Defesa & Geopolítica

Churchill será homenageado em nova nota de 5 libras

Posted by

britain-bank-of-engla_fran

Churchill foi primeiro-ministro britânico na época da 2ª Guerra Mundial. Newton, Shakespeare e Charles Dickens também já estamparam cédulas.

LONDRES – O Reino Unido irá homenagear o reverenciado estadista Winston Churchill em uma nova nota de 5 libras a ser lançada em 2016, e que trará a efígie do político e sua frase mais famosa – “Não tenho nada a lhes oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor”.

O presidente do Banco da Inglaterra (banco central), Mervyn King, viajou nesta sexta-feira à cidade natal de Churchill, Chartwell, no sul, para fazer o anúncio.

Churchill, primeiro-ministro britânico na época da 2ª Guerra Mundial, já havia sido homenageado em uma moeda de 5 xelins na década de 1960.

Ele agora se junta a personalidades como Isaac Newton, William Shakespeare e Charles Dickens, que também já tiveram seus rostos estampados em cédulas no país.

“Sir Winston Churchill foi um líder, orador e escritor britânico realmente grande. Acima disso, ele permanece como um herói de todo o mundo livre”, disse King a parentes do homenageado.

Há quatro cédulas de libra em circulação, e a rainha Elizabeth 2ª estampa um lado de todas elas. No outro lado, personalidades nacionais se alternam a cada período de 10 a 20 anos.

O Banco da Inglaterra disse que, embora o plano seja colocar Churchill na nota de cinco libras, essa decisão ainda não foi finalizada.

Humor: Programa do Jô – Frases de Winston Churchill

Fonte: G1 

 Leia também:

nova-cedula-de-100-dolares-us-100-1366826417565_1920x811

Nova nota de US$ 100 entra em circulação em outubro, diz BC dos EUA
O Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, ou Fed) anunciou nesta quarta-feira (24 abril 2013) que a nova nota de US$ 100 vai entrar em circulação em 8 de outubro deste ano.
A nova cédula inclui novos dispositivos de segurança, como uma tarja azul 3D.

Segundo o Fed, com o novo modelo será mais fácil para as pessoas checarem a autenticidade da cédula. Ao mesmo tempo, também ficará mais difícil para os falsificadores.

O novo modelo foi divulgado em 2010, mas a estreia nas ruas foi adiada devido a atrasos na fabricação.

Quem tem notas velhas não precisa se preocupar em trocá-las. De acordo com o Fed, elas continuam valendo por tempo indeterminado e serão recolhidos gradativamente, à medida em que forem depositadas nos bancos por clientes (pessoas e empresas).

Fonte: UOL 

One Comment

shared on wplocker.com