Trilho chinês ruim reduz capacidade da ferrovia Norte-Sul; empresa nega

“Pelo menos 855 quilômetros da ferrovia Norte-Sul foram construídos com trilhos de baixa qualidade, que reduzirão a quantidade de carga transportada pela via e ameaçam a sua segurança.

Os técnicos encontraram o aço com vários defeitos. Há partes se despedaçando e manchas que indicam que os trilhos podem trincar.

O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou outros defeitos, como má qualidade dos dormentes (madeira ou concreto onde são assentados os trilhos) e curvas fora das especificações, o que impedirá transitar na velocidade projetada, de 60 quilômetros por hora.”

Trilhos chineses

DIMMI AMORA e BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

Pelo menos 855 quilômetros da ferrovia Norte-Sul foram construídos com trilhos de baixa qualidade, que reduzirão a quantidade de carga transportada pela via e ameaçam a sua segurança.

A constatação é do Ministério dos Transportes, responsável pela obra, em relatório inédito obtido pela Folha. Para não chamar de moles os trilhos de aço importados da China, os técnicos que vistoriaram as obras afirmam no documento que o material tem “baixa dureza”.

A falta de qualidade foi identificada mesmo sem a inauguração da via. Até agora, passaram pelos trilhos já assentados apenas trens transportando carregamentos da própria obra.
Os técnicos encontraram o aço com vários defeitos. Há partes se despedaçando e manchas que indicam que os trilhos podem trincar.

O relatório aponta que, caso a ferrovia estivesse funcionando com esses trilhos, os problemas levariam a uma redução de sua capacidade. Nessas condições, os trens não poderiam circular –por segurança– na velocidade e com o peso projetados.

A previsão inicial do governo era que o trecho vistoriado da ferrovia, que vai de Anápolis (GO) a Palmas (TO), poderia estar transportando, já neste ano, cerca de 5 milhões de toneladas por mês –mais que o dobro do volume de soja que saiu de caminhão da região Centro-Oeste.

TRILHO CHINÊS

Os trilhos desse trecho da Norte-Sul começaram a chegar da China em 2007. Em contratos que ainda são investigados por órgãos de controle, o governo já recebeu 151 mil toneladas (222 mil barras), ao custo de R$ 470 milhões. Parte dos trilhos segue depositada em um terreno, sem cobertura.

A chegada do material não foi precedida de uma fiscalização adequada pela Valec, responsável pela obra, segundo o TCU (Tribunal de Contas da União). A estatal não fez as checagens para verificar se os trilhos tinham a rigidez determinada no contrato.

Após ser alertada dos problemas pelo ministério, a Valec decidiu contratar uma empresa privada para realizar o serviço. A concorrência deve acontecer em maio.

A estatal também foi acusada pelo TCU de receber trechos da obra sem a devida fiscalização. Com isso, parte do que já estava pronto está sendo destruída pela ação do tempo, conforme a Folha publicou em junho de 2012.

Há defeitos construtivos que vão onerar para sempre quem administrar a ferrovia, o que vai encarecer o custo do frete. Um deles é que a plataforma onde os trilhos foram assentados tem tamanho menor que o necessário, aumentando, assim, o custo de manutenção da via.

O TCU encontrou outros defeitos, como má qualidade dos dormentes (madeira ou concreto onde são assentados os trilhos) e curvas fora das especificações, o que impedirá transitar na velocidade projetada, de 60 quilômetros por hora.

FORNECEDOR

Os trilhos da ferrovia Norte-Sul foram fornecidos pela Dismaf, que venceu as duas licitações para a compra, feitas em 2007 e 2009. Nos dois casos, ela adquiriu os trilhos da companhia chinesa Pangnang, uma das maiores empresas do ramo no mundo.

A Dismaf, de Brasília, disputa concorrências públicas em vários ramos. Pertence aos irmãos Basile e Alexandre Pantazis, que eram filiados ao PTB e ligados ao senador Gim Argello (PTB-DF).

A Valec tentou voltar a comprar trilhos para dois outros trechos ferroviários em construção –a Norte-Sul entre Goiás e São Paulo e a Ferrovia Oeste-Leste, na Bahia. As duas tentativas foram barradas pelo TCU por indícios de irregularidades.

 Entrave - Trilhos

OUTRO LADO

A Dismaf, fornecedora dos trilhos da Norte-Sul, nega que tenha entregue material de baixa qualidade ou com defeitos para a Valec.

A empresa afirma que a Valec chegou a mandar representantes para a China para conhecer o processo de produção dos trilhos.

A Dismaf diz ainda possuir certificados de empresas no Brasil e no exterior sobre a qualidade de seu produto.

“Nunca recebemos carta da Valec nem de ninguém dizendo que há problemas nos trilhos”, diz Basile Pantazis, dono da empresa, que colocou em dúvida a credibilidade da nota técnica do Ministério dos Transportes e atribuiu a sua realização a uma tentativa de concorrentes de prejudicar a empresa.

Em janeiro, a Dismaf ingressou com ação contra a Valec e a União, pedindo a realização de perícia judicial para constatar a qualidade dos trilhos fornecidos.

POLÍTICA

Sobre a sua relação com o PTB, Pantazis diz que ele e o irmão filiaram-se à legenda em 2005, a pedido do então deputado distrital Gim Argello, hoje senador.

Ele diz, no entanto, ter pedido desfiliação e negou que as relações políticas impulsionem a empresa.

