Stryker furtivo com Armorworks camuflagem 3D “TactiCam”

imagesTradução e adpatação E.M.Pinto

A ArmorWorks está apresentou na feira militar AUSA um applique de camuflagem 3D inovador chamado TactiCam que tem o potencial de reduzir a assinatura radar do veículobem como a sua visibilidade no espectro infravermelho.
O novo material já demonstrou a capacidade de reduzir eficazmente a assinatura em testes e está passa agora por estudos de otimização. A camada exterior do material é moldada gerando um padrão tridimensional aleatório com aplicação de diferentes formas geométricas, em diferentes níveis de profundidade.
Esta superfície com padrão aleatório é gerada digitalmente e reflete a energia do veículo num padrão irregular, interferindo na capacidade de detecção do veículo por meio de sensores de radar electro-ópticos ou microondas.
O material pode ser aplicado para reduzir tanto as emissões infra-vermelho próprias do veículo quanto as geradas pelo calor solar.TactiCam_3D_apllique_camouflage_International_Armoured_Vehicles_Exhibition_London_United_Kingdom_001

A A

De acordo com Gary Sopko, diretor de programas de veículos da ArmorWorks, o novo material, é leve opera passivamente, como uma camada isolante, também contribui para a redução da assinatura térmica emitida pela superfície, rodas e motor do veículo.
A Camuflagem Visual pode ser aplicada sobre a camada externa. Sopko acrescentou que o TactiCam poderia eventualmente ser integrado na produção de painéis de blindagem, ou como adaptável a qualquer veículo terrestre.
A empresa pretende incluir o material com uma camada base de cerâmica, proporcionando proteção balística adicional para o veículo. O TactiCam foi exibido em 2010 na AUSA aplicado na melhoria dos veículos blindados sobre rodas 8×8 Stryker rodas veículo blindado General Dynamics Land Systems (GDLS).

Fonte: Defense Update