Vídeo: História contemporânea: Raízes do golpe de 64

castello-branco-e-militaresSugestão:Paulo Humberto Moreira

Um depoimento sobre o que foram os anos do Governo de João Goulart (Jango) mostrando os bastidores, com depoimentos de importantes políticos da esquerda e da direita brasileira.

Vale à pena assistir para entendermos o cenário daquela época para a história não serepetir como farsa.

É interessante ver como o Petróleo e os interesses econômicos estão no centro da disputa, assim como hoje o pré-sal.

Ressaltando o depoimento de Almino Afonsoafirmando que da mesma forma que os Estados Unidos dividiu as Coréias, em Sul e Norte, poderia ter dividido o nosso país.

[embedplusvideo height=”425″ width=”530″ standard=”http://www.youtube.com/v/jXUYZQWD-fg?fs=1″ vars=”ytid=jXUYZQWD-fg&width=530&height=425&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3752″ /]

6 Comentários

  1. Vendo o vídeo, surge um episódio que desconhecia:

    Aos 33:30 ; o heroísmo dos sargentos da FAB que se rebelam e sabotam os aviões da base de Canoas, que o Comando Militar tinha ordenado que bombardeassem o Palacio Piratini – Porto Alegre-RS e o povo reunido em torno dele…

    Estes sargentos são heróis brasileiros, esquecidos e ignorados!

  2. Pra mim o vídeo é panfletário e desconsidera que de fato os comunistas tentaram um golpe ainda com Carlos Prestes e ao menos nos anos 30 já pensavam em tomar o poder do país. Mentiras propagadas e ocultadas.
    Fica Claro que o mundo católico é inferior em poder ao Luterano protestante, como pode os EUA comandar assim por esta posição sendo eles mais protestantes?
    O vídeo é uma verdadeira “Sharia” e o povo engole sem saber de fato o que se passa.
    Sem defender os militares, pois eles são os principais responsáveis pela balburdia pois nunca atacaram o problema real.
    Outro fato o vídeo não cita o “PODER DO CAPITAL” chinês, muito conveniente na hora de justificar o “SUCESSO” socialista chinês.
    O PODER DO CAPITAL parece ser um veneno muito útil aos chineses, mas é peçonhento se for do Brasil ou dos EUA.
    Pra mim é CHARIA.

  3. Carregando dados: eles dizem no vídeo que os ianques estavam de olho no petróleo do Brasil. Pergunta: porque que após o 64 os mesmos ianques não desembarcaram aqui para extrair todo esse óleo.
    Constatação: o Brasil ficou autossuficiente em petróleo só recentemente e já está tendo de importar novamente porque a demanda interna está maior que a produção.
    Conclusão: o Brasil pós 64 nunca foi capaz até o momento de exportar quantidades significativas de óleo para os ianques que tem demanda dezenas de vezes maior que a produção brasileira. Não é suficiente nem para suprir a demanda interna e só depois da virada do século 20 para 21 que vislumbramos ter uma produção capaz de suprir e ter excedente para exportar.

    Carregando dados: no vídeo eles dizem que o salário era de equivalentes em épocas atuais à R$ 2000 e uns quebrados.
    Constatação: a maioria dos brasileiros naquela era de baixa renda, alguns só usavam sapatos em dias festivos como pude constatar em depoimentos de conhecidos meus de idade maior igual a 60 anos. No nordeste havia grande pobreza e o povo sofria grande carência nutricional por ser o clima desfavorável a produção agrícola/pecuária.
    Conclusão: o povo em sua esmagadora maioria não recebia esses proventos de R$ 2000 e uns quebrados mensalmente. Que recebia? Os deputados da época e os sangue sugas que acompanhavam como parentes empregados nos cabides de emprego e funcionários fantasma da época. Com certeza recebiam, não um, mas vários salários mínimos de 2000 e poucos paus.

