma indenização… mas sem Boletim de ocorrência no seu nome acho difícil!!

      Ali é você que tem que provar que sofreu com a Ditadura… a não ser que seja caso encontrado nos arquivos do Regime com o teu nome, aí já é uma outra questão…

      Passa no INSS e se informe…

      Valeu!!

  16. por mim pode revisar ,pois as pessoas envolvidas ja estao com idade avançada e nao pagaram pelos seus crimes ,mas a sociedade brasileira ira ver o quanto eles atrapalharam o desenvolvimento da naçao com esse pao furado de direita defendendo o brasil de comunismo´, puro papo furado ,e revanchista é quem nao esta no poder caso dos militares geriatricas de pijama que vivem querendo arrumar confusao ,so para o brasil nao monstrar a verdade dos fatos a historia do brasil tem que ser contada e nao ficar escondendo debaixo do tapete como esse papo de anistia ,

  17. “(…)Basta ver como as leis e medidas provisórias tem sido manipuladas desde o Governo FHC, como tem sido a reação ao supremo e aos direitos individuais dos cidadãos. (…) ”

    .
    .
    Meu caro E.M.Pinto,hoje os direitos individuais se resume em uma só,o “direito” de consumir sem reclamar,a ditadura do mercado capital.
    .
    Hoje no primeiro mundo se descobriu que há tempo os governante não mais legislam para o povo,basta verificar no congresso americano onde os seus constituintes eleitos uma vez lá,zelam e atuam pela castilha dos lobes dos interesses dos grandes capitais financeiros.
    .
    Já na Europa,idem não foge a regra; toda as reformas draconianas, são para atender as leis do mercado e do capital especulativo;a social vem em último lugar e isso não é de hoje,faz tempo que a falta do estadismo e das boas práticas de governança para as coisas publicana Europa praticamente mínguo e o que sobrou,foi uma forma de política corrompida pelo mercado capitalista selvagem.
    .
    Os nossos políticos Brasileiros,quer da esquerda ou da direita,já bebem do mesmo cálice dos seus congeneres europeus e americanos,em resumo,a sociedade há tempo esta órfã. de lideres comprometido sinceramente pelo bem social e coletivo.
    .
    Se o senhor se baseia pelas lei que são feitas nos congressos e como o poder se manisfesta nas nações e como os três poderes se interagem entre si;logo se verifica que no mundo de hoje então, as ditaduras, por esse seu modo de pensar,se instalou nos quatro quantos da terra,então a questão não é se é ou não é uma ditadura más, como ela esta sendo exercida.
    .
    resumido: é como se dever usar a coleira ou melhor,de que cor combinará com o cinturão e/ou com os sapatos,todos bem apertados.

    .
    abraços

  18. Tenho 54 anos hoje e em março de 1964 tinha apenas 5 anos de idade. Era uma criança na época do ocorrido. Aos 16 anos ingressei nas forças armadas por vocação. De 1976 até o ano de 2004 como oficial de Engenharia do Exército trabalhei muito pelo desenvolvimento do meu país em estradas, aeroportos , ferrovias, barragens , açudes, etc. Em mais de 30 anos de serviço o que eu vi e posso falar porque eu estava lá, foi muito trabalho , compromisso, dedicação e responsabilidade por parte dos integrantes daquela instituição. O movimento ocorrido naquela época pertence a história e a história sempre foi e sempre será manipulada a favor de interesses pessoais. Vejo algumas opiniões inteligentes que sugerem esquecer tudo isso e pensar em seguir adiante procurando viver o agora. O passado já não serve mais para nada, o futuro é desconhecido e o presente precisa ser vivido com toda a intensidade. Esqueçamos o “Golpe Militar de 1964″ ou ” A Revolução Democrática de 1964″ como quiserem chamar e procuremos de agora em diante, juntos, militares e civis melhorar o nosso país que se encontra destroçado através da escolha de representantes sérios, comprometidos com a nação.

Comentários não permitidos.