Brasil insiste aos Estados Unidos que reforma da ONU é “urgente”

UN-Evicted

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou nesta quarta-feira – diante da representante Estados Unidos na ONU, Susan Rice -, que a reforma do Conselho de Segurança desse organismo é “urgente” e “não pode esperar”.

“Consideramos que a discussão sobre a reforma (do Conselho de Segurança) deve ser tratada com urgência, pois não é uma questão acadêmica, mas um assunto vital para a governança internacional”, disse Patriota.

Segundo o ministro – que recebeu Susan Rice hoje em Brasília – mais demoras nesse debate podem levar a uma “perda de legitimidade” do Conselho de Segurança, que deve se ajustar à “nova realidade” internacional.

Rice, por sua vez, afirmou que os Estados Unidos concordam que o Conselho de Segurança deve ser adaptado à “realidade do Século XXI” e garantiu que seu governo está disposto a “apoiar uma expansão modesta” do número de membros permanentes e não-permanentes.

un_cartoon2

A diplomata americana também afirmou que o assunto “continua em discussão na Assembleia Geral da ONU”, e por isso é preciso esperar que o debate leve a um consenso favorável à reforma.

Patriota e Rice explicaram que, durante a reunião que tiveram hoje, discutiram diversos assuntos da agenda da ONU, entre eles os conflitos no Oriente Médio e na Síria, as tensões na península coreana e a situação do Haiti.

Além disso, Patriota confirmou que ambos fizeram um “rápido repasse” das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, que segundo os dois chanceleres atravessam um momento “excelente” e de “intensa cooperação” em diversas áreas.

Segundo Rice, trata-se de uma relação “intensa” entre “duas das maiores democracias do mundo”, que compartilham “preocupações” e “compromissos” em relação à comunidade internacional.

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. Sem Nukes o Brasil não entra no CS!!!

    Diferente da Índia e do Paquistão que tem Nukes e não fazem parte do conselho de segurança da ONU, o Brasil tem capacidade de financiamento econômico e poderia sem duvida participar de uma emergência que requeira um grande esforço econômico em alguma área do mundo.. e sem essa capacidade econômica não se entra no CS da ONU também… o Brasil com Nukes poderia ser aceito!

    Nukes já Brasil, poucas dúzias já colocariam o Brasil no Conselho de Segurança…

    Não precisamos de milhares nem de muitos meios de lançamentos, bataria pouco pra ser aceito como poder de destruição em massa e assim poder entrar no conselho onde todos tem esse poder de destruição em massa!

    Valeu!!

  2. Se não houver reforma o Brasil poderia propor um esvaziamento da ONU, com a sua prórpia desfiliação do orgão e convidar os paises da terra a fazerem o mesmo! Iria ter fila seguindo o Brasil, agora é preciso ter fibra pra fazer isso!

  3. para mim aquele brasileiro ,que tinha um cargo de responsa na onu, e era cotado para assumir a presidencia da mesma , e foi morto em um atentado a bomba no iraque ,foi os americanos que deixaram acontecer pois a sede da ono no iraque foi atacada de uma forma tão facil ou os gringos fizeram vistas grossa ou eles mesmos fizeram ,para poder podar o brasileiro e colocar esse coreano no cargo de presidencia um coreano do sul pais dominado por bases americans e politicos entreguistas

    • Foi um atentado norte-americano sim. Tudo leva a isto. E olha que não sou vermelhuxo. Ele tinha carisma, e todos os outros requisitos, era o mais cotado para o cargo.

      Os srs. tem que parar de achar que criticar os americanos é coisa de queimador de pneu da avenida paulista. Financiam grupos terroristas, e até recorrem a grupos de mercenários como a americana BlackWater. Então só nestes 0,1% dá pra se ter uma idéia.

      “Cortam as asinhas” do Brasil de todas as formas. A situação de sabotagem é crítica.

      A hollywood brasileira é o futebol. O “Softpower” é uma estratégia brasileira como a do “saber fazer a bomba rapidamente invés de logo fazê-la e pronto”. “País pacífico, da alegria”. Usar dos próprios meios de corrompimento do Brasil como armas.

  4. Tudo por causa do Capacho do FHC ,hoje o Brasil nao desenvolver uma arma atomica ,
    Capacho do FHC fez um grande favor para metropole na epoca.
    e ainda sabia falar ingles que capacho sem igual

    • Concordo a pior coisa do pessimo governo FHC foi a assinatura deste tratado que impede o Brasil de fabricar armas atomicas e misseis com mais 300 km de alcance e também a nossa constituição proíbe a fabricação de bombas atomicas.

  5. Ese eo grande Aliado que muitos ai defendem para o Brazil , mais foi mais facil oferecer 1 cadeira para India do que para o Grande Irmao do Sul .
    Povinho que vive nessa ,deviao acorda do Capachismo que vivem

    • Até o momento os EUA não falaram nada contra o Brasil entrar no Conselho de Segurança é provavel que os EUA apoiem a entrada do Brasil entre os Paises emergentes somos o que tem as melhores relações com os EUA eles ganhariam um aliado no Conselho

Comentários não permitidos.