Armas extraordinárias da alemanha nazi – avanços tecnológicos

k-bigpic

Publicado em tecnologia por benjamin júnior

Muitas tecnologias impressionantes e novas armas foram inventadas durante a  segunda grande guerra mundial, algumas das quais, chegaram mesmo a ser  utilizadas. Outras porém, acabaram por ser aperfeiçoadas mais tarde e entraram  ao serviço anos após o fim do conflito, pela mão de outras potências. Essas  armas extraordinárias ou ”wunderwaffe” chegaram já tarde demais ao teatro de  guerra mas, e se tivessem chegado mais cedo?

alemanha nazi hitler armas

É durante os conflitos armados que podemos observar os maiores avanços na  tecnologia. A motivação extra para ganhar e a investigação em algumas áreas,  leva a progressos extraordinários que, não fossem o esforço de guerra, levariam  décadas a serem alcançados. A Segunda grande guerra mundial não foi uma  excepção. Alguns dos mais notórios avanços, tiveram a sua génese na investigação  alemã durante este conflito, como por exemplo, o programa espacial Russo e  Americano na década de 60.

A maior parte de nós já assistiu a programas sobre as armas secretas do  regime nazi que, se tivessem entrado em cena noutro momento, poderiam ter  invertido o rumo e o desfecho da segunda grande guerra mundial. A Alemanha  desde muito cedo que se assumiu como uma nação cientificamente superior, o que  lhe valeu um avanço significativo  na tecnologia militar utilizada nas primeiras  fases do conflito. Talvez por pensar que a guerra já estava ganha, Hitler  colocou uma menor ênfase no desenvolvimento bélico ao longo do guerra, o que  acabou por se verificar decisivo na fase final. Quando a maré se inverteu, a  Alemanha voltou novamente a virar-se para a investigação de armas altamente  sofisticadas, num acto desesperado de voltar a virar o rumo do conflito.

Essas armas extraordinárias ou “wunderwaffe” chegaram já tarde demais ao  teatro de guerra mas, e se tivessem chegado mais cedo?

 WunderWaffe 1 – Visão Vampiro

alemanha nazi hitler armas

A Sturmgewehr 44  foi o primeiro rifle de assalto, similar às modernas M-16 e Kalashnikov AK-47. O  ZG 1229, também conhecido pelo nome código vampiro, podira ser utilizado por sinppers à noite, através da sua visão por infra-vermelhos. Foi  utilizada nos últimos meses da guerra.

WunderWaffe 2 – Tanques Super-Pesados

alemanha nazi hitler armas

Os engenheiros Alemães trabalharam em inúmeros desenhos de tanques  super-pesados e o Panzerkampfwagen VIII Maus foi o modelo mais pesado a ser  feito em protótipo durante a Guerra. Este tanque pesava cerca de 180 toneladas.

A versão Bear com 1.500 toneladas carregava dois canhões de 800mm e  dois auxiliares de 150mm em torres rotativas atrás. Para locomover esta  gigantesca estrutura eram necessários quatro motores diesel de submarino  U-boat.

alemanha nazi hitler armas

alemanha nazi hitler armas

WunderWaffe 3 – O primeiro míssil de cruzeiro do mundo

alemanha nazi hitler armas

Propulsionada a jacto, as V-1 começaram a ser lançadas logo depois do dia D,  a 13 de Junho de 1944.

alemanha nazi hitler armas

WunderWaffe 4 – O primeiro ICBM – missil balístico inter  continental

alemanha nazi hitler armas

Sucessor da v-1, a V-2 foi o primeiro objecto feito pelo homem a alcançar o  voo espacial sub-orbital. Viajando a velocidades que alcançavam os 4.000 km/h,  era impossível de interceptar e alcançava o alvo mais rápido que a velocidade do  som.

Os Foguetes V-2 possuíam um grau de sofisticação elevado para a época, o que  os tornava caros face ao poder destrutivo da sua pequena ogiva convencional.  Eram lançados a partir de estações móveis, e quando utilizados contra os civis  na cidade de Londres, lançaram o medo e pânico entre a população.

