Coreia do Norte exige fim de sanções para diálogo com EUA

coreias

Entre as pré-condições, Pyongyang também colocou o fim dos exercícios militares conjuntos entre Washington e Seul; Coreia do Sul caracteriza exigências como ‘ilógicas’.

A Coreia do Norte exigiu nesta quinta-feira (17) a retirada das sanções impostas ao país pela ONU por seus testes nucleares e de mísseis , e um compromisso dos EUA de não se envolverem em exercícios militares com a Coreia do Sul como condições para o diálogo com Washington.

O comunicado do Departamento de Polícia da Comissão de Defesa Nacional, o principal gabinete do país, foi divulgado quatro dias depois que Pyongyang rejeitou a última oferta de conversa com Seul.

Os EUA afirmam estar preparados para conversar com a Coreia do Norte, mas Pyongyang deve primeiro diminuir as tensões e honrar acordos de desarmamentos realizados anteriormente. “Diálogos nunca podem vir juntamente com ações de guerra”, disse o comunicado, divulgado pela agência de notícias estatal do país KCNA.

“Se os Estados Unidos e o fantoche do Sul têm o menor desejo de evitar uma martelada do nosso Exército e do povo… e realmente desejam o diálogo e negociações, eles devem tomar uma decisão firme”, disse. “Em primeiro lugar, as resoluções com sanções do Conselho de Segurança da ONU que foram fabricadas com motivos injustos devem ser retiradas.”

Antes das conversas acontecerem, o comunicado afirma que os EUA também devem retirar todas as armas nucleares da Coreia do Sul e da região. Também diz que a Coreia do Sul, por sua parte, deve parar com todos os diálogos anti-Coreia do Norte, como seu recente anúncio no qual culpou Pyongyang por um ciberataque que derrubou centenas de sistemas de computadores, servidores, emissoras e bancos sul-coreanos no mês passado. A Coreia do Norte negou qualquer responsabilidade sobre o ciberataque.

Leia também: EUA e China acertam pacto para desnuclearizar Coreia do Norte

Em Seul: Secretário de Estado dos EUA alerta Coreia do Norte: ‘Não teste míssil’

Nesta quinta, o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul caracterizou as exigências do Norte como ilógicas. “Novamente pedimos que a Coreia do Norte pare com esse tipo de insistência que não conseguimos compreender totalmente e faça uma escolha sábia”, disse o porta-voz Cho Tai-young.

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte aumentou as tensões na dividida península, ameaçando atacar os EUA e a Coreia do Sul por causa dos exercícios militares conjuntos e pelas sanções impostas pela ONU por seu terceiro teste nuclear realizado em fevereiro. Pyongyang caracterizara os exercícios anuais como invasões. Autoridades da Coreia do Sul também afirmaram que o Norte está prestes a fazer um teste de míssil de médio-alcance, capaz de alcançar o território americano de Guam.

NYT: Retórica norte-coreana faz Israel reforçar defesa de ação preventiva contra Irã

Saiba mais: Coreia do Norte e Síria dominam debate entre ministros do G8

Os contínuos exercícios anuais, chamados de “Foal Eagle”, estão programados para acabarem no fim de abril. Autoridades de Seul e Washington dizem que os treinos têm natureza defensiva e que não possuem intenções de invadir o Norte. Os EUA possuem cerca de 28,5 mil tropas na Coreia do Sul para ajudar a deter um potencial ataque do Norte, legado da Guerra da Coreia (1950-1953). A guerra terminou com um armistício, mas não com um tratado de paz.

Com Reuters e AP

Fonte: Último Segundo

3 Comentários

  1. pior que o gordinho do norte esta correto esse papo furado de treinamento dos americanos é apenas para poder vender armas a preços exorbitantes para o seu cliente ,ops aliado , e ainda provovar um pais do norte ,alem de que se voce quer negociar com alguemvoce nao pode ficar chantagiando e os estados unidos fica chantagiando em ficar podando a coreia donorte com sançoes nas naçoes unidas que digase de passagem serve apenas como instrumento para os estados unidos usar a revelia de outras naçoes do mundo
    a onu esta quase que acabando ,pois o mundo ja percebeu que ela so serve a interesses anglo saxioes

  2. Quem saiu ganhando com todo esse reboliço nas Coreias???

    As industrias de armas afetadas pelos cortes nos orçamentos militares dos países da OTAN… meio Obvio isso!!

    Mas…

    Será que o Ditadorzinho do Norte que estudou a vida inteira na Suíça, E POR LÁ TEM CONTAS BANCARIAS, levou uma TANGENTE POR FORA ou uma comissão nas vendas de armas pro sul, pro Japão e pros USA pra fazer ameaças vazias sabendo que nunca virariam guerra e aquecer o mercado de armas??

    Será que recebeu um $$ engordando ainda mais suas contas suíças só pra falar um monte de besteira???

    Seria meio estupido sair por aí fazendo ameaça sabendo que não vai cumprir… que não vai ter guerra…. e o cara estudou na Suíça, país com um dos melhores sistemas de educação do mundo… louco comunista que não é… o que ele ganharia com isso tudo???

    Teoria da Conspiração ou não, o bom mesmo é sempre se perguntar “Quem ganha com isso?” toda vez que ver algumas coisas ditas como verdadeiras estampadas aos 4 ventos por aí… devemos lembrar que existe sim uma imprensa comercial que precisa fazer lucro pra sobreviver… e também existem aqueles empresários e industriais que investem em propaganda para ter um bom lucro com vendas ou difamações!!

    Dito isso voltamos à pergunta:

    – No fim das ameaças propaladas ao vento e das atuações no palco dos atores… “QUEM ESTÁ GANHANDO COM ISSO???” ou “QUEM JÁ GANHOU COM ISSO??”

    Essas sim são as perguntas QUE SEMPRE LEVAM À VERDADE DO MUNDO… o resto é meio fumaça sem fogo, é propaganda!!

    Valeu!!

  3. O raciocínio parte do pressuposto de que todo mundo é corrupto e que Kim Jong-un é apenas mais um. Ele deve ter estudado na Suiça porque esse país não teve lado na guerra de napoleão e nem na guerra de hitller.

Comentários não permitidos.