Orçamentos de defesa do mundo em queda – China e Rússia, em ascensão..

RAMFNLclr-010912-cuts-IBD

Tradução e Adaptação

E.M.Pinto

As despesas militares mundiais atingiram 1,75 trillion dólares em 2012, uma queda de 0,5 % em termos reais desde 2011, segundo dados divulgados hoje pelo Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI).

A queda, a primeira desde 1998, foi impulsionada por severos cortes militares nos EUA, Europa Ocidental e Central, assim como na Austrália, Canadá e Japão. As reduções foram, no entanto, substancialmente compensadas pelo aumento das despesas na Ásia, Europa Oriental, Oriente Médio, Norte da África e América Latina. A China, o segundo maior orçamento em 2012, aumentou sua despesa em 7,8 % (US$ 11,5 bilhões). Rússia, o terceiro colocado, aumentou suas despesas em 16% (12,3 bilhões dólares).

“Estamos vendo o que pode ser o início de uma mudança no equilíbrio de gastos militares mundiais, dos países ricos ocidentais para regiões emergentes, bem como das políticas de austeridade e da retirada no Afeganistão forçando a redução dos gastos do da nção masi poderosa do mundo, enquanto o crescimento econômico contínuo aumenta as despesas em outro lugar” –

Dr. Sam Perlo-Freeman

Apesar da queda, o total global era ainda maior em termos reais do que o pico perto do fim da guerra fria.

No entanto, os EUA e seus aliados ainda são responsáveis ​​pela grande parcela dos recursos destinados a defesa. Os membros da OTAN, juntamente contabilizam algo perto de um trilhão de dólares.

Despesa militar global em dólares constantes dos EUA, 1992-2012 - Fonte: SIPRI

Despesa militar global em dólares, 1992-2012 – Fonte: SIPRI

EUA: fim das guerras, corta mordendo

Em 2012, a participação do EUA nas despesas mundiais em defesa foi inferior a 40 % , pela primeira vez desde o colapso da União Soviética. A tendência de queda que começou em 2011 acelerou em 2012, com uma queda em gastos militares dos EUA, de 6% em termos reais, para US $ 682 bilhões.

O declínio é principalmente o resultado da redução despesas de guerra, que caíram de US $ 159 bilhões em ano fiscal de 2011 para US $ 115 bilhões no ano fiscal de 2012 e deve continuar seu curso descendente, com apenas 87 bilião dólares solicitados para 2013.

As despesas militares dos EUA em 2012 também foram projetados para cerca de US $ 15 bilhões menores do que o anteriormente planejado como resultado de cortes levados ao Departamento de Defesa, com aplicação da Lei de Controle de orçamento de 2011. A maior parte dos cortes por força da legislação começará em 2013.

A maior desaceleração

Políticas de austeridade também causaram quedas nos gastos militares em grande parte da Europa, em 2012. Desde 2008 a crise financeira global, em 18 dos 31 países da União Europeia ou da OTAN Européia, tiveram que reduzir seus orçamentos em mais de 10 % em termos reais.

Top 3 globais Spenders Militares - 1992 - 2012 (milhões de EUA $) | Fonte: SIPRI

Top 3 – 1992 – 2012 (milhões de US $) | Fonte: SIPRI

Mesmo naquelas partes do mundo onde a despesa aumentou, os efeitos da crise econômica ainda podem ser vistos: A desaceleração do crescimento econômico em regiões emergentes levou a taxas mais lentas de crescimento nos gastos militares. Apenas o Oriente Médio e Norte da África aumentaram a sua taxa de gasto militar entre 2003-2009 e 2009-2012.

A taxa média anual de aumento dos gastos militares na Ásia, por exemplo, caiu pela metade, de 7,0 % por ano em 2003-2009, para 3,4 % ao ano no período 2009-2012. A desaceleração foi mais dramática na Ásia Central e do Sul, onde os gastos militares estavam crescendo a uma média de 8 % ao ano em 2003-2009, mas por apenas 0,7 % ao ano desde 2009 e, na verdade, caiu em 2012, por 1,6 %.

“Todas as indicações são de que as despesas militares mundiais  continuem caindo nos próximos dois a três anos, pelo menos até  que a  OTAN complete a sua retirada do Afeganistão no final de 2014,”disse  Dr. Perlo-Freeman, “No entanto, os gastos das nações emergentes  provavelmente vai aumentar.

