Europa extingue sanções contra Mianmar e alivia embargo à Síria

syrie-UE

A União Europeia suspendeu permanentemente suas sanções a Mianmar – exceto por um embargo de armas. O bloco também decidiu aliviar o bloqueio ao comércio de petróleo com a Síria.

Os chanceleres do bloco comemoraram o que chamam de um novo capítulo nas relações com Mianmar após uma série de reformas implantadas pelo governo local. Contudo eles afirmaram que ainda há muiotos desafios que devem ser enfrentados pelos governantes.

A líder opositora birmanesa Aung San Suu Kyi comemorou o fim das sanções – que ela havia apoiado em sua luta contra o governo militar.

Porém, alguns ativistas de direitos humanos acharam a ação prematura. Eles acusam o governo local de promover limpeza etnica contra muçulmanos Rohingya.

Síria

O bloco também decidiu aliviar suas sanções comerciais à Síria para poder comprar petróleo dos rebeldes. Na prática, as compras poderão ser feitas de várias fontes sírias, desde que sejam autorizadas pela oposição do governo de Bashar Assad.

O governo continua uma ofensiva nos subúrbios de Damasco que tem gerado um elevado número de mortes.

Enquanto isso, o maior grupo de oposição, o Conselho Nacional Sírio apontou George Sabra como seu novo líder. Ele substitui Ahmed Moaz al-Khatib, que renunciou.

Fonte: BBC Brasil

3 Comentários

  1. e tem gente que nao entende porque temos que investir nas forças armadas ,a resposta é simples com um exercito fraco eles fazem isso que estao fazendo na siria investe em grupos de rebeldes que na verdade sao mercenarios e com isso colocam um governo fantoche e começam a pagar por produtos mais baratos do pais invadido e saqueado ,no brasil aproveitaram as nossas forças armadas fraca e com estrelados da elite para dar um golpe militar e colocar nosso pais de joelhes durante muito tempo

  2. Então pelo visto o Assad tá tomando uma surra, porque já chegou no ponto em que a “oposição” já controla áreas extratoras de petróleo. Quero só ver como vão operar os maquinários. O que eu quero saber é os americanos e europeus realmente acham que a derrubando Assad a “oposição” vai tomar o controle e tudo vai voltar ao normal só que quem vai estar no controle vai ser um “aliado”? Eles são muito idiotas se pensam isso. Muito mesmo. Assad foi educado na Inglaterra, sua mulher é Inglesa, eles nunca foram anti-ocidentais, ele era bem moderado, e querendo ou não mantia o país que é um barril de pólvora esperando para explodir sobre controle. Se ele cair é questão de tempo até o caldo entornar, e o que vai dar d Jihadista radical islâmico lá… Essa história ainda vai voltar para dar um chute na bunda do ocidente igual a revolta Afegã…

Comentários não permitidos.