Venezuela promete resposta ‘comercial e energética’ a eventual sanção dos EUA

es-eeuuvenezuela_390

O chanceler venezuelano, Elías Jaua, disse nesta segunda-feira que seu país responderá nos âmbitos comerciais e energéticos a eventuais sanções dos EUA à Venezuela, informa a agência EFE.

A declaração foi uma resposta a uma entrevista da secretária-assistente de Estado dos EUA, Roberta Jacobson, que no final da semana disse à emissora CNN em Espanhol que o conselho eleitoral venezuelano adiantou-se ao proclamar Nicolás Maduro vencedor das eleições presidenciais de 14 de abril e que metade dos venezuelanos não confia no resultado.

Questionada se os EUA imporiam sanções à Venezuela caso o país se recusasse a recontar os votos, Jacobson não respondeu nem sim nem não.

Mas o governo venezuelano elevou a retórica contra o país, classificando a fala de Jacobson como “grosseira” e uma “ingerência”.

“Se os EUA apelarem para sanções econômicas ou de outra índole, tomaremos as medidas de ordem comercial, energética, econômica e política que consideremos necessárias para responder de maneira contundente a essa ameaça inaceitável”, declarou Jaua.

Ao mesmo tempo, o conselho eleitoral deve realizar nos próximos dias uma auditoria nos votos dos venezuelanos, realizados em urnas eletrônicas.

Fonte: BBC Brasil

15 Comentários

  1. Nossa mais que infantil , agora os Yankes querem punir o povo venezuelano , por nao quererem ser mais colonos? nem tao pouco colocar um um governo capacho da metropole?
    Venezuela ta mais e certa , quisera um paizinho chamado Brasil ter esa coragem que povo Venezuelano tem

  2. Qer dizer então que o motorista de busão agora quer mostrar que é valente? Pior ainda é o referido condutor de autocarros achar que os EUA irão perder tempo com sanções. A Diplomacia americana sabe que o caudilhismo bolivariano vai implodir a si mesmo….

  3. Não tem sentido realizar a recontagem, é fato que o sistema eleitoral é confiável, aliás, mais confiável que o nosso. Eles já auditaram 54% das urnas de forma aleatória e não ouveram diferenças efetivas para justificar uma auditoria do resto. Mas dai a ameaçar sanções econômicas é um tanto patético, se os EUA fizeram sanções econômicas, não há muito a ser feito e retaliações podem piorar mais do que ajudar. É melhor ser racional e usar os canais diplomáticos do que responder a uma clara provocação besta, porque é justamente isso que eles querem, que adotem uma retórica agressiva, para justificarem qualquer tipo de ataque a Venezuela, seja comercialmente seja politicamente.

  4. É incrível… A Venezuela possui urnas eletrônicas que geram um recibo impresso do voto, que é depositado em urna lacrada. Isso permite que se faça uma auditoria das mesmas. Houve na sequencia do processo de apuração uma auditoria de 54% das urnas…

    Nos EUA, dono de um processo eleitoral extremamente confuso, não se auditou sequer 3% da confusa e contestada eleição do Sr. George W. Bush…

    Piada.

  5. Espero e não creio, que se chegue a fase de retaliações econômicas…

    um dado interessante é que ao contrário do que se crê: O petróleo embora importante, já não é uma parte tão grande assim do PIB da Venezuela:

    “Segundo o Banco Central da Venezuela, o setor de petróleo respondia por 19% do PIB em 1998, contra pouco mais de 10% em 2012….”

  6. O sistema eleitora Venezuelano está a anos luz dos americanos,é fácil para o governo venezuelano auditar os votos,o difícil vai ficar para o governo americano engolir o resultado…Rsrs
    .
    Seria também conveniente se fazer o mesmo com o Paraguai que lá sim,o seu sistema é tão confiável com é a do sistema americano….rsrs
    .
    Se essa moda pega,já virará moda aqui na América do Sul,o governo americano que já é mundialmente famosos em planejar e arquitetar golpes de estado pelo mundo afora e ainda tem a desfaçatez de exigir aquilo que ele não tem,ética dos governo que não rezam pela sua cartilha, postura democrática.

  7. Parabéns ao PlanoBrasil pelo retorno,eu demorei a voltar pois estava tentando acessar pelo antigo endereço,agora comentando o assunto sobre as Eleições da Venezuela não acredito que tenha havido fraude,pois se tivesse havido a diferença não seria tão apertada e tb me baseio nas palavras do ex Presidente JIMMY CARTER que no auge das acusações de fraude foi a Venezuela na condição de observador disse que as eleições na Venezuela são limpas.
    Agora essa Roberta Jacobson deve ter lido muitos artigos do Tio Rey da revistinha brasileira ou o Jornal do Plim Plim,se tem uma coisa que admiro muito nos americanos é o pragmatismo,eles não vão impor sanções e se desgastarem pela Venezuela,pois o regime chavista mostra desgaste,e tb o desgaste seria enorme aos olhos de vários Governos Sulamericanos em especial com o Brasil,pois os E.u.a buscam uma aproximação com o brasil,e quem está mais ancioso em ver uma relação de confiança e laços mais profundos é o setor bélico americano,pois aos poucos eles estão vendo os europeus e russos começarem a tomar o seu mercado e eles sabem que para onde o brasil for vai a america latina.

    OBS: jimmy Carter :

    “Processo eleitoral na Venezuela é o melhor do mundo”

  8. Salve! Salve! Plano Brasil!

    Bom vê-los de volta!

    Sobre a notícia, não teria sentido algum imporem sanções aos venezuelanos… Nem de longe a Venezuela é uma ameaça…

  9. Quanto á noticia tema em si, os comentadores acima já os fizeram de forma elucidativa. De fato vai haver uma procurá por situações, que possa desestabilizar mais a situação Venezuelana, em virtude do espaço perdido cá em Colombus do sul.

  10. Mais do mesmo…

    Jogam e jogam politicamente tentando forçar o outro a aceitar… Chaves morreu, mas o Barco anda,… e parece que a Venezuela ainda não vai mais aceitar o velho mandatário do Norte… o povo decidiu!

    Pra mim o que importa mesmo são as relações com o Brasil, e o nosso comércio só aumenta, já mais que triplicou(+ de 300%) nos últimos 10 anos.. o Brasil ganha com esse governo no poder, os agricultores da Região norte agradecem, entra mais divisas, e aumenta o investimento… pra mim tudo bem… o problema meu é o interesse do Brasil não o de outros países!!

    Valeu!!

1 Trackback / Pingback

  1. Venezuela promete resposta 'comercial e energética … – Plano Brasil | Veja, Brasil

Comentários não permitidos.