Parlamento suíço vota pela suspensão da compra de caças Gripen

A Comissão de Defesa do Parlamento suíço votou a favor de suspender a compra de 22 caças Gripen da Saab AB, pedindo ao governo para obter informações adicionais.

 SAAB GRipen Swiizerland

“Estamos colocando o negócio Gripen em espera até que algumas questões importantes sejam respondidas e o acordo definitivo possa estar disponível,” disse Beta Flach no seu perfil do Twitter, um parlamentar do partido Liberal Verde e membro da comissão. Uma porta-voz do Ministério da Defesa confirmou o resultado da votação, recusando-se a fazer mais comentários.

A Suíça planeja gastar cerca de 3,1 bilhões de francos suíços (US$ 3,3 bilhões) nas aeronaves fabricadas pela Saab, baseada em Linkoeping, no sul de Estocolmo, para substituir os antigos caças Northrop F-5 Tigers. A votação de hoje é a segunda derrota parlamentar para a aquisição, após um nível superior no mês passado não conseguir aprovar o financiamento.

A compra é polêmica porque exige cortes de gastos em outras áreas, já que um orçamento equilibrado está consagrado na Constituição da Suíça. O acordo Gripen também poderá enfrentar um referendo nacional.

A EADS escreveu uma carta ao parlamento oferecendo suprir a Suíça com caças Eurofighters para 1,5 bilhões de francos, informou hoje o jornal Blick, sem dizer onde obteve a informação. Isso vem após uma posição semelhante feita pela Dassault Aviation, em janeiro, de acordo com o jornal Sonntagszeitung. Ambas as empresas perderam da Saab na licitação inicial.

Fonte: Bloomberg – Tradução: Cavok