Churchill será homenageado em nova nota de 5 libras

britain-bank-of-engla_fran

Churchill foi primeiro-ministro britânico na época da 2ª Guerra Mundial. Newton, Shakespeare e Charles Dickens também já estamparam cédulas.

LONDRES – O Reino Unido irá homenagear o reverenciado estadista Winston Churchill em uma nova nota de 5 libras a ser lançada em 2016, e que trará a efígie do político e sua frase mais famosa – “Não tenho nada a lhes oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor”.

O presidente do Banco da Inglaterra (banco central), Mervyn King, viajou nesta sexta-feira à cidade natal de Churchill, Chartwell, no sul, para fazer o anúncio.

Churchill, primeiro-ministro britânico na época da 2ª Guerra Mundial, já havia sido homenageado em uma moeda de 5 xelins na década de 1960.

Ele agora se junta a personalidades como Isaac Newton, William Shakespeare e Charles Dickens, que também já tiveram seus rostos estampados em cédulas no país.

“Sir Winston Churchill foi um líder, orador e escritor britânico realmente grande. Acima disso, ele permanece como um herói de todo o mundo livre”, disse King a parentes do homenageado.

Há quatro cédulas de libra em circulação, e a rainha Elizabeth 2ª estampa um lado de todas elas. No outro lado, personalidades nacionais se alternam a cada período de 10 a 20 anos.

O Banco da Inglaterra disse que, embora o plano seja colocar Churchill na nota de cinco libras, essa decisão ainda não foi finalizada.

Humor: Programa do Jô – Frases de Winston Churchill

Fonte: G1 

 Leia também:

nova-cedula-de-100-dolares-us-100-1366826417565_1920x811

Nova nota de US$ 100 entra em circulação em outubro, diz BC dos EUA
O Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve, ou Fed) anunciou nesta quarta-feira (24 abril 2013) que a nova nota de US$ 100 vai entrar em circulação em 8 de outubro deste ano.
A nova cédula inclui novos dispositivos de segurança, como uma tarja azul 3D.

Segundo o Fed, com o novo modelo será mais fácil para as pessoas checarem a autenticidade da cédula. Ao mesmo tempo, também ficará mais difícil para os falsificadores.

O novo modelo foi divulgado em 2010, mas a estreia nas ruas foi adiada devido a atrasos na fabricação.

Quem tem notas velhas não precisa se preocupar em trocá-las. De acordo com o Fed, elas continuam valendo por tempo indeterminado e serão recolhidos gradativamente, à medida em que forem depositadas nos bancos por clientes (pessoas e empresas).

Fonte: UOL 

1 Comentário

  1. Winston Churchill um grande Líder,comandou seu povo e o incentivou em um dos momentos mais difícies da histoa da Inglaterra,talvez uma das maiores contribuições de Winston Churchill para seu país e pouco comentada foi sua visão de incentivar o desenvolvimento das linhas de defesa baseadas em radares,ele incentivou a Raf a fazer exércicios de interceptação,durante os treinos os aviadores eram acordados durante a noite e se passava as cordenadas que muitas vezes eram precisas na interceptação dos bombardeiros ingleses durante os treinos,e esses mesmos pilotos pensavam que era apenas um exércicio mas eles mesmos não sabiam que as coordenadas eram obra dos radares,com isso mesmo tendo uma força bem menor os Inglêses colocaram a velha tática de Anibal em que se baseia na empregabilidade de uma força bem treinada em determinados pontos fracos do Adversário,pois muitas vezes ter o maior exército não é sinônimo de uma vitória.

    Um grande Líder.

Comentários não permitidos.