Plano antiterror brasileiro é questionado

Foto - Roberto Carlos (1)

Tânia Monteiro

A preocupação em diversos setores do governo brasileiro com o terrorismo, em razão da realização de quatro grandes eventos no Brasil, a partir de junho, aumentou depois do atentado em Boston, na segunda-feira.

Especialista em contraterrorismo, o espanhol Marcus Reis disse ao Estado que falta coordenação entre áreas preventivas. “Onde está a legislação que define o terrorismo e possibilita a ivestigação e a tipificação desse crime? Onde está a legislação que define a competência dos órgãos? E a cadeia de comando e gerência?”, questiona.

Há preocupação também entre autoridades das Forças Armadas e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) – que não se manifestam publicamente em razão do cargo que ocupam. Um problema, segundo elas, é a disputa de poder e de recursos pelo controle das operações nos eventos. A Secretaria de Grandes Eventos, ligada ao Ministério da Justiça, de acordo com esses especialistas, “não promove a integração que precisa ser feita”.

A secretaria diz que montou um plano para eventos até 2016 e sua meta é “promover a integração entre as Forças de segurança brasileiras, nos três níveis de governo, e entre elas e a Interpol”. E ressalta a construção de uma rede integrada formada por 14 centros de comando e controle (12 regionais, nos Estados-sede, e dois nacionais, um em Brasília e outro no Rio de Janeiro). Ainda segundo a secretaria, houve troca de informações e de experiências com países como EUA, Israel, França e Grã-Bretanha.

Algo que preocupou os especialistas foi a extinção do núcleo do centro de coordenação das atividades de prevenção e combate ao terrorismo,vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional,criado em 2009. Especialista em terrorismo e conflitos de baixa e médiaintensidade, Andre Luís Woloszyn questionou a dissolução. “Se é apenas um passo de um planejamento estratégico, de inteligência mais elaborado e de caráter sigiloso, ótimo. Mas sefor simplesmente um ato político, estaremos cometendo um terrível equívoco em subestimar essas ameaças.”

Se houver algum atentado, o Exército tem o Comando de Operações Especiais, unidade de elite localizada em Goiânia. Existe ainda a Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear, especializada em controle e descontaminação de armas, locais e equipamentos militares.

Fonte: Estadão via NOTIMP

3 Comentários

  1. Senhor Marcus, vivemos em um país em que pessoas são queimadas vivas (a dentista e um índio patachó até onde se sabe). Exigir lei anti terrorista de uma nação com esse macabro histórico de atrocidades só vem acrescentar providências jurídicas de uma classe política que vive em outra dimensão. Em outras palavras: entra para a lista de leis rígidas que esse país precisa.

  2. o espanho esquece que mesmo com as suas leis anti terror ,eles foram atacados o que ocasionou em queda do governo espanhol ,pois esse acabou acusando o grupo separatista ETA sendo que foi a alkaeda,sera que eles ja tinham essa super lei anti terror ou fizeram depois e se tiveram o que adiantou ,me parece que o mais perigoso foi a politica belisista em se aliar e atacar o iraque junto ao georg bucha,
    e outra exemplo o governo nao permite voce dirigir com nenhuma gota de alcool no sangue nao pode mais beber ,ok ,mas o cara que atropela e mata foge bebado dirigindo ele continua pagando uma cesta basica
    o governo endureceu a lei de documentaçao de registro de armas ,mas o ladrao esta muito bem armado e o povao desarmado
    e por ai vai varias leis que punem todos mas quem efetivamente comete o crime ainda ta doce doce ,
    Entao eu tenho minhas duvidas ,que em se fazendo uma lei anti terror talvez apenas os punidos fossem a populaçao e os terroristas quando quiseram fazer algo farao da mesma forma .

  3. Achar que um pais governado e manipulado por ex guerrilheiros terroristas, vai por me pratica qualquer lei anti terror, e no minino ingenuidade imbecil.
    (Des)governantes Genuinos, jamais permitiram isto, para esta gente e sua moral deturpada, terrorismo nada mais e do que resistência contra a ” burguesia”
    que DEUS nos ajude nestes eventos mundiais.

Comentários não permitidos.