“Nunca pedi nada ao Gim. Sou amigo de vários senadores, e nunca pedi nada a ninguém. Eu não preciso”, disse, argumentando ainda que a Valec sempre foi controlada, nesse período, pelo PR.

O Ministério dos Transportes afirmou que, após a vistoria, determinou à Valec que tomasse providências para a execução das garantias.

A Valec informou que, após receber a informação do ministério, abriu licitação com o objetivo de contratar uma empresa para atestar a qualidade dos trilhos.

“Somente após o recebimento dos laudos (…) a Valec terá elementos concretos para falar em qualidade, garantia, defeitos, correções e possíveis penalidades às empresas fornecedoras do material”, diz a estatal em nota.

Fonte: Folha 

36 Comentários

  1. Isso que acontece quando se incha a maquina tratando como cabidal pra “cumpanherada” e se partidariza e loteia áreas que não deveriam sequer terem cargos comissionados… Nesse país obra decente ou é iniciativa privada ou é do exército. O resto só faz merda.

  2. Preste atenção, leia o texto: Gim Argelo, Senador por Brasília sempre foi um adversário (inimigo) do PT. Então não me venha com essa conversa de “máquina tratada como cabide para companheirada”. A Valec é um espaço político cedido ao PTB, e assim o é por exigência do costume político do país, afinal é impossível governar sem maioria e o PT está longe de obter maioria absoluta, mesmo coligado com PSB e PC do B. Portanto, mesmo se os teus adorados partidos da direita política brasileira aí estivessem, caro senhor Lucas Senna, a mesma coisa aconteceria, pois quem está à testa da Valec é um deles.
    Fui claro, ou vou ter que desenhar?

    E tem mais, empresas privadas fazem obras horrorosas, como bem sabe o Botafogo de Futebol e Regatas, com o “Engenhão”… O estádio erigido em 2008 apresenta além da cobertura feita com aço nacional de péssima qualidade (não é só a China que fabrica peças de aço ruins), tubulações hidráulicas feitas em ferro, quando desde a década de setenta se usa PVC, além de argamassas de péssima qualidade… Obra tocada no início pela Delta, e depois pelo consórcio OAS e Odebrecht…
    Empresas privadas…

    Eu já estou cansado de comentários preconceituosos e de claro oportunismo político, que são omissos no tocante às origens das mazelas, por serem essas advindas das práticas políticas da direita brasileira, que hoje se abriga no PSDB, DEM, PPS e outras agremiações políticas menores, bem como em organizações midiáticas como Globo (O Globo, Época), Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Editora Abril (Veja), Zero Hora e cia.. Vamos ser claros: LULA e o PT salvaram este país! Eu tenho memória, tenho lembranças, e vi esta nação de joelhos, quebrada, entregue ao estrangeiro, sendo humilhada em todos os encontros internacionais. Se você esqueceu isso então é um parvo, se não esqueceu é um traidor, porque este é o nome que se dá!

    Fui bem claro, ou vou ter que desenhar?

    Sem saudações.

    • Primeiro não sou de direita, sou de centro-esquerda. Sabe, nem todo mundo que critica o PT é de direita, e a propósito, PSDB não é de direita. Não existe direita de fato no país.
      Segundo, como vou me lembrar do governo do PSDB se tenho 18 anos? Eu sei história sim, mas não tenho como lembrar de algo que não vi.
      Terceiro, a imprensa brasileira ta longe de ser de direita.
      Quarto, o PT salvou o país? Quem salvou o Brasil da desgraça foi o FHC, por mais que eu o odeie, principalmente a forma que ele fez as privatizações, foram elas junto com as medidas economicas que colocaram o país nos trilhos.
      Quinto: quem você pensa que é para duvidar de meu patriotismo? Nem todos que criticam o maravilhoso partidão não é traidor. A menos que pensar e ter ideias diferentes seja traição. Vocês criticam a ditadura por esse exato motivo, mas está fazendo aquilo que eles faziam e nem percebe.
      Sexto: obras mal feitas ocorrem principalmente porque o contratante não fiscalizou a obra, se o tivesse poderia ter impedido, o mesmo geralmente não acontece com obras públicas.
      Setimo: você pelo visto não tem a menor ideia do que fala, você sabe quem controlava e ainda controla o Ministério dos Trasportes? Quem chefia a Valec? Pois eu sei. Quem comanda é o PR não o PTB, porque pelo visto nem ler a matéria você leu.
      Oitavo: Eu odeio a Veja, e não leio nenhum dos jornais que você citou. Ao contrário do que você pensa, nem todos que criticam o governo atual leem esses meios, você que até agora, só fez ataques pessoais sem sentido nem base, sem me conhecer, tudo que fez foi parecer um maluco balbuciando palavras sem sentido porque não tem o que falar.

      PS: Já ouviu falar de democracia? Vá se acostumando a ler coisas que não le agradam, o mundo não gira ao seu redor.
      PPS: Eu sou estudante de engenharia civil. Em uma federal antes que você fale alguma coisa.

      • Papagaiada. Sabe-se dela quando se anuncia que não é nem isso, ou aquilo, mas a máscara cai quando afirma ser FHC, aquele deixou o país de joelhos, quebrado por três vezes, desprovido de forças, com o seu patrimônio vendido à preço de bananas, como salvador da nação… Elucidativo!

        FHC, além de ser um traidor emérito, foi um ladrão de méritos alheios, notadamente do Presidente Itamar Franco, de quem surrupiou o plano de estabilização financeira da nação.

