Alemanha interessada em VANTS Israelenses

Heron_tp1

Adaptação: E.M.Pinto

A Alemanha está em conversações com Israel para a possível aquisição de aviões não tripulados vistos segundo o Der Spiegel como  mais avançados tecnologicamente do que os norte-americanos. Na sua edição de segunda-feira, o Der Spiegel noticiou que o Ministério da Defesa já realizou duas reuniões com oficiais militares israelenses, em Novembro de 2012 e Fevereiro de 2013, sobre a proposta de compra.

O segundo o comandante da Luftwaf, o tenente-general Karl Muellner, durante as conversações recentes realizadas em Israel foi-lhes apresentado a aeronave Heron TP (foto), segundo informou o Der Spiegel.  Os alemães estariam tendendo a escolher o Heron TP Israelenese em detrimento dos drones Predator produzidos nos EUA, devido ao fato de s erm aeronaves mais avançadas.

O Ministro da Defesa da Alemanha, Thomas de Maiziere, disse em fevereiro passado que a ausência de aeronaves destas categoria, colocavam a à Força Aérea alemã em desvantagem. Na época, ele não fez nenhuma menção sobre o os possíveis candidatos. A Alemanha demonstrou interesse no desenvolvimento conjunto de areonaves e tecnologias em conjunto coma França, de modo a  não se tornar dependente de drones dos EUA ou de Israel.

A questão dos drones gerou um debate ético na Alemanha, que não usa aviões não tripulado para combate, mas apenas para missões de vigilância e reconhecimento em lugares como o Afeganistão.

Fonte: Defense Talk