Custo operacional do F-35A poderá ser 10% superior ao do F-16

111015-N-JP983-033

Lockheed Martin F-35 JSF p

Os custos operacionais para Lockheed Martin F-35 deverão ser cerca de 10% maiores do que os do F-16. O Escritório Conjunto do Programa F-35 (Joint Program Office – JPO) no Pentágono, divulgou, no último dia 18 de abril, dados preliminares para o parlamento holandês, comparando os custos por hora de voo entre as duas aeronaves.

 O custo da hora de voo do F-35A está estimado em US$ 24.000/h, cerca de 10% superior a do F-16. Estes dados foram obtidos em cooperação com a Força Aérea dos EUA, do Departamento de Avaliação de Custos de Defesa e Gabinete de Avaliação do Programa. Dados e insumos básicos, comparáveis, foram utilizados para avaliar os custos operacionais relativos entre as aeronaves.

No início deste ano, a USAF informou que a JPO estava tentando conciliares dois diferentes conjuntos de estimativas de custos: uma da USAF e outra da Lockheed. Os números de custo divergiram devido a diferentes suposições a partir do qual cada um baseou as suas estimativas.

FONTE: Flightglobal – Tradução: Cavok

NOTA DO AUTOR (Cavok): Surpreende saber que um F-35A terá um custo por hora de vôo pouco maior do que um F-16 ou surpreende saber que o F-16 tem um custo de hora de vôo pouco abaixo de um caça de 5ª Geração?

f-35-at-night-575

Fonte: Cavok

 

7 Comentários

  1. O problema dos USA são muitos vetores e a maior parte fica no chão F22,F35
    o F22 estar com muitos problemas fora os Drones ai fica difícil.

  2. Acredito que esse valor ou um aproximado no futuro seja uma realidade; mas fico com as minhas dúvidas. Depois de produzir e começar as entregas em “massa” estou certo que pode bater aí, porque e é bom recordar que o F35 foi projetado para ser barato para operar. Acho que uma coisa é o custo de unidade e outra o custo de operação, é a filosofia que a LM tenta implementar depois de aprender com outros vetores do passado, seus e de outros fabricantes.

  3. Quando refiro: fico com as minhas dúvidas, estou a fazer referencia ao atual momento. No futuro acredito nesse valor.

  4. O F-35 foi projetado para ser relativamente barato de operar. Então não chega a ser tão surpreendente, mas se for levar em consideração que é um caça de 5ª geração, com valores parecedos a um de 4ª, então realmente é um pouco impressionante. A questão maior vai ser a taxa com a qual as peças terão que ser substituidas, porque elas podem afetar bastante o custo de manutenção do caça, e isso só vamos descobrir quando o caça estiver sendo usado intensamente.

  5. esse f35 foi projetado para ser uma jaca voadora ,e alem disso o pais que comprar esse instrumento de divida eterna ficara endividado com os estados unidos como fosse uma divida externa o pais que comprar esses caças tera uma pequena divida externa e assim o estados unidos saira do buraco em que se encontra e ainda estaras com seus clientes em sua mao

Comentários não permitidos.