        Vê-se bem quem és: um estudante. Arrogante e com a ignorância típica dos decentes. Não sabes nada, mas aconselho procurar pelo livro do jornalista Amaury Ribeiro Júnior – A Privataria Tucana.

        E quanto a democracia, ela costuma só existir quando as classes superiores estão no poder, pois quando há um governo popular, este se vê fustigado de todos os lados, inclusive com a participação de parvos alucinados, ignorantes, mas também arrogantes, caso do s estudantes…

        A Valec é uma estatal que está entregue a um grupo político, em troca da sustentação do governo no poder legislativo: assim é o costume político vigente. Vale, inclusive, para os governos do PSDB nos estados.

        Por isso considera a sua primeira intervenção, como esta segunda, uma mostra da sua veleidade, típica da sua insidiosidade, intrínseca a todos aqueles que colocam interesses doentios e pessoais acima daqueles da nação.

    • Há, e eu já ia esquecendo. Não se justifica erro com outro, e o fato de se precisar de uma coalizão de forças não signica que tudo tem que ser loteado, essa é justamente o motivo que tudo nesse país que é estatal não funciona direito. Só porque um fez não significa que todos devem fazer, e principalmente são pessoas como você que permitem que a corrupção perpetue, eu ao contrário de você não vou tolerar desvios e descaso com o patrimônio público só porque foi feito por um partido que me agrada. E eu não me sinto representado por NENHUM partido político. Eu voto em pessoas não em legendas, e dos atuais não vejo nenhum canditado a presidência que ache que realmente valha apena. Pelo menos até agora.

      • “Não se justifica erro com outro, e o fato de se precisar de uma coalizão de forças não signica que tudo tem que ser loteado(…)”

        Papagaiada, mimimimimi. Não há outra forma de se obter a maioria no Congresso Nacional. Até as pedras sabem que o “fisiologismo” é a moeda corrente nas duas casas. E o fisiologismo é típico dos partidos conservadores, ou seja, da direita política brasileira! Portanto, o seu discurso, por descolado com a realidade, é patético, ingênuo e pior, falso.

        Falso por que toleras, e tem por ídolo declarado, aquele que promoveu a venda descarada de patrimônio público a preço vil, enquanto impunha à nação a tarefa de absorver o passivo existente nas empresas privatizadas. E você, tenta ainda esgrimir o argumento de que não tolera o desvio de recursos públicos? Como? Defendendo o PSDB e o DEM? Ah, você não é partidários deles… Apenas usa o mesmo discurso, as mesmas palavras…
        Então, permita-me: és partidário da direita brasileira, ladra, hipócrita e traidora!

        Ponto.

        PS: Sou formado em exatas, mas nem por isso exibo tamanha ignorância em humanas.

      • Desculpe meu caro Ilya mas usar do clássico fisiologismo para tentar justificar a aliança que o “puro e probo”PT fez com elementos do tipo de Maluf, Sarney e Collor não cola! Você tenta vender a idéia que os “pobres trabalhistas” seriam vítimas do sistema? é isso? Se for, é muita ingenuidade achar que as pessoas vão acreditar em tamanho descalabro…

  3. “Tanto a fabricaçao dos trilhos para as linhas ferreas do Brasil, como tambem a fabricaçao de vagoes foram paralizadas graças as politicas erradas dos governos militares que tivemos após 1964, quando tempos depois assumirem o poder, eles desativaram as redes ferroviarias em quase todo o Brasil, principalmente no Nordeste onde a RFFLB- REDE FERROVIARIA LESTE BRASILEIRO, foi a mais afetada, hoje as estaçoes de trem em todo o nordeste brasileiro sao peças de museu.”

    Com o sucateamento, surgiu a falta de demanda por produtos ferroviários, as empresas do setor ou fecharam ou mudaram de ramo…Só sobrando a estatal CSN como fabricante de trilhos nacionais.

    A CSN enquanto estatal, ainda produziu muitos trilhos para a extinta RFFSA, até 1996 quando foi privatizada…Desde então, são 17 anos que o Brasil não produz trilhos…

    Após a sua privatização ‘NO GOVERNO FHC’ e sob a direção do Sr. Benjamin Steinbruch, a CSN não produziu mais sequer 1 metro de trilho.

    Más isto pode estar mudando:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/revolucao-a-vista-na-siderurgia-brasileira

  4. sinceramente o brasil vende o aço para a china e ela vende em trilhos ,isso chega ser ridiculo ,o brasil poderia fazer aqui mesmo ,mas o povo continua dividido com esse papo furado de esquerda e direita ,os irmaos siameses , tem que ser confirmado a veracidade se for comprovada os responsaveis tem que ser punidos de todas formas cabiveis se a empresa chinesa agiu de ma fé tambem tem que ser acionada ,existem contrados com especificações tecnicas

  5. Por coincidência acabei de ver uma matéria sobre a ineficiência no planejamento e na construção da ferrovia Norte-Sul, cuja obras começaram a 25 anos atrás! Ainda no Governo Sarney… ficaram paralisadas durante 18 anos , sendo retomadas 7 anos atrás com um montão de pepinos paralisantes, perda de materiais pelo passar do tempo , graves falhas do projeto original, estouro do orçamento etc….

