“As autoridades americanas há muito tempo tratam com cautela as informações sobre terrorismo passadas pela Rússia, disseram fontes do governo do presidente Barack Obama à agência de notícias Reuters.
Agora, a suspeita é que essa desconfiança possa ter prejudicado os esforços das autoridades em descobrir se o russo de origem tchetchena…tinha alguma ligação com atividades terroristas.
Mais de duas décadas depois do colapso da União Soviética, os Estados Unidos e a Rússia continuam espionando um ao outro.”
Desconfiança mútua entre Rússia e EUA pode ter prejudicado investigação de suspeito de Boston
Reuters
As autoridades americanas há muito tempo tratam com cautela as informações sobre terrorismo passadas pela Rússia, disseram fontes do governo do presidente Barack Obama à agência de notícias Reuters.
Agora, a suspeita é que essa desconfiança possa ter prejudicado os esforços das autoridades em descobrir se o russo de origem tchetchena Tamerlan Tsarnaev, 26, suspeito de planejar os atentados à Maratona de Boston, tinha alguma ligação com atividades terroristas. Os atentados deixaram três mortos e mais de 260 feridos no último dia 15.
Tamerlan, que foi morto durante confronto com a polícia, chegou a ser investigado pelo FBI e pela CIA.
De acordo com as fontes ouvidas pela Reuters, informações passadas pelo governo de Moscou aos EUA sobre grupos islâmicos na Tchetchênia e em outras regiões do Cáucaso são consideradas especialmente suspeitas.
A embaixada russa em Washington se recusou a comentar o assunto.
O pouco que se sabe sobre as investigações é que, em 2011, a Rússia informou tanto o FBI quanto a CIA sobre a mudança de postura de Tamerlan, que havia se tornado um seguidor radical do islã.
No entanto, tanto a CIA quanto o FBI encerraram as investigações por não terem encontrado nenhuma ligação do suspeito com atividades terroristas. Além disso, uma fonte da CIA citada na quarta-feira (24 abril 2013) pelo jornal “The New York Times” disse que, embora as autoridades dos EUA tenham solicitado informações adicionais à Rússia, o governo russo nunca forneceu dados extras sobre o suspeito.
Segurança
Mais de duas décadas depois do colapso da União Soviética, os Estados Unidos e a Rússia continuam espionando um ao outro. A questão, agora, é saber se os dois países terão condições de colocar a desconfiança de lado em prol de uma maior segurança.
Qualquer desconforto entre as duas potências pode colocar em risco os planos de cooperação em matéria de segurança para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que serão realizados em 2014 nessa cidade russa localizada não muito longe da região do Cáucaso.
A volta da Guerra fria , e ben vinda ,o mundo nao presiza viver de baixo do modelo de cultura Pink imposto por Yanks ,
Espero que Russia nunca give up this game. O Mundo nao preciza ser uma colonia Yank! : )
Até parece que era o lado “Vermelho” o inimigo do interesse americano… não… o Comunismo caiu na Rússia e mesmo assim é ela que voltou a colocar o bastão nas rodas dos USA em sua busca para o domínio Geopolítico absoluto… vai ter que fazer as contas com a atual Rússia “Capitalista” e democrática, que mesmo tendo um regime similar ao do ocidente não vai deixar os USA conquistarem sem luta….
Espionagem existe em qualquer época e em qualquer forma de governo… pouco importa se era antes ou agora, os POTENTES SEMPRE ESPIONAM UNS AOS OUTROS… normal.. e o Brasil tem que entrar nesse jogo também, tem que aprender a levar vantagem da aquisição de informações!
Valeu!!
o brasil tem que aprender a ter um pouco de desconfiança tambem ,mas os russos foram humildes a passar a informaçao de que os dois eram suspeitos ,se os americanos nao verificaram direito e comeram bola isso é so reforça que uma cia e um fbi eficiente é so mesmo lá em holiwooood !!!!
As putencias não vão entrar em guerra, são na verdade sócias em hemogenia mundial, especialistas em desestabilizar regiões, e lucrar vendendo equipamento belico, uma para um lado, outra para outro lado.
Mais uma vez o serviço de segurança americano dá mancada,quem não se lembram da inúmeras informações que chegaram ao governo americano sobre um grande atentado que ira acontecer por lá e eles não levaram a sério;só quando chegou o fatídico 11 de setembro de 2001.
.
Os suspeitos entraram nos EUA pelo Canadá e pela Europa ocidental,nenhum pularam o muro de aço que separam os EUA do México…Rsrsr.
.
Agora essa,por uma questão de ignorância motivada pelo desdeem e preconceito,pagaram de novo e caro.