Notáveis ​​desenvolvimentos regionais

  • Despesas militares na Ásia e Oceania subiram 3,3% em 2012. Grandes aumentos foram vistos no Vietnã, onde as tensões com a China estão levando à grandes compras navais, e na Indonésia. As despesas na  Índia diminuiram 2,8 %.
  • As despesas militares aumentaram acentuadamente em todo o Norte de África, de 7,8 % em termos reais, resultado da modernização militar em curso e a preocupação com grupos terroristas. Gastos militares na África subsaariana cairam 3,2 %.
  • Os gastos militares no Oriente Médio aumentaram 8,4 % em 2012. O maior aumento percentual em todo o mundo em 2012 era o de Omã (um aumento de 51 %). A Arábia Saudita também aumentou os gastos em 12%.  Irã, Qatar, Síria e Emirados Árabes Unidos não são contabilizados por estas informações serem desconhecidas.
  • Na América Latina os gastos militares aumentaram 4,2 % em 2012. Os maiores aumentos percentuais foram o Paraguai (43 %), a Venezuela (42 %). O crescente papel dos militares no combate aos cartéis de drogas do México empurrou o aumento das despesas para 9,7 %.
  • Os gastos militares na Europa Oriental aumentaram 15,3 % em 2012, o maior aumento regional. Além da Rússia, a Ucrânia também aumentou seus gastos substancialmente por 24 %.

* Todos os aumentos e diminuições percentuais são expressos em termos reais (preços constantes de 2011).

A atualização anual do banco de dados Despesas Militar global do SIPRI  é acessível a partir de hoje no site do instituto. O SIPRI pesquisa sobre gastos militares no mundo inteiro e acompanha a evolução das despesas militares  mantendo-se a mais abrangente, consistente e ampla fonte de dados disponível sobre as despesas militares. Despesas militares se refere a todos os gastos do governo sobre as atuais forças militares e atividades, incluindo salários e benefícios, despesas operacionais, compras de equipamentos, construção militar, pesquisa e desenvolvimento e administração central, comando e apoio. O SIPRI, portanto, desencoraja o uso de termos como “gastos de armas” quando se refere a despesas militares, como os gastos com armamentos geralmente é apenas uma minoria do total de um orçamento.

Fonte: Defense Update

2 comentários em “Orçamentos de defesa do mundo em queda – China e Rússia, em ascensão..

  1. O grande problema que o governo americano terá é; o quê fazer com os militares desempregados,com um exército se psicopatas em potencial, em um país onde se usar a arma seria como que se usa sapatos,se compra um fuzil como se compra verduras na fera livre.
    .
    Não é a toa que, tal governo investiu pesado na compra de munição e armas pessoal de uso militar(carabinas e fuzis) para o departamento de segurança interna; se deslumbra um provável cenário caótico por lá.

  2. O título, que fala em “ascenão chinesa”, me lembrou uma interessante análise recente sobre o sistema de governo chinês, feita a partir de dentro, por um chinês.

    Alguns trechos:

    15 de abril de 2013

    “PORQUE A CHINA PREFERE O SEU PRÓPRIO MODELO POLÍTICO”

    Primavera, 2013, *Zhang WeiWei, Europe’s world
    “Why China prefers its own political model”

    Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

    “Se a China votasse como votam hoje as chamadas democracias liberais, teríamos lá um governo de camponeses chineses, furiosamente nacionalista, que já estaria em guerra contra Taiwan ou Japão. Os atuais governantes são cautelosos, moderados em suas políticas externas, são pragmáticos, são educados para governar à maneira chinesa, o que atende muito bem aos interesses de todos os chineses e, de fato, como se vê, atende muito bem também aos interesses ocidentais.”

    [14/1/2012, Zhang WeiWei, em entrevista à Al-Jazeera em: “Zhang Weiwei: The China Wave”].

    O maior país do mundo em população e a segunda maior economia não tem tradição de democracia liberal e tem muitas boas razões pelas quais desconfiar dos sistemas políticos ocidentais adversários.

    “A China tentou a democracia de modelo americano depois da Revolução Republicana de 1911 e rapidamente desistiu dela, porque resultou em catástrofe devastadora. Em pouco tempo o país estava mergulhado em caos e guerra civil, COM CENTENAS DE PARTIDOS POLÍTICOS lutando pelo poder e os senhores-da-guerra COMBATENDO UNS CONTRA OS OUTROS, TODOS APOIADOS, PARA OS MAIS DIFERENTES LADOS, POR PAÍSES DO RESTO DO MUNDO. A economia foi destruída e dezenas de milhões de chineses morreram nas décadas seguintes. Essa é lição que permanece bem viva na memória dos chineses comuns, de tal modo que o que mais temem é o luan – palavra chinesa para “o caos”. Pesquisas independentes construídas para conhecer os valores chineses mostram que, em praticamente todos os estratos sociais, nada supera em importância a paz e a ordem pública: é o valor principal entre os chineses, como, para os norte-americanos, ao que parece, a liberdade de expressão é o valor número um (embora os chineses não entendam bem como uma sociedade social e politicamente desigual, como é a sociedade norte-americana, conseguiria assegurar legítima liberdade de expressão para todos). ”

    TEXTO COMPLETO:

    http://redecastorphoto.blogspot.com.br/

Comentários não permitidos.