Plano Brasil
E.M.Pinto
A Noruega pretende receber primeiros seis aeronaves F 35 a partir de 2017, repetindo escala até 2024, altura em que terá adquirido sua plena frota de 52 aeronaves.
O governo apresentou um pedido formal ao Parlamento norueguês, solicitando a aprovação da compra de seis caças F-35 para entrega em 2017 e também estabeleceu seus planos para uma maior aquisição defesa.
Novas aquisições permanecem sujeitas à aprovação anual do Parlamento. O custo total da aquisição dos 52 aviões é estimado em NOK 62,6 bilhões e inclui quatro caças F-35 que já foram comprados para entrega em 2015 e 2016 para fins de treinamento.
Ao anunciar a medida, o ministro da Defesa norueguesa Anne-Grete Strom-Erichsen disse que o governo , concluiu de forma convincente de que o F-35 é a única aeronave que atende as necessidades operacionais futuras. A noruega recentemente recebeu garantias do Conselho Conjunto de Direção Executiva do programa JSF sobre a integração do míssil Joint Strike Kongsberg desenvolvido na versão Bloco 4.
E não é pra menos… Os noruegueses tem uma faixa de litoral bastante extensa voltada para o norte, guardando a rota mais importante de saída dos russos para o Atlântico. É uma região bastante agitada…