Cerca de 3.000 V-2 foram disparadas contra os aliados, matando cerca de 7.000  civis e militares, somente cessando o lançamento quando as forças do Reich foram  obrigadas a recuar para além do alcance da arma. Se os alemães tivessem tido  mais tempo, o rumo da guerra poderia ser bem diferente, pois o programa em curso  incluía ogivas nucleares (em desenvolvimento) ou opções químicas e biológicas  que nunca chegaram a ser utilizadas.

WunderWaffe 5 – O avião com propulsão a Jacto

alemanha nazi hitler armas Messerschmitt Me 262

A aplicabilidade do propulsor a jacto a um avião militar, foi também um dos  muitos caminhos percorridos pela máquina militar Alemã. Os engenheiros, para  além de desenharem o modelo e protótipo, criaram condições para que este  entrasse ao serviço antes do final da guerra mas, não em número suficiente que  mudasse o curso da mesma a favor da Alemanha. O Messerschmitt Me 262 apesar de  incrivelmente avançado, tinha ainda prestações pobres em combate por não estar  substancialmente desenvolvido. Apesar disso, o Me262 reclamou mais de 500  vitórias, perdendo-se 100 aeronaves Alemãs.

alemanha nazi hitler armas Messerschmitt Me 163 – propulcionado a motores  de foguete

Como sucessor do Me 262 estava a ser projectado o Ta-183 que somente foi  testado em túneis de vento à data do termo do conflito. Curiosamente, anos mais  tarde os Soviéticos  projectaram um versátil caça de combate, o temível MIG-15,  cujas semelhanças com o protótipo Alemão, apesar de categóricamente desmentido  pelo regime soviético, são por demais evidentes.

alemanha nazi hitler armas

alemanha nazi hitler armas Protótipo Alemão do Ta-183

alemanha nazi hitler armas Mikoyan-Gurevich MiG-15

WunderWaffe 6 – Bombardeiro Sub-Orbital

alemanha nazi hitler armas

Silbervogel, ou Silverbird, era um bombardeiro táctico sub-orbital  propulcionado por foguetes. Chegou a ser testado em túnel de vento mas não foi  fabricado nenhum protótipo. É, no entanto, um gigantesco passo em termos de  engenharia e visão de futuro, antevendo toda uma linha de veículos espaciais,  como o Space Shuttle. Os cientistas Alemães acreditavam que o Pássaro  Prateado poderia atravessar todo o atlantico com uma carga de 4.000 Kg,  alcançando o continente Americano. O voo seria feito sem escalas, pousando no  Pacífico, em território Japonês.

alemanha nazi hitler armas

WunderWaffe 7 – Asa Voadora

alemanha nazi hitler armas Horten H1

A asa voadora é uma aeronave de asa fixa que não possui nenhuma fuselagem.  Todo o equipamento e tripulação é colocado dentro da estrutura principal da asa.  Teoricamente, a “asa” é o avião mais eficiente do ponto de vista da aerodinâmica  e peso estrutural. Argumenta-se que a ausência de quaisquer componentes externos  e o poder elevatório da própria estrutura, proporcionam esse benefício. No  entanto, como se tem vindo a provar ao longo dos anos, a complexidade e custo  desta configuração é muito grande, permitindo que tenha uma aplicabilidade  prática algo limitada na aeronautica civil moderna. O Horten H1, voou pela  primeira vez em 1944. Depois da guerra, muitos protótipos surgiram com base na  investigação Alemã.

Muitas outras armas fantásticas foram produzidas e testadas na tentativa de  alcançar vantagem militar, nomeadamente, o helicóptero moderno, o canhão solar – que faria convergir os raios solares por  forma a derreter aviões, máquina de Vortices – destinada criar tornados  artificiais, ou o canhão de ar – que criaria condições atmosféricas  impraticáveis para os aviões aliados.

Algumas destas tecnologias militares Alemãs permitiram que na última metade  do século XX os Estados Unidos e a União Soviética protagonizassem uma  gigantesca corrida às armas, aperfeiçoando muitos dos conceitos criados em  primeira mão pela Alemanha. Outras, foram utilizadas para outros fins, mais bem  pacíficos.

Fonte:  Obvious

2 comentários em “Armas extraordinárias da alemanha nazi – avanços tecnológicos

Comentários não permitidos.