Al-Qaeda do Iraque anuncia aliança com um grupo guerrilheiro de oposição na síria

Syria Al qaeda

Tradução e adaptação do texto: konner

O braço iraquiano da rede terrorista internacional Al Qaeda anunciou em seu site que se juntou ao grupo de oposição sírio Jabhat al-Nusra na luta contra Bashar Asad, relatou a emissora Al Jazeera.

Os EUA já havia incluído o grupo Jabhat al-Nusra na lista de organizações terroristas no final de 2012, para denunciar as suas ligações com a Al-Qaeda e sua responsabilidade por vários ataques na Síria.

Anteriormente, o Jabhat al-Nusra nunca havia sido identificado como parte da rede terrorista internacional. Essa revelação pode complicar o fornecimento de armas à oposição síria, diz a Al Jazeera.

Em março, o presidente da França, François Hollande, exigiu que a UE suspendesse o embargo de fornecimento de armas à oposição síria. Cidadãos e empresas norte-americanos já haviam sido autorizados a transferir recursos e serviços em uma concessão feita pelo governo.

Mais tarde, Hollande chegou a dizer que as armas só poderiam ser fornecidas no caso de haver a certeza de que elas não cairiam nas mãos de terroristas.

A partir de Março de 2011, há na Síria o cenário de um violento confronto armado entre o governo e a oposição, sendo o governo apoiado pelo Irã, Rússia e China, e a oposição, apoiada e financiada pelos países ocidentais junto com as monarquias do Golfo. Esse conflito já custou à vida de cerca de 70.000 pessoas, segundo a ONU.

Fonte: RIA NOVOST