Avanços nos programas AEWC Britânicos

MerlinAEW2
Merlin Mk2 AEWC

Tradução e  adaptação

E.M.Pinto

Com a aprovação do contrato entre a Royal Navy e a Lockheed Martin UK, o programa de reaparelhamento da capacidade de alerta aéreo antecipado da Royal Navy deu um importante passo à frente seguindo agora para a  fase de avaliação dos trabalhos nos helicópteros Merlin Mk2 AEWC. Ao mesmo tempo, porém, o Ministério da Defesa confirmou a data já em serviço do novo sistema, codinome “Crowsnest” ou Gávea, o cesto de onde os marinheiros faziam a observação no topo do mastro dos antigos navios a vela. O Crowsnest deverá estar em serviço  em 2020  quatro anos após a baixa das aeronaves Sea King Mk7 .

MerlinAEW
Merlin Mk2 AEWC

O Ministério da Defesa informou em um comunicado na semana passada que tinha adjudicado à Lockheed Martin um inicial de £ 3 milhões (EUA 3,5 milhões dólares), conhecido com, Avaliação Fase 3 .

As Fases 1 e 2 foram realizadas sob os auspícios do programa de vigilância Marítima aerotransportada do programa de controle, concluídos no início de 2010, pouco antes dos pesados cortes impostos pelas exigências dos governos conservadores e das revisões  estratégicas de segurança que culminaram no congelamento de vários programas militares bem como cortes profundos em outros setores.

O “Crowsnest” obteve aprovação nível AP3 que o eleva a status de projeto à fase de desenvolvimento e fabricação, segundo informou o próprio Ministério da Defesa em 19 de Abril passado.

O Ministério da Defesa informou ainda que é prematuro discutir  os custos, prazos e subcontratações. Porém, apesar deste passo, é de se notar o importante hiato de quatro anos existente entre a baixa dos Sea King AEWC e a entrada operacional dos Merlin MK2 destinados as mesmas funções.

Nimrod_MRA4
Nimrod MRA4

Nesse ínterim, após a aposentadoria dos Sea King AEWC a capacidade AEW será suprida pelas aeronaves baseadas em terra  ou sensores destacados nos navios da frota, destacou o comunicado do Ministério da defesa. Este hiato inegável resulta da falta de recursos e replanejamento orçamentário ora em curso.

MerlinAEW3
Merlin Mk2 AEWC

A decisão de adiar do Crowsnest coloca ainda mais pressão sobre a força de vigilância marítima britânica devido a baixa e retirada das aeronaves de asa fixa Nimrod MRA4, aeronave de patrulha destacadas  à Força Aérea Real  em 2010, como resultado dos esforços para cortar gastos com a defesa.

A introdução da capacidade dos Crowsnest vai coincidir com a entrada em serviço dos novos porta-aviões classe Queen Elizabeth da Marinha Real  com os seus caças F-35 .

A  Lockheed Martin UK  também é o principal contratado no programa de Up date das aeronaves  AEW C SeaKing MK7 as chances da LM UK são grandes. Porém, as apostas serão concentradas em dois concorrentes, os radares Searchwater 2000 Thales e Lockheed Martin UK e um sistema de vigilância oferecido pela Northrop Grumman.

A Lockheed Martin é o contratante principal no programa Merlin, o helicóptero em si foi projetado e construído pela Agusta Westland  adjudicada  recentemente, no programa de suporte da frota da Fleet Air Army.

Fonte: Defense News

6 Comentários

  1. Seria interessante que a primeira comissão do HMS Queen Elizabeth, com o seu grupo aéreo embarcado completo de F-35 e os novos AEW, fosse para o Atlântico Sul….

  2. Nós pretendemos operar os Grumman Tracker, P 16 convertidos em aeronave AEWC.
    Creio ser uma saída bastante interessante para os padrões da nossa Marinha.
    Sds
    E.M.Pinto

    • Caro Lucas,
      Uma das vantagens são aumentar a performance dos radares embarcados numa força tarefa, ampliando muito o horizonte de visada e alerta. Sem todos os requisitos de condições de vento, ou deslocamento do navio, para a decolagem dos aviões que um navio aeródromo depende. O helicóptero AEWC está sempre pronto para decolar, até mesmo de uma das fragatas ou corvetas da frota. E para os novos mísseis navais supersônicos contar apenas com os radares embarcados é morte na certa, já que o tempo de resposta fica insuficiente.

Comentários não permitidos.