  6. Parabéns Ilya pela sua resposta, estou cheio destes senhores que vem antecipando 2014 e tentando achar falhas em tudo, pior foram os governos de direita que nada fizeram e deixaram o país sem qualquer infraestrutura, veja que essa obra estava parada há 18 anos e só agora com o PT votou a ser realizada, na verdade existe uma grande frustação da eleite que sempre explorou o povo brasileiro, frustação essa externada na midia golpista de direita que todos conhecemos, querem nos empurrar goela abaixo um playboy mineiro que vive alcoolizado em Copacabana fugindo das blitzs da lei seca, querem privatizar tudo a preços vil e ainda termos que pagar caro pelos péssimos serviços prestados como foi na privatização da EMBRATEL, cada vez que vejo esses idiotas de direita chafurdarem na lama me estimulo mais ainda a votar contra eles e mais, pedir votos a quem está indeciso.

  7. LULA e o PT salvaram este país! Eu tenho memória, tenho lembranças, e vi esta nação de joelhos, quebrada, entregue ao estrangeiro, sendo humilhada em todos os encontros internacionais.

    Quebrada ainda estamos a divida interna é maior que externa . Termos uma das maiores taxas de juros do mundo,é melhor ser empresario no USA que no Brasil as empresas no Brasil já nasce morta.

    Entregue ao estrangeiro. quantas montadoras nacionais Fiat,VW,Chevrolet, BMW etc…..só sobra a agrale e marcopolo. E sabe daquela lei de FHC da multinacionais que ajuda muito as estrangeira.

    sendo humilhada em todos os encontros internacionais. Ainda sim acontece olha a ONU e Ongs que manda no Brasil.

    LULA e o PT salvaram este país. Lula ajudou muita gente mais fez muitos sacrifícios Lula pegou o povo que nem existia no mapa do Brasil que hoje é a classe C do bolsa família e etc.. PT salvaram Pt ta mais para quadrinha nem Lula aguentou a maior parte do fundadores são os que mais critica o Pt e Lula por sua omissão exemplo Mensalão Lula sabia o CARA ERA PRESIDENTE DO BRASIL TINHA ABIN,EXERCITO,MARINHA,FAB, E VÁRIOS MECANISMO PARA SABER E SABIA, dizer que ele não sabia burrice.

  8. Mais uma bola fora das formigas pirateiras, com artigos de baixa qualidade, que se desmancham nas mãos dos clientes.
    Pelo jeito sua competividade internacional, a longo prazo, não será mantida. E o Dragão Chinês vai se autoconsumir no fogo dessa sua insistente trambicagem.
    É aquela velha história: o barato muitas vezes sai caro.
    Se a China quiser ser verdadeiramente uma líder mundial precisará avançar muito no quesito respeito ao consumidor. Pois mentiras e arapucas nunca duram para sempre. Cada vez têm mais gente conferindo a procedência do produto e caindo fora da promessa barata Made in PCR. Que lembra muito uma outrora CCE = Compra Concerta e Estraga.

  9. 1º Gim Argello sempre foi aliado do governo, mesmo antes da Dilma. Tanto que será indicado pelo senado para ser do TCU e ajudar a aprovar as contas do governo.
    2º Não é garantia que se a CSN continuasse fabricando trilhos até hoje, que está tivesse ganho a concorrência.
    3º Foi às privatizações realizadas no governo FHC que isso capitalizaram o país, diminuiu o gastos com empresas ineficientes e mais uma vez reforço: Nada garante que se CSN continuasse produzindo trilhos esse fossem mais rentáveis.
    4º O Brasil esteve “humilhado” durante os anos 80 e teve sua credibilidade em reconstrução desde o Plano Real, inclusive Dilma está tentando minar isso.
    5º O primeiro governo Lula foi importante para o país e para nossa credibilidade, nós seguimos nas reformas, mantivemos as politicas anteriores, em suma, fizemos o dever de casa.
    6º Além do dever de casa, foi importante a estabilidade e o crescimento mundial, principalmente da China.
    7º Comparar a capacidade de fazer obras durante o governo FHC e do Lula-Dilma é pedir de mais, um pegou o país sem condições alguma de investimento, calamidade na economia, crises econômicas que corriam o risco de nos afetar. O outro pegou o país já com uma economia mais consolidada, com credibilidade internacional, crescimento chinês a toda (criou um vento enorme que nos impulsionou de maneira inimaginável). Ai se não tivesse investimento estaria difícil e duvido muito que essas concessões (privatizações) vão gerar algum beneficio, não porque privatizar é ruim, mas pelo fato desse governo (Dilma) ser muito belicista com os empresários (basta olhar a queda de 2,5% do investimento no ano passado).
    8º Quem mais ajudou a classe C foram os chineses, foram eles que elevaram substancialmente o preço das commodities e possibilitaram o aumento de investimentos nos programas sociais que já existiam desde o governo Sarney. Quem não se lembra do leite do Sarney?
    Quem salvou o Brasil fomos nós, não o PT, nem Lula ou PSDB e FHC. O que deu certou foi por nossa “culpa” e o que deu errado também. Se a segurança publica vai de mal a pior, nós estamos com as mãos sujas de sangue, por aceitar que as coisas chegassem até aqui e isso vale para todas as áreas.

    • Quem pegou o país sem capacidade alguma de investimento foi LULA, que herdou um orçamento que contemplava apenas R$ 7 bilhões para investimento.
      Você sabia disso?

      Gim Argello é um político oportunista e fisiológico, como a maioria da direita política brasileira. Sempre se posicionou contra o PT em Brasília, sendo aliado contumaz de Roriz e Arruda.

