Imagens espaciais da Astrium de seis estádios brasileiros

Pleiades

  • Os satélites Pléiades, operados pela Astrium Services, tiraram fotos em altíssima resolução de seis estádios no Brasil
  • As imagens em alta resolução podem ser baixadas aqui: ftp://ftp.astrium-geo.com/BrazilStadiums/

 8 de abril de 2013 – Usando os satélites Pléiades, a Astrium, líder da indústria espacial na Europa, acabou de produzir imagens de altíssima resolução de seis estádios no Brasil. Estas imagens estão disponíveis para a imprensa de forma gratuita e em alta resolução no endereço: ftp://ftp.astrium-geo.com/BrazilStadiums/.

 

As imagens captadas pelos satélites Pléiades mostram seis estádios: o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o Estádio Nacional, em Brasília, o Estádio Castelão, em Fortaleza, o Arena Pernambuco, em Recife, o Arena Fonte Nova, em Salvador, e o famoso Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

 mineirao

Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

 brasilia

Estádio Nacional, em Brasília (DF).

 fortaleza

Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).

 pernambuco

Arena Pernambuco, em Recife (PE).

 salvador

Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

rioEstádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Estes seis estádios estão atualmente sendo reformados ou reconstruídos. O Brasil também está construindo seis estádios totalmente novos, que serão fotografados pelos satélites Pléiades. As imagens vão fornecer um acompanhamento mês a mês, via GO Monitor, incluindo o local de construção do futuro Estádio Arena São Paulo.

GO Monitor é um serviço de monitoramento civil via satélite oferecido pela Astrium Services e projetado para monitorar mudanças em locais (por exemplo, um local de construção com uma superestrutura). A capacidade de revisita dos satélites Pléiades e SPOT 6 permite aos especialistas de interpretação do Go Monitor da Astrium Services (geólogos, intérpretes de movimento de superfície, especialistas offshore, etc) enviar imagens analisadas de forma rápida e regular, por meio de alertas de e-mails automáticos e um site seguro acessível 24 horas por dia todos os dias

Os Pléiades 1A e 1B são os primeiros satélites de observação da Terra de altíssima resolução da Europa, e estão posicionados 180° separadamente em uma mesma órbita heliosíncrona quase polar, a uma altitude de 695 km. Eles oferecem um desempenho excepcional no mercado civil: uma resolução de 50 cm, uma largura de cobertura de 20 km e uma excelente flexibilidade (rápida pontaria), permitindo múltiplos modos de aquisição de imagens (estéreo, mosaico, corredor, alvo). Graças à sua capacidade incomparável de produzir 900 imagens por dia, eles também oferecem grandes vantagens operacionais aos usuários.

A constelação SPOT 6 e SPOT 7 vai operar juntamente com os Pléiades e vai oferecer dados de 1,5 metros de resolução com uma largura de  imagem maior (60 km) para o mapeamento de áreas muito extensas. As constelações Pléiades (1A e 1B) e SPOT 6 e 7 ficarão estacionadas  em pontos eqüidistantes na mesma órbita em torno da Terra, tornando a Astrium Services a primeira operadora no mundo capaz de oferecer uma gama completa de dados de observação da Terra em diferentes resoluções (de média a altíssima resolução). Isso significa que um determinado ponto em qualquer lugar do mundo agora estará visível em alta e altíssima resolução diariamente.

 

In Press Oficina Assessoria de Comunicação

Informações à Imprensa: Alexandre Gonzaga, Tel.: +55 61 8428.9837, alexandre.gonzaga@inpressoficina.com.br

Para mais informações sobre a Astrium, acesse: http://www.astrium.eads.net/all-the-space-you-need/

 Sobre a Astrium

Together, pioneering excellence

 

A Astrium, protagonista absoluta da indústria aeroespacial europeia e terceiro maior nome do setor no plano internacional, é a única empresa no mundo a operar em todos os segmentos relacionados com sistemas, equipamentos e serviços aeroespaciais nas áreas civil e militar.

Em 2012, a Astrium obteve um faturamento superior a 5,8 bilhões de euros, com 18 mil funcionários atuando em todos os continentes.

Suas operações se focalizam em três principais setores e são desenvolvidas pelas seguintes divisões: Astrium Space Transportation, responsável pela realização de lançadores, sistemas orbitais e exploração espacial; Astrium Satellites, um dos maiores fornecedores de soluções em sistemas satelitais, como satélites, segmentos de solo, cargas úteis e equipamentos; e Astrium Services, parceira na prestação de serviços espaciais para missões críticas e fornecedora de soluções fixas e móveis completas, incluindo satcoms, redes comerciais de alta segurança, ou ainda serviços de geoinformação sob medida para todas as regiões do mundo.

A Astrium é uma filial do grupo EADS, líder mundial do setor de aeronáutica, espacial, defesa e serviços associados. Em 2012, o grupo – que reúne as empresas Airbus, Astrium, Cassidian e Eurocopter – gerou faturamento de 56,5 bilhões de euros, com mais de 140 mil funcionários.