Israel volta a prometer que não usará mais fósforo branco em armas

Arma incendiária foi banida há anos dos conflitos por causar danos a civis
Arma incendiária foi banida há anos dos conflitos por causar danos a civis

Autoridades militares israelenses afirmaram que o país deve interroper o uso de munições de artilharia com fósforo branco, utilizado para criar cortinas de fumaça.

As munições devem ser substituídas por outras que usariam apenas gases para causar o mesmo efeito.

Grupos de direitos humanos condenaram o uso de armas com fósforo branco durante o conflito de Gaza, por elas causarem sérios danos à população civil.

Leis internacionais restringem o uso de fósforo branco durante a guerra.

Ele é utilizado, além de ocultar movimento de tropas com uma cortina de fumaça, para marcar alvos inimigos ou até mesmo incendiar os oponentes.

Seus efeitos podem ser mortais. Em contato com a pele, a substância causa queimaduras que vão até o osso. O fósforo branco libera ainda um ácido nas feridas que pode causar o envenenamento da vítima.

Os militares israelenses afirmaram que as munições já existentes possuem “quantidades mínimas” de fósforo branco. Elas seriam desativadas “em breve”.

Promessa renovada

Há três anos, após o conflito na faixa de Gaza, Israel já havia prometido criar novas regras para limitar o uso de armas com fósforo branco.

Na época, mais de 1,4 mil palestinos e 13 israelenses foram mortos em três semanas de conflito.

Durante a ofensiva, Irsael usou fósforo em áreas densamente povoadas, segundo a ONU e a ONG Human Rights Watch.

Parte de uma instalação da ONU se incendiou após ser atingida por pedaços desse armamento – que tem produtos químicos que entram em combustão em contato com o ar.

A Human Rights Watch afirmou que Israel “deliberadamente ou por negligência” usou fósforo branco em armamentos que violam o direito humanitário internacional, causando “mortes desnecessárias de civis”.

Israel afirmou que o uso de fósforo branco em armas é permitido pela lei internacional e que teria tentado evitar mortes desnecessárias em Gaza.

Porém, um protocolo da Convenção de 1980 sobre armas convencionais bane o fósforo branco como uma arma incendiária contra populações civis ou em ataques aéreos contra forças inimigas em áreas civis.

Fonte: BBC Brasil

3 Comentários

  1. Armas Nucleares também é permitido o uso pela lei internacional… e daí??

    Fosforo Branco é arma química…

    Acusavam o Saddam de ter e usar armas químicas… ele usou sim contra os curdos… NOS ANOS 80-90..

    Os libertários contra as armas químicas foram lá e derrubaram, invadiram, destruíram e mataram o povo iraquiano…

    Nunca acharam as armas químicas por que elas já tinham sido destruídas pelo próprio Saddam…

    O que se deveria fazer com Israel?? Por isonomia MORAL, já que a propaganda sempre vem com conversa de moralidade… bem, por isonomia…deveria-se fazer… o mesmo que fizeram com o Iraque, PONTO E BASTA!!

    VALEU!!

  2. Mas, eu acredito na palavra deles. Bom, também acretito em papai noel, mula sem cabeça, saci pererê, fada do dente, bicho papão e por aí vai.

Comentários não permitidos.