Chechênia, Rússia e Quirguistão rejeitam conexão

false-flagPresidente checheno diz que “raízes do mal” devem ser procuradas nos EUA, e Putin evita falar sobre origem de suspeitos

Sandro Fernandes

Especial para O GLOBO

MOSCOU e LONDRES Depois de a polícia americana divulgar que os dois suspeitos dos atentados a bomba durante a maratona de Boston, Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, são de origem chechena e teriam passado parte da infância no Quirguistão, autoridades das duas repúblicas e da Rússia se apressaram a condenar os ataques e negar envolvimento com o ocorrido. Enquanto isso, especialistas em relações internacionais avaliaram que as ações atribuídas aos irmãos Tsarnaev não parecem ter ligação com grupos terroristas muçulmanos ou chechenos.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que “condena veemente este ato bárbaro” e afirmou que a Federação Russa está pronta para ajudar na investigação, caso necessário, mas não quis comentar sobre a o origem dos suspeitos. Mas seu porta-voz, Dmitri Peskov, afirmou que o presidente russo considera que “não se devem fazer distinções entre terroristas, nem negociar com alguns e condenar outros, todos merecem a mesma rejeição”.

O presidente da República da Chechênia, Razman Kadyrov, usou sua conta na rede social Instagram para lamentar os “trágicos eventos” em Boston e expressar condolências aos americanos. Mas criticou a ação da polícia americana que matou Tamerlan Tsarnaev. “Seria lógico que ele tivesse sido detido e que uma investigação fosse conduzida, mas os serviços especiais precisavam de um resultado a qualquer custo para acalmar a sociedade”, declarou o presidente.

Quirguistão: “eles saíram jovens”

Kadyrov disse, ainda, que qualquer tentativa de vincular os irmãos Tsarnaev à Chechênia seria em vão. “Eles cresceram nos Estados Unidos, suas ideias e crenças foram formadas lá. Temos que encontrar as raízes do mal nos Estados Unidos”. O líder checheno alertou que “o mundo inteiro precisa se unir para combater o terrorismo”.

O governo do Quirguistão, por sua vez, também se distanciou dos irmãos Tsarnaev.

– Como os suspeitos deixaram a república quando Dzhokhar Tsarnaev tinha 8 anos e Tamerlan Tsarnaev, 15, o Comitê de Segurança Nacional Quirguiz considera inapropriado ligá-los ao Quirguistão – disse um funcionário do governo quirguiz.

Analista: “Por que EUA e não Rússia?”

As origens chechenas dos suspeitos levantaram a possibilidade de uma ligação do atentado em Boston com o histórico de terrorismo daquela região. Combatentes chechenos realizaram uma série de atos terroristas na Rússia, principalmente nas décadas de 1990 e 2000, em resposta à repressão russa à tentativa de secessão da região. Os enfrentamentos, que começaram como um movimento nacionalista, absorveram elementos jihadistas e wahabitas, que não têm apoio da maioria da sociedade chechena.

– É verdade que os jihadistas do Norte do Cáucaso criaram relações com grupos terroristas internacionais, mas esta é a exceção, não a regra. Também é verdade que alguns combatentes chechenos foram ao Oriente Médio e à Ásia Central como jihadistas, mas nada disso explica as motivações dos dois irmãos de Boston. Eles são filhos de um estrangeiro e não se ajustaram à sociedade – disse ao GLOBO o analista Alexander Kliment, diretor de pesquisa do Eurasia Group.

O professor Anatol Lieven, do Departamento de Estudos de Guerra do King”s College, afirmou que ainda é cedo para saber exatamente o que está por trás dos ataques em Boston. No entanto, destaca que os atentados terroristas pelo mundo têm sido praticados por pessoas de diferentes partes.

– Sabemos que os ataques realizados por eles são ligados, em parte, com o movimento jihadista internacional. O que podemos dizer até agora é que é plausível que estes jovens estivessem ligados a esses grupos. Mas porque Estados Unidos e não Rússia? – questionou Lieven, lembrando, contudo, que sites extremistas deixam claro que os EUA também são um alvo.

Fonte: O Globo via CCOMSEX

3 Comentários

  1. Os Chechenos fazem as coisas em grande… trabalham com uma logística eficiente… entram em toda a Rússia onde as vezes parece que se está dentro de um estado de policia… o que ganhariam fazendo um ataquezinho tão micho, sem fazer massacre e com poucas vitimas nos USA… eles invadiram Teatros, pegaram milhares de reféns, invadiram escolas, atacaram metros… isso ai está mal explicado… PODE ATÉ SER… mas se for, não teria ligações muito fortes com os combatentes chechenos, e nem mesmo tantos financiamentos como os Chechenos tem pra atacar a Rússia!

  2. Mas seu porta-voz, Dmitri Peskov, afirmou que o presidente russo considera que “não se devem fazer distinções entre terroristas, nem negociar com alguns e condenar outros, todos merecem a mesma rejeição”.

    Aproveitou a oportunidade para mandar uma bela (in)direta, se referindo as armas, treinamento, inteligência e financiamento ao terrorismo, na Líbia, Iraque, Síria…

  3. Rússia pediu em 2011 para FBI investigar suspeito de ataque de Boston

    WASHINGTON, 20 Abr (Reuters) – A Rússia pediu em 2011 que o FBI investigasse Tamerlan Tsarnaev, um dos suspeitos dos ataques com bombas na maratona de Boston, disse uma fonte policial dos EUA à Reuters neste sábado.

    O FBI disse na sexta-feira que em sua entrevista com Tsarnaev, após uma dica de um governo estrangeiro dois anos atrás, e uma verificação de registros de viagem, atividades na internet e associações pessoais, “não encontrou nenhuma atividade terrorista” naquele momento.

    Tsarnaev, de 26 anos, foi morto na quinta-feira em um tiroteio com a polícia e seu irmão Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, foi capturado no final da noite de sexta depois de uma longa caçada humana.

    Fonte: http://noticias.br.msn.com/r%C3%BAssia-pediu-em-2011-para-fbi-investigar-suspeito-de-ataque-de-boston-1

Comentários não permitidos.