      Comparo as capacidades do governo FHC, que herdou o país em melhores condições, embalado pelo plano de estabilização concebido e iniciado pelo governo Itamar Franco, também conhecido como Plano Real, e em oito anos quebrou o país, fazendo a inflação então dominada, aparecer, com dois dígitos e jogando inúmeros pais de família no desespero do desemprego crônico.
      O governo FHC foi o desastre recente da nação, e quem diz isso sou eu, e mais 80% população brasileira: vias querer discutir como todos nós?

      Privatizações não capitalizaram o país. Nossas empresas estatais foram vendidas a preço vil, com o estado brasileiro encampando o passivo existente! Vendemos empresas que hoje faturam bilhões, prestam serviços precários, que enviam os seus lucros para salvar matrizes nas nações em crise. Que lindo… Fala de capitalização, faz-me rir.

      Quem recuperou a dignidade do país perante às nações, foi LULA. Basta ver como ele é recebido em todos os lugares, enquanto FHC é ignorado, melhor, apenas recebido nos salões do “Mercado Financeiro”, afinal, serviu à eles com fidelidade canina, não é mesmo?

      Além do mais, FHC, como todos nós sabemos, na última eleição, foi flagrado em um encontro com representantes do “Mercado de Capitais” e das petrolíferas estrangeiras, notadamente as anglo-saxãs, para reiterar que caso o PSDB viesse a vencer, revisaria a lei de exploração do Pré-Sal…
      Eu tenho um nome para isso: traição.

      Quem ajudou a classe C foi o Governo LULA, que implantou uma política de ganhos reais para o salário mínimo, aliado à ajuda as empresas produtoras de insumos básico. Isso foi uma decisão política, clara e histórica.

      O governo de turno, que é encimado pela Presidente DIlma, é amigável ao empresariado, haja vista que desonera carga tributária, aumenta e facilita o financiamento direto via BNDES, e reduz a taxa de juros e resiste em elevá-la sob pressão alucinada dos meios de comunicação entreguistas, que representam os interesses rentistas. Quem produz, realmente, quer as taxas juros baixas e câmbio no patamar entre 2,10 e 2,40 dólar… Quem berra por aumento das taxas de juros são os defensores dos interesses rentistas, ligados à taxa selic…

      • Tem razão meu nobre Ilya! O governo de turno é amigável ao empresariado. amigável não, é paternal. Mas há empresários e empresários. Basta ver o vergonhoso socorro governamental ao especulador e empresário fictício do mundo X que, após enganar a todos com poços de petróleo que não produzem, jazidas sem minerais e um porto que ameaça desabar e ainda conseguiu arrancar R$ 6 bi do BNDES para ostentar com carrões importados, quando a farsa caiu bastou ele levar o estadista de sindicato de jatinho para as coisas se ajeitarem….

  10. o governo atual ,é sim mais coerente com o pais e brecou a venda a preço de banana do brasil e faz muito mas que todos os outros que passaram ,mais ainda falta muito ,mas temos uma oposiçao retardada que quer novamente o povo ser explorado pela elite ,por isso eu acho que a democrecia é muito lenta um constroi depois vem outros e destroem tudo novamente pode ver a historia do brasil ,por isso acho que o brasil vai ter que tentar outra forma de governo como a monarquia ,pois para mim o brasil faz parte de um todo que envolve paises de outros continentes com nossa mesma lingua

  11. São Paulo(estado) está nas mãos do PSDB a quantos anos? Por quê tem os piores salários para os professores ,por que tem um desempenho pífio nos indicadores educacionais, e a saúde que tb é mal remunerada e ruim,na segurança temos o mesmo quadro,baixos salários e pouca eficiência, tudo o que podia já foi privatizado, são pedágios e mais pedágios e não vemos no estado mais rico da federação indicadores de respeito, em alguns casos tem indicadores semelhantes aos do nordeste, a Assembléia vive calada e corrompida pelo mensalalão do Alkimin e tudo é culpa do GF. Esse foi o discurso de 8 anos de FHC, bastava uma gripe no méxico ou na russia que tinhamos uma pneumonia no Brasil, e sempre era motivo para não haver avanços na destribuição de renda e melhorias para o povo,sempre assim, “depois que superarmos esta crise será possível incluir os mais necessitados”, e assim o povo era relegado a segundo e terceiro planos anos após anos. Hoje sabemos que existem mazelas, mazelas essas que são intrasponiveis se quiermos governar, mensalões,mensalinhos,empregos, ministerios,secretarias e o fisiologismo rola em TODOS os recantos deste país independente de partido, mas o povo está tendo vez, e isso faz toda a diferença,mesmo hoje onde o mundo passa por sua maior crise,Europa falida,EURO em vias de se desfazer, DOLAR sem lastro, EUA com uma divida impagável , ou seja, uma tuberculose mundial, e aqui se critica por estarmos espirrando.

  12. Pé de Cão
    Vejo esse governo Dilma com um governo de amadores, eles sabem o que é preciso, mas não sabem como alcançar e por vezes fazem isso da pior forma possível (vide setor elétrico e juros).
    Não tem um lugar no mundo onde não existe elite e é claro que eles conduzem os outros, se não, não seriam elite. Todos os países que inventaram que tentaram acabar com a elite, você teve a criação de uma nova elite e uma piora situacional para o resto das pessoas.

