Exército israelense é capaz de atingir qualquer alvo no Irã

bomb-run

As Forças de Defesa de Israel são capazes de atingir qualquer alvo, caso recebam a respetiva ordem, declarou o chefe do Estado-Maior Geral de Israel, Benny Gantz, em uma entrevista à rádio nacional israelense, dedicada ao Dia da Independência de Israel, comemorado esta terça-feira.

 “No momento, não há mais alvos que as Forças de Defesa de Israel não possam atingir, do Irã Até à Faixa de Gaza. O meio de parar o Irã, cujo programa nuclear representa uma grande ameaça para Israel, é uma questão de conveniência política, e não de capacidades do Exército, pois este pode atacar qualquer foco de ameaça, onde quer que este seja”, disse o general.

Fonte: Voz da Rússia 

 

Leia também (reprise): 

iran-israel-bombing.jpg.1000x297x1

EUA apresentam a Israel plano de ataque contra o Irã, diz jornal israelense

iG São Paulo | 29/07/2012, domingo, 20:54:28

Os líderes de Israel repetidamente disseram que não dependerão de outra nação para a segurança de seu próprio país.

Conselheiro teria detalhado armas e capacidade de atingir usinas subterrâneas; autoridade israelense desmente informação, que surge enquanto Romney apoia ação unilateral de Israel

 A principal autoridade de segurança do governo de Barack Obama informou Israel sobre os planos de ataque dos EUA ao Irã, buscando reassegurar seu aliado de que Washington está preparado para agir militarmente se a diplomacia e as sanções fracassarem em pressionar Teerã a abandonar seu programa de enriquecimento de urânio, informou neste domingo o Haaretz. Sob condição de anonimato, uma autoridade israelense disse que a matéria do jornal israelense estava incorreta.

Em Jerusalém: Romney apoia direito de defesa de Israel contra Irã

 

De acordo com o Haaretz, o conselheiro de Segurança Nacional Tom Donilon apresentou os planos ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em um jantar durante uma visita a Israel no início deste mês. O diário citou como fonte uma autoridade não identificada dos EUA. A informação surgiu enquanto o candidato presidencial republicano, Mitt Romney, dizia a Israel que apoiaria um ataque militar israelense contra o Irã.

 

A autoridade americana também disse que Donilon compartilhou informação sobre as armas dos EUA que poderiam ser usadas em tal ataque e sobre a habilidade do Exército americano de alcançar as instalações nucleares iranianas subterrâneas, disse o jornal. A publicação também cita outro oficial envolvido nas negociações com Israel concluindo que “o momento para uma operação militar contra o Irã ainda não chegou”.

Sob condição de anonimato, a autoridade israelense disse: “Nada nesse artigo está correto. Donilon não jantou com o premiê, não manteve com ele um encontro bilateral nem apresentou planos operacionais de ataque ao Irã.” Ele não tinha nenhuma informação quando questionado se Donilon discutiu qualquer tipo de planos de ataque com qualquer autoridade israelense. De acordo com o Haaretz, outra autoridade israelense participou de parte do encontro.

A embaixada dos EUA não fez nenhum comentário sobre o assunto, assim como a Casa Branca. Haaretz citou que Tommy Vietor, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, rejeitou comentar sobre a conversa confidencial entre Netanyahu e Donilon.

Israel e os EUA pensam que o objetivo final do Irã é desenvolver tecnologia para armas nucleares, e não apenas produzir energia e isópotos médicos, como Teerã alega. Autoridades americanas temem que Israel possa atacar as instalações atômicas do Irã prematuramente e têm tentado convencer os líderes israelenses que podem contar com Washington para evitar que o Irã se torne uma potência nuclear.

 

Desafio: Ataque aéreo contra o Irã pode ser tarefa complicada para Israel

 

Recado: Em reunião com Obama, premiê defende soberania de Israel sobre Irã

 

Os líderes de Israel repetidamente disseram que não dependerão de outra nação para a segurança de seu próprio país.

 

*Com AP

Fonte: iG 

5 Comentários

  1. Ambos os lados tem condições de atingirem-se mutuamente,a questão é;o quê irá acontecer quando Israel jogar bombas atômicas sobre o Irã,pois se sabe que aquele país possui centenas delas,para quem tem medo que os outros tenham também na região;afinal,quem tem “fiofo” tem medo.
    .
    Se isso acontecer,pois dos sionistas eu não duvido que os fação;qual será o papel dos EUA e da ONU com um novo cenário nuclearizado que terá o planeta;todos quererão ter armas nuclear.

  2. Se esse ataque acontecer realmente só por Israel e sem ajuda dos EUA não vai ser tarefa fácil e pela grande distância Israel perderá o fator surpresa no ataque e terá baixas nesse ataque já que o Irã sabe que pode ser atacado por Israel.

  3. israel continua a provocar outros povos pois ganhou armas nucleares dos americanos ,quando os americanos fizeram isso provocou uma corrida na regiao para se possuir armas nucleares ate o seu aliado arabia saudita, pais do seu truta bim ladem ,quer tambem possuir esses briquedinhos ,e hoje como a tecnologia esta cada vez mais rapida até a etiopia um dia tera suas armas nucleraes .

  4. Até parece que iriam informar isso…

    Na guerra a Surpresa é fundamental… e fica saindo em jornal???… tá bom!!!

  5. Talvez até consigam entrar e bombardear o Irã. O duro será enfrentar os 4 milhões de soldados que macharão sobre o iraque, arábia saldita, kwait e Israel.

Comentários não permitidos.