O chanceler venezuelano, Elías Jaua, disse nesta segunda-feira que seu país responderá nos âmbitos comerciais e energéticos a eventuais sanções dos EUA à Venezuela, informa a agência EFE.
A declaração foi uma resposta a uma entrevista da secretária-assistente de Estado dos EUA, Roberta Jacobson, que no final da semana disse à emissora CNN em Espanhol que o conselho eleitoral venezuelano adiantou-se ao proclamar Nicolás Maduro vencedor das eleições presidenciais de 14 de abril e que metade dos venezuelanos não confia no resultado.
Questionada se os EUA imporiam sanções à Venezuela caso o país se recusasse a recontar os votos, Jacobson não respondeu nem sim nem não.
Mas o governo venezuelano elevou a retórica contra o país, classificando a fala de Jacobson como “grosseira” e uma “ingerência”.
“Se os EUA apelarem para sanções econômicas ou de outra índole, tomaremos as medidas de ordem comercial, energética, econômica e política que consideremos necessárias para responder de maneira contundente a essa ameaça inaceitável”, declarou Jaua.
Ao mesmo tempo, o conselho eleitoral deve realizar nos próximos dias uma auditoria nos votos dos venezuelanos, realizados em urnas eletrônicas.
Nossa mais que infantil , agora os Yankes querem punir o povo venezuelano , por nao quererem ser mais colonos? nem tao pouco colocar um um governo capacho da metropole?
Venezuela ta mais e certa , quisera um paizinho chamado Brasil ter esa coragem que povo Venezuelano tem
Qer dizer então que o motorista de busão agora quer mostrar que é valente? Pior ainda é o referido condutor de autocarros achar que os EUA irão perder tempo com sanções. A Diplomacia americana sabe que o caudilhismo bolivariano vai implodir a si mesmo….
Não tem sentido realizar a recontagem, é fato que o sistema eleitoral é confiável, aliás, mais confiável que o nosso. Eles já auditaram 54% das urnas de forma aleatória e não ouveram diferenças efetivas para justificar uma auditoria do resto. Mas dai a ameaçar sanções econômicas é um tanto patético, se os EUA fizeram sanções econômicas, não há muito a ser feito e retaliações podem piorar mais do que ajudar. É melhor ser racional e usar os canais diplomáticos do que responder a uma clara provocação besta, porque é justamente isso que eles querem, que adotem uma retórica agressiva, para justificarem qualquer tipo de ataque a Venezuela, seja comercialmente seja politicamente.
É incrível… A Venezuela possui urnas eletrônicas que geram um recibo impresso do voto, que é depositado em urna lacrada. Isso permite que se faça uma auditoria das mesmas. Houve na sequencia do processo de apuração uma auditoria de 54% das urnas…
Nos EUA, dono de um processo eleitoral extremamente confuso, não se auditou sequer 3% da confusa e contestada eleição do Sr. George W. Bush…
Piada.
Ideologismo barato das duas partes. Estão jogando para torcida.
Espero e não creio, que se chegue a fase de retaliações econômicas…
um dado interessante é que ao contrário do que se crê: O petróleo embora importante, já não é uma parte tão grande assim do PIB da Venezuela:
“Segundo o Banco Central da Venezuela, o setor de petróleo respondia por 19% do PIB em 1998, contra pouco mais de 10% em 2012….”
O sistema eleitora Venezuelano está a anos luz dos americanos,é fácil para o governo venezuelano auditar os votos,o difícil vai ficar para o governo americano engolir o resultado…Rsrs
.
Seria também conveniente se fazer o mesmo com o Paraguai que lá sim,o seu sistema é tão confiável com é a do sistema americano….rsrs
.
Se essa moda pega,já virará moda aqui na América do Sul,o governo americano que já é mundialmente famosos em planejar e arquitetar golpes de estado pelo mundo afora e ainda tem a desfaçatez de exigir aquilo que ele não tem,ética dos governo que não rezam pela sua cartilha, postura democrática.
Parabéns ao PlanoBrasil pelo retorno,eu demorei a voltar pois estava tentando acessar pelo antigo endereço,agora comentando o assunto sobre as Eleições da Venezuela não acredito que tenha havido fraude,pois se tivesse havido a diferença não seria tão apertada e tb me baseio nas palavras do ex Presidente JIMMY CARTER que no auge das acusações de fraude foi a Venezuela na condição de observador disse que as eleições na Venezuela são limpas.
Agora essa Roberta Jacobson deve ter lido muitos artigos do Tio Rey da revistinha brasileira ou o Jornal do Plim Plim,se tem uma coisa que admiro muito nos americanos é o pragmatismo,eles não vão impor sanções e se desgastarem pela Venezuela,pois o regime chavista mostra desgaste,e tb o desgaste seria enorme aos olhos de vários Governos Sulamericanos em especial com o Brasil,pois os E.u.a buscam uma aproximação com o brasil,e quem está mais ancioso em ver uma relação de confiança e laços mais profundos é o setor bélico americano,pois aos poucos eles estão vendo os europeus e russos começarem a tomar o seu mercado e eles sabem que para onde o brasil for vai a america latina.
OBS: jimmy Carter :
“Processo eleitoral na Venezuela é o melhor do mundo”
Velho Barca, seja bem vindo, E obrigado pelo apoio de sempre.
Grande abraço
Edilson Pinto
Salve! Salve! Plano Brasil!
Bom vê-los de volta!
Sobre a notícia, não teria sentido algum imporem sanções aos venezuelanos… Nem de longe a Venezuela é uma ameaça…
Salve RR, seja bem vindo de volta também.
Espalhe a notícia e grande abraço
E.M.Pinto
Que ótimo. O retorno do planobrazil. Fiquei chateado por demais com a retirada do ar desse fabuloso sitio de informações belicosas, defesas e suas tecnologias.
Salve Gois, Seja bem vindo a velha casa.
Grande Abraço
Edilson Pinto
Quanto á noticia tema em si, os comentadores acima já os fizeram de forma elucidativa. De fato vai haver uma procurá por situações, que possa desestabilizar mais a situação Venezuelana, em virtude do espaço perdido cá em Colombus do sul.
Mais do mesmo…
Jogam e jogam politicamente tentando forçar o outro a aceitar… Chaves morreu, mas o Barco anda,… e parece que a Venezuela ainda não vai mais aceitar o velho mandatário do Norte… o povo decidiu!
Pra mim o que importa mesmo são as relações com o Brasil, e o nosso comércio só aumenta, já mais que triplicou(+ de 300%) nos últimos 10 anos.. o Brasil ganha com esse governo no poder, os agricultores da Região norte agradecem, entra mais divisas, e aumenta o investimento… pra mim tudo bem… o problema meu é o interesse do Brasil não o de outros países!!
Valeu!!