Para Vargas Llosa, modelo socialista de Chávez, amparado nos petrodólares, só semeou confusão na América Latina

Jorge Mario Vargas LlosaSocialismo do século 21 morreu com Chávez, diz Vargas Llosa no Rio

O socialismo do século 21 começou a desaparecer com a morte do seu ideólogo, o presidente venezuelano Hugo Chávez, afirmou nesta quinta-feira (18), no Rio de Janeiro, o escritor peruano Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura de 2010.

“Com o comandante Chávez morreu o socialismo do século 21 através de uma eleição que acabamos de ver. O povo venezuelano reagiu”, disse Vargas Llosa em um auditório no Cine Odeon, no Centro do Rio.

O escritor peruano afirmou que o resultado das eleições presidenciais do último domingo, nas quais o presidente interino, Nicolás Maduro, derrotou por estreita margem o candidato opositor, Henrique Capriles, mostra que “o populismo começou a retroceder” na América Latina.

“Equivocam-se os que pensam que a América Latina está entre a democracia e o populismo autoritário”, manifestou o romancista na conferência intitulada “A Nova Era da Incerteza – Para Compreender o Século 21”, organizada pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).

Vargas Llosa, um fervoroso defensor da liberdade e da democracia, disse que a história recente da Venezuela é a de “um regime populista” guiado por “um caudilho messiânico” que com petrodólares tentou exportar seu modelo de socialismo a alguns outros países da região e que conseguiu “semear a confusão na América Latina”.

“O socialismo do século 21 é uma ficção ideológica, que não se diferencia do socialismo autoritário que encarna Cuba”, manifestou.

Vargas Llosa ressaltou que “a democracia na América Latina já não é frágil” como há algumas décadas, e acrescentou que, a partir de sua perspectiva de escritor, nesta região há mais motivos para o otimismo que para o pessimismo.

“Na América Latina, em nossos dias há um rumor de progresso, uma música que desconhecíamos até pouco tempo atrás”, expressou Vargas Llosa, que ressaltou que “o caminho do verdadeiro progresso é o da liberdade, não o da intolerância”.

O escritor convidou os latino-americanos a renunciarem à utopia da sociedade perfeita, na qual todos sejam felizes, porque, assegurou, “isso não existe”.

8 Comentários

  1. E possivel que seja . Porem o modelo capitalista do EUA &UK , forao sustentado na base da Pilhagen ,Guerras , Invasoes e embargos para aqueles que nao jogavao seu jogo sujo : (

  2. Evidente que existe, sociedade perfeita, na qual todos sejam felizes, basta ir na Escócia, na Noruega, na Finlândia, na Suécia, na Dinamarca, na Suíça, na Alemanha, etc. Felicidade, certamente, tida como a ausência de carências básicas, medo do desemprego, fome, pobreza ou miséria.

    • Você acabou de citar os países com maior número de suicidios do mundo… Ser mais desenvolvido não significa ser mais feliz, e está longe de significa sociedade perfeita. Em alguns desses mesmos países queimam-se igrejas e persegue-se religiosos, numa clara demonstração de intolerância e incapacidade de conviver com o diferente. Esses países tão longe de serem perfeitos.

  3. Lhosa é conservador, e medíocre… O que esperar deste senhor que fez elogios rasgados ao neoliberalismo, bem como ao “Consenso de Washington” que tanto mal fez ao continente?

    Não tenho respeito por esta pessoa…

  4. nao entendo como um cara que escreve livro para mulher ler ,como é mesmo o nome ,lembrei romancista kkk ,
    Puro despeito , se ele nao sabe o maduro ganhou e esta empossado para mais 6 anos
    Quanto esse papo de populismo enquanto houver humanos na terra havera de existir ,nao gosto de dar conselhos ,mas manda ele continuar escrevendo romance para as solteironas do pais dele

  5. e quanto ao titulo semeou confusao ? a venezuela entrou no mercosul fundaram a unasul a celac e deram um chute para escanteio na oea ,em que so quem mandava era os gringos ,isso é semear confusao ,mas nao para nos latinos americanos
    Vergonhoso e ver um latino só porque ganhou um TITULO de nobresa de escritor do premio sei lá do que ,se achar super intelectual ,para mim demostrou ser apenas um capacho norte americano .

Comentários não permitidos.