Morre Margaret Thatcher – a “Dama de Ferro”

Ex-ministra britânica entre 1979 e 1990, Margaret Thatcher morreu aos 87 anos esta manhã. Segundo dados preliminares, a causa da morte foi um acidente vascular cerebral.

thatcher03e

A ex-primeira ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, morreu nesta segunda-feira aos 87 anos. Ela foi vítima de um acidente vascular cerebral, segundo informou seu porta-voz lorde Tim Bell.

“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu tranquilamente depois de um derrame cerebral esta manhã”, afirmou o porta-voz em comunicado.

Thatcher, do Partido Conservador e conhecida como a Dama de Ferro, foi a primeira e única mulher a chegar ao posto de primeira-ministra do Reino Unido. Ela governou o país durante três mandatos entre 1979 e 1990, o maior período contínuo no governo para um premiê britânico desde o início do século XIX. Thatcher era a chefe do governo britânico durante a Guerra das Malvinas, com a Argentina, de 1982.

Nascida Margaret Roberts, em 13 de outubro de 1925, na localidade de Grantham, Thatcher entrou na política em 1959 ao ser eleita deputada pelo distrito londrino de Finchley. Ela teve uma carreira meteórica e chegou a liderança do partido Conservador em 1975, quando venceu Edward Heath, que foi primeiro-ministro entre 1970 e 1974. Após ganhar as eleições gerais em 1979, Thatcher conseguiu mais dois mandatos, em 1983 e 1987.

Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica. Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: a Dama de Ferro apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista.

A antiga chefe de governo britânico sofria de alzheimer e estava há vários anos reclusa em sua casa no centro de Londres. Ela começou a sofrer problemas graves de saúde a partir de 2002, um ano antes da morte de seu marido Denis, o que a afetou profundamente, e suas aparições na vida pública ficaram cada vez mais escassas desde então. Em 2008, sua filha Carol revelou em um livro de memórias que a mãe sofria demência senil há sete anos. Também havia sofrido vários ataques cerebrais.

O governo britânico informou após o anúncio da morte que Margaret Thatcher terá um funeral cerimonial na Catedral de St. Paul e descartou um funeral de Estado. “Downing Street pode anunciar que, com o consentimento da rainha (Elizabeth II), Lady Thatcher receberá um funeral cerimonial com honras militares”, diz um comunicado oficial, sem informar uma data.

margaret-thatcher-obito-afp

Margaret Thatcher em imagem de junho de 2010 – Foto: AFP

Grã-Bretanha perde “grande líder” em Thatcher, diz premiê Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse nesta segunda-feira que foi com grande tristeza que tomou conhecimento da morte de Margaret Thatcher, sua antecessora como líder conservadora e premiê, que governou de 1979 a 1990.

“Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e um grande britânica”, disse Cameron em comunicado logo após um porta-voz da família Thatcher confirmar que a ex-primeira ministra morreu pacificamente após um acidente vascular cerebral.

A rainha Elizabeth também expressou tristeza e disse que enviaria uma mensagem privada de solidariedade à família Thatcher.

Thatcher contribuiu para a queda do comunismo, diz Lech Walesa

O ex-presidente polonês e histórico líder do sindicato Solidariedade, Lech Walesa, afirmou nesta segunda-feira (8) que a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, falecida aos 87 anos, contribuiu para a queda do comunismo na Europa.

“Lástima. Era uma grande personalidade que fez muito pelo mundo, que contribuiu para a queda do comunismo na Polônia e no leste europeu, com (o presidente americano também falecido) Ronald Reagan, o Papa João Paulo II e o sindicato Solidariedade”, declarou Lech Walesa, emocionado, falando à AFP.

Thatcher era uma personalidade corajosa, diz Kissinger

O ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger afirmou nesta segunda-feira que a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, falecida aos 87 anos, era uma “personalidade corajosa”.

“Foi uma personalidade corajosa, uma mulher que aprendeu que um líder deve ter convicções firmes, porque as pessoas não têm como decidir por elas mesmas a menos que seus líderes lhes indiquem a direção a seguir”, afirmou à CNN o secretário de Estado de Richard Nixon e Gerald Ford.

“Ela não acreditava que seu trabalho consistia em alcançar compromissos, e sim em ter convicções”, afirmou Kissinger, Prêmio Nobel da Paz 1973. Ele também evocou o gosto de Thatcher por discutir sobre política externa e “sua capacidade de expressar claramente seu ponto de vista, conservando uma abertura de espírito pelo outro”.

Barroso: Thatcher será recordada por contribuições e reservas à UE

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, expressou nesta segunda-feira suas condolências pela morte da ex-primeira ministra britânica conservadora Margaret Thatcher e destacou que a política conservadora será lembrada tanto por suas “contribuições” como pelas “reservas” em relação à União Europeia (UE).

“Em meu nome e no da Comissão Europeia, gostaria de dizer que estou profundamente entristecido pela notícia da morte da baronesa Thatcher”, disse o chefe do Executivo comunitário em comunicado.

Barroso ressaltou que Thatcher foi a primeira mulher que ocupou o cargo de primeira-ministra no Reino Unido e defendeu que a governante “foi sem dúvida uma grande estadista” e uma figura “circunspecta, embora comprometida” com a UE. “Será recordada tanto por suas contribuições como por suas reservas ao nosso projeto comum”, disse Barroso.

