Coreia do Sul anuncia compra de helicópteros da Boeing por US$1,6 bi

Apache AH64E

SEUL, 17 Abr (Reuters) – A Coreia do Sul disse na quarta-feira que vai comprar helicópteros de ataque avaliados em 1,8 bilhão de won (1,6 bilhão de dólares) da Boeing para melhorar sua capacidade de reação às ameaças da Coreia do Norte.

A decisão de comprar os novos helicópteros foi iniciada antes da escalada da tensão entre as Coreias do Norte e Sul, depois do terceiro teste nuclear realizado pelo Norte, em fevereiro.

Os helicópteros AH-64E Apache Guardian da Boeing venceram os AH-1Z Viper, construídos pela Bell Helicopter, divisão da Textron, e o T-129 da Turkish Aerospace Industries, afirmou uma autoridade da Administração do Programa de Aquisições de Defesa da Coreia do Sul.

“A capacidade do motor do Apache e carga de armas, assim como a capacidade melhorada de alvos, receberam altas avaliações”, contou a autoridade aos repórteres.

f35 nelis

As autoridades presentes em uma coletiva não quiseram revelar quantos helicópteros estavam envolvidos no acordo, porém um deles disse à Reuters que o acordo era para 36 aeronaves.

A Coreia do Sul também quer adquirir 60 caças este ano.

Para este negócio, o caça invisível a radares F-35 stealth, produzido pela Lockheed Martin, e o caça F-15 Silent Eagle, da Boeing, estão competindo com o Eurofighter Typhoon, desenvolvido pelo consórcio entre a EADS, Finmeccanica SpA e BAE Systems.

(Reportagem de Jack Kim e Ju-min Park)

Fonte: Reuters via R7

3 Comentários

  1. A velha jogada de sempre,faz uma guerrinha para vender mais,como sempre,os EUA chantageando os seus “aliados”.
    Já diz o ditado popular;
    .
    “enquanto houver otário,malandro não morrerá de fome”

  2. apenas 36 ,o cliente bom esse coreano do sul ,eu acho que com um cliente desses os estados unidos farao de tudo para desestabilizar as coreias a nunca mais poderem se unirem

Comentários não permitidos.