Embarcações rápidas de desembarque anfíbio aceitas para o serviço ativo

EDAR1

Tradução e  adaptação

E.M.Pinto

Embora as novas embarcações de desembarque anfíbio rápido (EDAR) tenham sido incorporadas a Marinha Francesa em 2012, as suas admissões ao serviço ativo não tinham ainda sido aprovadas. Este feito, foi conseguido no último dia 18 de abril, após a validação da última fase de verificação das capacidades militares dessas unidades no âmbito da flotilha anfíbia.

2013MTLN023_039_001_062_SM_CHENAL.jpg

Projetado e construído pela CNIM Socarenam em Boulogne-sur-Mer, as EDAR são embarcações de desembarque de um novo gênero. Com uma plataforma elevatória central pode acomodar uma carga de 80 toneladas (tropas, veículos blindados e cargas), elas se comportam em fase de trânsito como catamarãs rápidos. Para as fases de desembarque e embarque a plataforma é abaixada, transformando-os em barcos de fundo chato, capazes de encalhar em uma praia.  Com 30 metros de comprimento, com uma boca de 12 metros,as EDAR francesas podem atingir velocidades de mais de 18 nós e 30 nós quando vazio.

BPC

Os novos BPC da classe Mistral podem ser carregados com duas unidades EDAR. Quatro novas embarcações serão entregues para a Marinha e vão substituir as embarcações do tipo CISC  e CTM (foto superior a frente do BPC).

Fonte: Mer et Marine