O presidente da Comissão Europeia lembrou que Thatcher assinou o Ata Única Europeia e ajudou a criar o mercado comum no continente. Barroso também afirmou que Thatcher liderou os esforços para “incorporar à família europeia os países do centro e do leste da Europa que estavam formalmente detrás da Cortina de Ferro”. “O Reino Unido, sob a liderança de Thatcher, apoiou muito a ampliação da União Europeia”, destacou o político português.

Barroso assinalou igualmente que seu legado teve grande influência na hora de “formar o Reino Unido que conhecemos hoje em dia” e seu papel na UE, “que perdura até hoje”.

Thatcher foi grande política e pessoa brilhante, diz Gorbachev

Após receber a notícia da morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher nesta segunda-feira, o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev declarou que a mesma era “uma grande política e, acima de tudo, uma pessoa brilhante”.

“Ficará para sempre na história e em nossa memória”, declarou o último líder soviético em entrevista à agência Interfax. Gorbachev destacou que Thatcher era uma política cujas palavras tinham “grande peso” e afirmou que sua morte é tida como uma “triste notícia”.

Além de ter exaltado a figura da ex-primeira ministra britânica, Gorbatchev expressou suas sinceras condolências aos familiares de Thatcher e acrescentou que sabia que Thatcher estava gravemente doente.

“Nossa primeira reunião, em 1984, marcou o começo de nossas relações pessoais, que, às vezes, eram complexas – com altos e baixos -, mas sempre sérias e responsáveis por ambas as partes”, lembrou o ex-presidente soviético.

Gorbachev e Thatcher se reuniram pela primeira vez no final de 1984 em Londres. Na ocasião, Thatcher estava há mais de cinco anos à frente do governo britânico, enquanto Gorbachev era só uma jovem estrela ascendente da política soviética, embora já fosse considerado como sucessor de Konstantín Chernenko à frente do Kremlin.

“Eu gosto de Mikhail Gorbachev. É um homem com o qual se pode conversar”, declarou a chamada “Dama de Ferro” logo após essa reunião, que, segundo fontes do governo britânico na época, teve uma duração de cinco horas e transcorreu em um ambiente “muito amigável”.

“Pouco a pouco estabelecemos uma relação cada vez mais amistosa e, no final das contas, conseguimos chegar a um entendimento, o que simbolizou uma contribuição na mudança de clima entre nosso país e o Ocidente no final da Guerra Fria”, lembrou hoje Gorbachev.

Mundo perdeu campeã da liberdade, diz Obama sobre morte de Thatcher

O presidente Barack Obama afirmou que, com a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, os Estados Unidos perderam uma verdadeira amiga e o mundo uma defensora da liberdade. “O mundo perdeu uma grande campeã da liberdade”, disse Obama em comunicado.

“Como partidária sem complexos de nossa aliança transatlântica, sabia que, com força e determinação, podíamos ganhar a Guerra Fria e estender a promessa de liberdade”, diz a nota do presidente americano.

“Aqui na América, muitos de nós nunca vão esquecer que ela se manteve ombro a ombro com o Presidente, lembrando ao mundo que nós não somos simplesmente carregados pelos eventos da história – nós podemos moldá-los com convicção moral, coragem inflexível e vontade de ferro”, disse Obama. “Como primeira-ministra, ela ajudou a restaurar a confiança e o orgulho que sempre foram a marca do Reino Unido no seu auge”.

Segundo Obama, Thatcher mostrou para “nossas filhas” que não há teto de vidro que não possa ser quebrado.

Thatcher, conhecida como Dama de Ferro, morreu nesta segunda-feira aos 87 anos vítima de um derrame cerebral. Ela foi primeira-ministra do Reino Unido por três mandatos, entre 1979 e 1990, quando renunciou ao cargo.

Merkel lembra Thatcher como uma ‘líder extraordinária’

A chanceler alemã Angela Merkel homenageou Margaret Thatcher, falecida nesta segunda-feira, ao classificá-la de “líder extraordinária de nossa época”. “Soube com grande tristeza da morte de Margaret Thatcher. Primeira-ministra durante muitos anos, marcou a Grã-Bretanha moderna como poucos o fizeram, antes ou depois dela. Foi uma líder extraordinária de nossa época”, declarou Merkel citada em um comunicado.

Blair descreve Thatcher como figura “imponente” e com “impacto global”

O ex-primeiro-ministro trabalhista do Reino Unido Tony Blair disse nesta segunda que Margaret Thatcher, que morreu hoje aos 87 anos, foi uma figura política “imponente” e teve um profundo “impacto global”.

“Muito poucos líderes conseguiram mudar não só o panorama político de seu país, mas do mundo inteiro”, afirmou Blair em um comunicado. Margaret Thatcher, que governou o Reino Unido de 1979 até 1980, era “uma verdadeira líder”, acrescentou.

Blair disse que “algumas das mudanças” realizadas por Thatcher se mantiveram, “pelo menos em certos aspectos”, quando ele se tornou primeiro-ministro, em 1997, e também foram imitadas por “governos de todo o mundo”.

Além disso, Blair elogiou a personalidade de Thatcher: “como pessoa era amável e de espírito generoso e sempre se mostrou incrivelmente disposta a me ajudar como primeiro-ministro, apesar de sermos de pólos políticos opostos”.

“Inclusive se não concordava com ela em certos aspectos, em algumas ocasiões fortemente em desacordo, não poderia deixar de respeitar sua personalidade e sua contribuição à nação britânica”, disse Blair, que foi líder do Partido Trabalhista entre 1994 e 2007.

Fonte: Terra

3 Comentários

Comentários não permitidos.