Suspeitos de atentado de Boston trazem eco de violência na Chechênia

Chechenia

Durante o tempo de vida dos dois suspeitos do bombardeio de Boston, a terra natal deles, Chechênia, viu duas invasões russas desencadearem alguns dos piores derramamentos de sangue da Europa em gerações, e produzirem combatentes que realizaram ataques contra civis que chocaram o mundo.

Até agora, não houve nenhuma reivindicação de responsabilidade pelos ataques contra a Maratona de Boston ou evidências tornadas públicas das motivações dos suspeitos, os irmãos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev.

Ambos deixaram um rastro na Internet sugerindo que eles eram muçulmanos devotos, orgulhosos de sua herança chechena e defensores da busca da região por independência de Moscou.

O ataque de Boston poderia servir de impulso para o presidente russo, Vladimir Putin, que sempre argumentou que os separatistas chechenos não são nada além de terroristas e busca apoio do Ocidente contra um inimigo comum.

800px-north_caucasus_regions_map

O tio dos suspeitos, que disse que os meninos levaram “vergonha a toda a etnia da Chechênia”, contou que eles nunca moraram na Chechênia. Antes de irem para os Estados Unidos, eles foram educados no Daguestão, uma região vizinha que foi arrastada para a violência da Chechênia na década de 1990 e, desde então, se tornou o ponto focal de uma insurgência islâmica crescente.

Ambas as províncias fazem parte do Cáucaso do Norte, uma faixa montanhosa do sul da Rússia povoada principalmente por minorias étnicas muçulmanas, com uma história de rebelião contra Moscou — e brutal repressão russa — que datam de séculos.

Quando a União Soviética acabou em 1991, chechenos procuraram a independência assim como as outras 14 ex-repúblicas soviéticas que saíram da órbita de Moscou. Mas Moscou decidiu lutar ao invés de deixá-los sair.

O suspeito Dzhokhar Tsarnaev nasceu em 1993 e recebeu o mesmo nome que Dzhokhar Dudayev, o líder separatista checheno da época. Dudayev foi morto por um míssil russo em 1996, quando suas forças rebeldes estavam infligindo uma derrota humilhante sobre as tropas russas.

Moscou retirou suas forças depois de dois anos de luta, mas Vladimir Putin, então primeiro-ministro, mandou-as de volta em 1999, desta vez para esmagar o movimento de independência e colocar no lugar um líder leal escolhido a dedo, cujo filho Ramzan Kadyrov agora comanda a região com um punho de ferro.

Kadyrov disse que a Chechênia não tinha nada a ver com os atentados em Boston: “A raiz do mal deve ser procurada nos Estados Unidos”, afirmou ele na Internet. “(Os irmãos) cresceram e estudaram nos Estados Unidos e as suas atitudes e crenças foram formadas lá…. Qualquer tentativa de fazer uma conexão entre a Chechênia e os Tsarnaevs será em vão.”

MORTES DE CIVIS

As duas guerras da Chechênia mataram dezenas de milhares de civis, principalmente como resultado do bombardeio em massa russo da capital Grozny e de vilas nas montanhas. Centenas de milhares de pessoas foram expulsas de suas casas.

Hoje, a região do Cáucaso do Norte ainda enfrenta a violência de uma insurgência liderada por um grupo islamita, o Emirado do Cáucaso, liderado por um ex-comandante guerrilheiro da independência chechena, Doku Umarov. Grande parte da violência está focada em Daguestão.

Um site que monitora a agitação, o Caucasus Knot, diz que a violência relacionada com a insurgência já matou 61 pessoas este ano. A segurança é uma questão importante para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que serão realizados em Sochi, uma parte pacífica do Cáucaso do Norte.

Em sua página em um site de mídia social, o suspeito Dzhokhar Tsarnaev fez piada sobre a reputação de pessoas do Cáucaso do Norte em conflitos com as autoridades: “Um carro passa com uma pessoa da Chechênia, uma do Daguestão e uma da Inguchétia. Pergunta: Quem está dirigindo?.”

A resposta: a polícia.

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. se eles nao gostam da russia !,eles jogaram uma bomba nos americano ?,que texto mais sem pé nem cabeça os proprios parentes falam que eles foram criados nos estados unidos ,podem ser ate bode espiatorio da cia ,vai saber ,dos americanos pode se esperar quase tudo em materia de boi na linha

  2. Basicamente é o circulo vicioso, violência vai gerar violência e mais violência. Não estou dizendo que devemos pregar pacifismo em tudo, até porque a história mostra que isso é impossível, mas entrar numa guerra deve ser pensado muito bem, pois entrar é fácil, já sair são outros quinhentos.

  3. 15 de Abril
    o dia dos imigrantes nos EUA
    .
    .
    O interessante que ate agora o próprio governo americano os tem como suspeitos e nada mais,embora que a impressa americana já os colocaram como os autores.
    .
    Outra coisa interessante é que um deles já era conhecido pelo FBI antes de tudo isso pois, o governo russo já tinha alertado o governo americano,anos a trás, sobre um deles com relação a atentados na Chechena.
    .
    A grande questão é: -O quê um cidadão estrangeiro estava fazendo em uma cidade como Boston, onde haveria uma maratona internacional?
    .
    Aparentemente nada,pois em cidades como; Nove Iorque, Boston,São francisco…em fim,o pau que rola são estrangeiros com mochila nas costa,sacolas ou seja lá o que for;circulando pelas ruas e avenidas de lá.
    .
    O problema será se estiverem no local errado e na hora errada,ou seja,perto de algum atentado terrorista nos EUA,logo todos serão suspeitos de uma hora para outra,pois hoje em qualquer local dos EUA, virou rotina atentados terroristas,seja la como for,com AR-15,bombas,avião…etc;ate parece que o Afeganistão e o Iraque foram morar na terra do Mickey,so faltam os drones sobrevoarem por lá,para completar o cenário…Rsrs.
    .
    Parece-me bem oportuna essa historia toda e para muita gente por lá pois ,num momento que cresce um sentimento anti-imigratório,onde Obama quer regulamentar as armas e os imigrantes ilegais por lá,essa facto todo com esses dois Chechenos,sendo um deles já conhecido pelo FBI,foi como uma luva,uma mão na roda…a “fome com a vontade de comer”….Rsrs.

  4. Estudo em Moscou faz 5 e convivo diariamente com pessoas de quase todos os cantos do planeta aqui em minha universidade. E posso dizer que o pessoal do caucaso é o que há de pior em uma nação. Esse povo aqui só sabe lidar com tráfico, prostituição e drogas, eles incitam desde pequenos seus filhos a odiarem os russos ou aqueles que não seguem o islã (há varios videos no youtube ou no vk). Todos carregam armas e estão sempre atrás de confusão. Os russos os odeiam e eles odeiam os russos sendo que só ainda são russia pq Vladivir “vova” putin assim quer pq senão, esse povo já teria deixado de existir faz tempo. Mas é triste ver a invasão kavkaz que assola moscou onde esse povo atira dentro do metro, estupra as russas, dançam a dancinha deles no meio da russa e muito mais… Quanto ao atentado em Boston, é díficil falar ainda pq tudo é muito cedo. Só me admira que pegaram o segundo vivo.

Comentários não permitidos.