Os custos operacionais para Lockheed Martin F-35 deverão ser cerca de 10% maiores do que os do F-16. O Escritório Conjunto do Programa F-35 (Joint Program Office – JPO) no Pentágono, divulgou, no último dia 18 de abril, dados preliminares para o parlamento holandês, comparando os custos por hora de voo entre as duas aeronaves.
O custo da hora de voo do F-35A está estimado em US$ 24.000/h, cerca de 10% superior a do F-16. Estes dados foram obtidos em cooperação com a Força Aérea dos EUA, do Departamento de Avaliação de Custos de Defesa e Gabinete de Avaliação do Programa. Dados e insumos básicos, comparáveis, foram utilizados para avaliar os custos operacionais relativos entre as aeronaves.
No início deste ano, a USAF informou que a JPO estava tentando conciliares dois diferentes conjuntos de estimativas de custos: uma da USAF e outra da Lockheed. Os números de custo divergiram devido a diferentes suposições a partir do qual cada um baseou as suas estimativas.
FONTE: Flightglobal – Tradução: Cavok
NOTA DO AUTOR (Cavok): Surpreende saber que um F-35A terá um custo por hora de vôo pouco maior do que um F-16 ou surpreende saber que o F-16 tem um custo de hora de vôo pouco abaixo de um caça de 5ª Geração?
7 Comments