    Carregando dados: no vídeo eles dizem que fariam a reforma agrária em beira de estradas e em torno de acidentes geográficos do tipo lagos, açudes e rios. Tomando terras que já produziam que estivessem mais próximas aos centros consumidores para isso.
    Constatação: em países que tomaram essas medidas houve, como se pode constatar em livros de história, grande desabastecimento por causa da desorganização que segue ao se tentar mudar o sistema de produção de alimentos de forma abrupta, fome e mortes são consequências. Na União Soviética, época de Lenin, 5 milhões pereceram quando estatizaram a produção agrícola, na china de Mao outros milhões morreram tanto de fome por desabastecimento como por violência no trato das desapropriações de terra. Há outros exemplos como Camboja, Coreia do norte e a Venezuela que apesar de ser tropical não se abastece sozinha por ter desorganizado o setor produtivo agrícola.
    Conclusão: Apesar de não ser reconhecido, o governo militar pós 64, fez a reforma agrária quando nos anos 70 do século anterior promoveu a marcha para o oeste levando agricultores do Sul, Sudeste e Nordeste para o centro oeste e sul da Amazônia, ocupando terras improdutivas, garantindo a presença de brasileiros nas ricas terras do centro do país e garantindo grande produção de grãos para o Brasil, o que é constatado hoje com a grande capacidade de exportação de grãos que se possui aqui. Tudo isso sem ter que incomodar os agricultores que já produziam para manter o abastecimento evitando os traumas e mortes de uma reforma agrária comunista.

    Carregando dados: no vídeo as empresas multinacionais são acusadas lucrar demais e de remeter lucros ao exterior e assim devem ser taxadas e em alguns casos estatizadas.
    Constatação: se alguém investe aqui não é para fazer caridade, eles vêm lucrar é claro, se eles lucram demais é porque há muita demanda e pouca concorrência. Assim com os meios que o governo dispõe, deve-se buscar o aumento da concorrência para baixar os preços, aumentar a qualidade e deixar as coisas mais saudáveis. O envio do capital que as empresas multinacionais fazem nos diz que não há incentivo por parte do governo para que esse capital seja reinvestido no Brasil em outras áreas. Eles querem lucrar mais e o Brasil têm várias áreas deficientes de investimento e ao invés de criar um meio de afugentar esse capital, deve-se atrai-lo quando há excedente criando novas oportunidades para manter esse capital circulando dentro do país e alimentar a produção.
    Conclusão: o Brasil era deficiente em tecnologias que sem as multinacionais não teríamos tão facilmente ou nem teríamos. Na época que só se produzia café aqui, um produto agrícola, gerava-se pouco capital e só uns coronéis se davam bem. Graças as multinacionais se gerou um parque industrial e em torno dele fornecedores dos mais variados tipos, muitos nacionais, que possibilitou que até brasileiros produzissem carros 100% nacionais como Gurgel, Agrale, um circulo virtuoso.
    Então pode-se ver que o capital pode ser nosso amigo dependendo da competência de nossos administradores. E para não dizer que o governo militar era contra as estatais é só citar as grandes empresas criadas para suprir as deficiências do Brasil durante o governo militar: Embraer, Telebras, Itaipu, Furnas, etc.
    P.S. A União Soviética não era de criar indústrias em seus países satélite exportando para eles industrializados e comprando produtos agrícolas. Veja Cuba por exemplo. Alguns países da cortina de ferro que possuíam produção industrial já a possuíam antes do comunismo como a Alemanha DDR.

    Constatação: O governo militar não foi de todo mal, e evitou que o Brasil virasse um campo de batalha ou ou província comunista exportadora de batatas. Criou grandes obras de infra-estrutura e distribuiu-se terras improdutivas no centro do Brasil para agricultores sem-terra. Houve 400 supostos desaparecidos más de qualquer forma, se houvesse uma revolução comunista aqui morreria também muita gente, talvez milhões quando aplicadas as ideias de Marx. Se evitou um mal maior. Porém foram deficientes na construção de ferrovias e poderiam ter investido mais na educação. Na Coreia do Sul, por exemplo, só se ensinava Matemática, a linguagem da natureza de onde deriva todas as demais ciências, e a língua deles ,O coreano, nas escolas nos anos 60 para suprir a falta de engenheiros/ técnicos/cientistas e hoje eles colhem os frutos.
    Conclusão: A História sempre é contada com meia-verdade…

  4. Irei ver aqui no Rio de Janeiroo filme “Um dia que durou 21 anos”

    Aos poucos a hisória vai aparecendo como a seguinte notícia:

    Cláudio Guerra afirmou que os recursos vinham de bancos, como o Banco Mercantil do Estado de São Paulo, e empresas, como a Ultragas e o jornal Folha de S. Paulo. “Frias (Otávio, então dono do jornal) visitava o DOPS, era amigo pessoal de Fleury”. No blog Vi o mundo.

  5. Pura falácia comunista!

    Querem justificar os atos terroristas,o assassinatos covardes perpetrados por eles…Bando de oportunistas e demagogos agora estão aí no poder saqueando o povo e o país…Nunca houve golpe por parte dos militares,o verdadeiro golpe seria dado pelos comunas…Documentário tendencioso,tosco….

Comentários não permitidos.