      • Quanto a São Paulo eu não posso falar, pois nunca nem mesmo estive lá (sou de Brasília), só posso supor que se um partido governa a mais de 20 anos o estado e estamos na democracia, só se justifica pelo fato do povo gostar do governo e de não ver mudanças em outros partidos.
        Já quanto ao Gim (esse sim posso falar, já que é do meu estado), sempre foi oportunista mesmo (como todo politico brasileiro), mas nunca um direitista (até mesmo porque essa pratica não existe no Brasil). Que ele sempre se posicionou contra o PT (até 2010), em parte é verdade, mas nesse ponto ele fez bem, venha para Brasília e veja o que esse governador (que eu votei nele) está fazendo. PT em Brasília de novo, vai demorar.
        Foi graças ao Itamar que o Plano Real saiu do papel, ele escolheu um bom Ministro da Fazenda (FHC) e lhe deu carta branca (lembremos que quando FHC assumiu, ele se comprometeu a baixar a inflação), foi o Fernando Henrique quem escolheu o time de economista que ficariam a cargo de criar o Plano Real (digo isso como economista que sou). Em 93-94 criou-se a URV e lá para o meio do ano de 94 já começava a circular o Real, a inflação caiu significativamente e possibilitou a eleição do FHC em primeiro turno. Segundo a FGV entre os anos de 93-95 houve redução de mais de 18% da população miserável.
        Você disse que já estava tudo estabilizado quando FHC assumiu, mas acho que se esqueceu de que não havia nem 1 anos de Plano Real completo e essa era a hora do perigo, lembre-se que outros planos já haviam fingido dar certo, mas que dentre de um período de 1 a 1,5 meio foram para o buraco (Plano Cruzado, Plano Collor). No ano de 95 veio a Crise do México e o Brasil não tinha reservas para financiar o plano de estabilização econômica e viu como única maneira de evitar uma moratória o aumento de juros, fazendo com que o capital externo se mantivesse aqui. Em 1997 e 1998 mais Crise (Ásia e Rússia). O temor dos investidores financeiros em relação aos mercados emergentes disparou e grandes somas de dinheiro deixavam os países, foi quando o governo viu a necessidade de aumentar os juros até 45% para evitar uma catástrofe. Em 2001 mais três crises.
        Pode até ser que 80% da população não aprovem o governo FHC, mais esse ganhou 2 eleições seguidas em primeiro turno, algo até hoje o PT não conseguiu. A história será muito favorável a FHC e os primeiros 3 anos de governo Lula, todos que implementaram mudanças nunca foram reconhecidos em seu tempo. Aquele programa Idiota do SBT colocou por votação popular FHC entre os 12 maiores brasileiros de todos os tempos, tendo ele recebido 1 decimo a mais por legado que Lula.
        Privatizamos aquilo que não gerava lucro quase nenhum e que estava só dando dor de cabeça, veja a Vale, hoje vale milhões, mas quando pertencia ao governo e servia de cabide politico só era problema em cima de problema. Algumas empresas privatizadas hoje valem milhões, mais outras nem existe mais, nos dois casos, só mostra a ineficiência do Estado para gerir empresas. Vamos pegar um exemplo bem atual, a Petrobras, que descobriu milhões de reservas de petróleo no mar e passou a valer menos que antes, tudo por ingerência do governo principalmente do Lula. A ideia de mudar o marco regulatório da exploração de petróleo foi uma burrice que só trouxe instabilidade (tudo por essa ideia do PT de quere mostrar que o Brasil passou a existir de2003 pra cá, o pior é que alguns acreditam). Além do mais fez com que a Petrobras assumisse mais compromissos que conseguia cumprir e isso de refletiu no valor das ações. Segurou o preço do petróleo, fazendo com que a Petrobras tivesse um prejuízo gigantesco, obrigou a empresa a comprar navios e outros maquinários com um mínimo de procedência nacional, só que a indústria nacional não consegue cumprir os prazos nem a demanda, o que tá gerando atraso nos investimentos e nos resultados… (essa lei do Pré-Sal deveria ser revogada mesmo, a outra lei servia muito bem, mas o PT quis reinventar a roda).
        Esse governo Dilma parece muito com o do Geisel e sabemos o que deu no final. FHC é tão prestigiado quanto o Lula mundo afora, é considerado um dos melhores pensadores da América Latina e foi ele que conseguiu trazer o prestígio brasileiro novamente, já que conseguiu manter a estabilidade econômica mesmo quando emergentes caiam a todo vapor, Lula também aumentou e manteve o prestígio, graças a manutenção e aprofundamento das politicas econômicas realizadas no governo anterior, além do seu carisma.
        Quanto aos aumentos reais do salario mínimo são realizados desde o governo FHC, só que de maneira menos “generosa”, até mesmo porque, como nós economistas sabemos, isso gera pressão inflacionaria. Quanto ao intervencionismo na economia, isso só tem gerado distorções, são as mesmas politicas de 1970, veja bem: o governo privilegiou o setor de petróleo e matou o setor sucroalcooleiro.
        Esse governo Dilma é tão favorável ao empresariado que anos passado o investimento caiu mais de 2%. Essa estória de abaixar juras a força, mudanças de regras, abaixar o preço da energia sem nenhum cuidado devido, empréstimos do BNDES aos “amigos do rei” ou aos escolhidos como campeões nacionais, não traz estabilidade alguma. O governo hoje é o maior inimigo do setor privado e o maior culpado por um nível de investimento baixíssimo que temos. Cambio pode ser perigoso, um tiro no pé. Desonerações pontuais não resolverão o problema, essa presidente tem maioria suficiente para fazer uma reforma tributaria só que ela não acredita nesse tipo de politica econômica. Juros é a melhor forma de controlar a inflação, já que essa é um efeito monetário, como todos bons economistas sabem.
        Só gostaria de falar um pouco sobre essa relação BACEN, BNDES e Tesouro Nacional. Essa é a velha continuidade dos anos 70, só que lá quem era o responsável por emprestar dinheiro era Banco do Brasil (não o BNDES), o Tesouro Nacional fazia depósitos no BB e esse emprestava e escolhia os campeões nacionais, o mesmo que o BNDES faz hoje. O Brasil se fecha para o comercio mundial e isso traz os anos 70 e 80 de volta. O que só trouxe atraso nos setores de TI.

