Mísseis portáteis “Nemesis” estendem ataque de precisão para 12 km

nemesis_launcherTradução e adaptação
E.M.Pinto

A Lockheed Martin informou que executou com com sucesso o ensaio de voo da mais nova arma portátil de precisão o míssil “Nemesis”. O Nemesis NM é um míssil portátil de operação manual de ataque que capacita aos combatentes atingir alvos com precisão e letalidade a uma distância entre 100 metros para bem além do alcance visual. O míssil pode ser utilizado durante as operações isoladas das tropas ou ainda adaptado para o emprego em várias plataformas marítimas  terrestres ou aéreas.

Nos dois primeiros testes, o Nemesis demonstrou a sua capacidade de lançamento vertical, orientado por GPS o míssil engajou alvos situados a distâncias de oito a 12 km, rastreando o alvo no modo semi-ativo (SAL), o buscador laser orientou o míssil até o alvo detonando a sua ogiva sobre ele. Em ambos os voos, o Nemesis foi impecável, destruindo os alvos pretendidos. O tiro bem sucedido do terceiro lançamento demonstrou o lançamento vertical de uma carga inerte,  a arma foi novamente guiada por GPS atingindo um alvo à apenas 100 metros de distância.

O Nemesis é disparado verticalmente do seu tubo de lançamento, permitindo buscas e engajamentos  à 360 . O seu motor, sua asa destacável e o seu sistema de orientação por GPS permite ao míssil  atingir alvos em posições mais distantes que os 12 quilômetros. Buscador do míssil SAL, torna-se ativo na fase terminal do voo de modo a fornecer uma precisão e minimizar os danos colaterais. O usuário também é capaz de selecionar a altura de detonação da ogiva do míssil otimizando a letalidade contra tropas, veículos blindados e estruturas.

nemesis-front O míssil também pode ser configurado para o transporte interno ou externo em outras plataformas fixas e de asa rotativas. ALockheed Martin financiou o desenvolvimento do míssil Nemesis, com bases tecnologicas comprovadas de sistemas como o HELLFIRE II, DAGR e Scorpion. A utilização de componentes destes sistemas reduz o risco e diminui o tempo de desenvolvimento inicial para participação em testes de vôo financiados pelo governo .

Fonte: Defense Update

1 Comentário

  1. Observem o alcance: 12km… E ainda tem gente que defende o Gepard (5km) e RBS-70 (8km)… São insuficientes. Contra esta arma apenas o Pantsyr seria adequado, já que poderia engajar o vetor lançador, pois possui 20km de alcance…

Comentários não permitidos.