[embedplusvideo height=”326″ width=”530″ standard=”http://www.youtube.com/v/OM2x5QraDRU?fs=1″ vars=”ytid=OM2x5QraDRU&width=530&height=326&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep4492″ /]
Texto E.M.Pinto
Apresentado pela primeira vez na ocasião da feira naval Euronaval 2012, o DCNS “Caiman” SMX 26, causou bastante impacto no público geral devido ao revolucionário conceito de um navio submarino de dimensões reduzidas, desenhado e otimizado para operações litorânea em águas rasas.
De desenho bastante revolucionário e não ortodóxo o SMX 26 possui sistemas especiais de propulsão que lhe garantem extremas estabilidade e furtividade quando em operações em regiões portuárias de leitos rasos e correntes de água fortes e internitentes. Propulsores dinâmicos o permitem operar perto do fundo do mar ou memso sobre as ondas na ondas na superfície fazendo uso de quatro Azipods (propulsores azimutais) retráteis.
O SMX-26 foi ainda dotado no seu projeto de sistemas que o permitem sentar no leito dos mares sobre sistemas similares aos “trens de pousos” com rodas de aeronaves o que lhe confere uma economia adicional de combustível e uma furtividade ainda maior, já que as máquinas podem ser desligadas, economizando combustível e ruídos, garantindo uma operacionalidade em silêncio absoluto por até 30 dias no fundo do mar.
O navio é projetado para operar um sistema de auto defesa antiárea apartir de um mastro equipado com mísseis antiaéreos. Também completam o seu armamento, tubos para torpedos pesados e torpedos leves, bem como o lançamento de mísseis de ataque a superfície.
O submarino pode ser abastecido de oxigênio para a tripulação e manter-se em comunicação com asuperfície através de sistemas snorquel flexíveis lançados à superfície. O submarino pode nlançar os grupos d eforças especiais e até memso lanchas rápidas para intervenção, assalto e vigilância litorânea.
4 Comments