  13. Alexandre
    Os brasileiros não foram relegados no governo FHC, veja bem, desde o governo Sarney já existia programas sociais, no governo FHC criou-se a Rede de Proteção Social, que incluía 12 programas. Em 1995 (quatro programas) o gasto com o Rede de Proteção Social era de 1,75% do PIB e em 2002 (com 12 programas) 2,24% do PIB. Não é pouco não, lembre-se que em 95 só havia 3 anos que o Plano Real estava em vigor.
    É muito mais fácil você pegar um país com 15 anos de estabilização econômica e fazer de tudo para evitar entra numa crise, do que um com 5. Além do mais, naquele tempo o país quase não tinha reservas e não se sabia como se sairia durante as crises. Vamos ver até quando o Brasil vai aguentar sem passar a crise para a população, momentos de crises são oportunidades para arrumar a casa, se você não faz isso hoje, uma hora terá de fazer e talvez custe mais caro.
    O mundo na década de 70 passou pelo choque do petróleo e o Brasil na oportunidade fez algo muito parecido com 2008, saiu acelerando, mas uma hora a conta chega e veio à década perdida, problemas com inflação, um país fechado…
    Ao passa essa crise não tenha duvidas que EUA e EU irão sair fortalecidos e terão mão de obra barata, energia e transportes funcionando bem. E o Brasil como fica?

    • Programas sociais de Sarney: entregas de cestas básicas…

      Realmente é fácil você pegar um país com uma inflação de dois dígitos, e tendo apenas R$ 7 bilhões para investimento… Pois, foi essa a situação deixada por FHC… O primeiro ano do governo LULA foi de um “arroxo” exemplar, tamanha a bagunça deixada pelo “organizadíssimo FHC”…

      O Brasil, se ficar livre das opiniões entreguistas, dos parvos que lêem Veja, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Zero Hora, Época, O Globo, Zero Hora… O Estadão está falindo, o que é bom.

      • Em 2002 ocorreu o chamado efeito Lula, o mercado ficou extremamente assustado com a possibilidade de o Lula ser presidente e as coisas desandaram, tanto que podes ver que aquele ano foi em números fora da curva e é claro que o Lula teve de suar nos anos seguintes para mudar essa visão e conseguiu.

  14. Isso é caso de policia, mais grave que o mensalão!Cadeia neles!Essa gente não tem amor ao pais ou ao povo, merecem a cadeia!

  15. Até que enfim esse blog voltou, ele é o único espaço que o Brasil de verdade se encontra. Os demais são tão radicais de direita que censuram qualquer comentário que contrarie a cartilha neoliberal, outros nem sequer permitem comentários.

    Evidente que existe corrupção no governo trabalhista. Mas sempre que se pesquisa os envolvidos pertencem a partidos coligados, raramente tem um petista no rolo.

    Tirando o mentirão da globo, que só prova o que o dinheiro é capaz de fazer nesse país, não existe ladrões no pt, que é um péssimo partido para corruptos, visto que desconta a contribuição partidária no salário do parlamentar e fiscaliza a atuação dos membros. O que não o exime de manter em suas fileiras alguns exemplares, visto que o “honesto” hoje pode ser o corrupto amanhã.

    O PMDB também tem excelentes nomes, como o Senador Requião.

    No caso da ferrovia norte-sul, tenho um vontade imensa de vê-la funcionando. espero que sirva também ao transporte de passageiros, com trens modernos de até 150km/h.

    • O atual governo é trabalhista é? Me engana que eu gosto…..Já dizia Roberto Campos: “O PT é o partido dos trabalhadores que não trabalham, dos estudantes que não estudam e dos pensadores que não pensam”….quanto àRequião, caiu completamente em descrédito ao apresentar aquela PEC que estabelece mandato para os Ministros do STF visto que, se soubesse um pouco de constitucionalismo, saberia que os melhores e mais estáveis modelos de Suprema Corte ainda são os inspirados na Suprema Corte do EUA, como é o caso da Brasileira. Ocorre que o julgamento da AP 470, onde a maioria dos ministros comportou-se de forma republicana e recusou-se a engolir a fantasiosa tese de caixa 2, provocou no PT e na base aliada mais esse delírio golpista….

      • Ficaram de me emprestar mas o sacana do meu amigo só enrola! Mas a questão não é essa. Eu não duvido que nada do que tenha sido ali apontado seja verdade meu nobre. A questão é que na política brasileira não existem bons e maus. São todos maus, fisiológicos e corruptos. Já lhe disse: Não sou nem nunca fui tucano

  16. Acima (Alvez8O abril 21, 2013 at 11:04),

    me referi a uma matéria que tinha visto falando sobre a ferrovia norte-sul, bem…a tal matéria foi bem montada, más desinforma muito mais do que informa…só podia ser da Globo! que quer fazer o Brasil de bobo… !
    —–
    Segue resposta do governo (e da VALEC) à referida matéria, em nota a imprensa:

    Nota à imprensa

    Ferrovia Norte-Sul e Porto de Santos

    Brasília, 22/04/2013 – A respeito da matéria “Deficiência estrutural nas ferrovias e portos faz Brasil desperdiçar bilhões”, exibida no programa Fantástico de 21/04/13, os Ministérios do Planejamento e Transportes, Secretaria de Portos e Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA esclarecem:

    1. A ferrovia Norte-Sul, com 2.255 quilômetros de extensão, se encontra em três diferentes estágios:

    a. Trecho Palmas/Açailândia: 719 quilômetros em operação
    b. Trecho Palmas/Anápolis: 855 quilômetros em finalização de obras (90% de execução)
    c. Trecho Anápolis/Estrela d’Oeste: 681 em obras (35% de execução)

    2. A reportagem se concentrou no trecho entre as cidades de Palmas (TO) e Anápolis (GO) cujas obras estão sendo finalizadas e, de fato, não estão concluídas.

    3. Quatro novos contratos, realizados pelo Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC), farão os serviços necessários para colocar o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), em operação, tais como: taludes, brita para sustentação dos dormentes, desvios e pátios de manobra. Esses contratos somam R$ 400 milhões: dois já estão com contratos assinados e dois em fase final de licitação.

    4. Os 10% restantes de obras, entre o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), serão realizados até o final de 2013 e o segmento entrará em operação em 2014.

    5. Em relação ao trecho Anápolis/Estrela d’Oeste, não é verdadeira a informação de que não há projeto para pontes e passagens. Todos os projetos executivos das 69 pontes ou passagens estão finalizados. 60 deles estão aprovados e os nove restantes, em fase final de análise. A previsão de conclusão de obras nesse trecho é julho de 2014.

    6. Não é verdadeira também a informação sobre a dragagem do Porto de Santos. Ao contrário do que diz a matéria, recentemente foi concluída a primeira fase da dragagem de aprofundamento do canal de acesso e bacias de evolução do Porto. Essa dragagem amplia o acesso de grandes navios e eleva a capacidade de transporte de carga. Também foi concluída a implosão das pedras de Itapema e Teffé, além da retirada do navio Ais Georgis, que contribui para melhorar a movimentação de grandes embarcações.

    7. No Porto de Santos, de 2002 a 2012, a movimentação de cargas aumentou em 97% e a quantidade de navios atracados, em 40%.

    8. A reportagem não aborda os benefícios já gerados pelos trechos em operação da Ferrovia Norte-Sul e omite parte de sua história:

    a. De 1987 a 2002 foram realizados 215 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. A partir de 2003, foram concluídos 504 quilômetros entre Aguiarnópolis (TO) e Palmas (TO).
    b. De 2008 até junho de 2012 já foram transportados quase 9 milhões de toneladas de grãos, minério de ferro e areia na Ferrovia Norte-Sul.
    c. Em 2014, a Ferrovia Norte-Sul terá 2.255 quilômetro em operação: de Açailândia (MA) até Estrela D´Oeste (SP).
    d. Em complemento, serão leiloados no segundo semestre de 2013 a concessão para construção e operação dos segmentos entre Açailândia (MA) e Vila do Conde (PA), fazendo a ligação da ferrovia ao norte para o Porto de Vila do Conde (PA); e entre Estrela D´Oeste (SP) – Panorama (SP) – Maracaju (MS) – Paranaguá (PR), complementando a ligação da ferrovia com portos do sul do país.
    e. O PAC marca a retomada do modal ferroviário no transporte de cargas no Brasil, que manteve sua malha estagnada até meados de 1996.
    f. O PAC representará uma ampliação da malha ferroviária de 5.050 quilômetros até 2016, muito superior aos 719 quilômetros de expansão da malha nos 20 anos que o antecederam. Além da Norte-Sul, destacam-se grandes obras como:
    114 quilômetros em operação da Ferronorte, entre Alto Araguaia (MT) e Itiquira (MT).
    146 quilômetros da Ferronorte, em fase final de obras: Itiquira (MT) e Rondonópolis (MT)
    Ferrovia Transnordestina – 1.728 km
    Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) – Ilhéus (BA) – Barreiras (BA) – 1.022 km
    g. Além disso, o Governo Federal lançou em agosto de 2012 o Plano de Investimentos em Logística (PIL), que prevê a ampliação da malha ferroviária nacional em mais de 10 mil km. Os leilões de concessão desses novos segmentos ferroviários estão previstos para o 2º semestre de 2013.
    h. O planejamento de expansão da malha ferroviária pelo Governo Federal, somando PAC e as concessões permitirão a sua ampliação em mais de 15 mil km, mais de 50% da malha hoje existente, 28.700.

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
    Ministério dos Transportes
    Secretaria de Portos
    Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA

  17. uma elite sempre ira existir ,verdade mas uma elite expolradora paga sapo de gringo essa sera extinta ,hoje para as zelite possuir empregada domestica tera que pagar todos os impostos ,ai sim só quem é realmente é elite ,mas nao como era antes o cara tem um carro fianciado e ja se pensava ser elite ,essa é a diferença dos governos hoje esta mais equilibrado entre as classes ,apenas a classe A que esta muito longe na piramide ,mas se fosse no governo THC ,quem comia duas vezas no dia se achava parte da zelites.

Comentários não permitidos.