Exército venezuelano incorpora lançador múltiplo de foguetes russo – Smerch

smerch

O Exército da Venezuela juntou os primeiros sistemas móveis BM-30 lançadores múltiplos de foguetes Smerch 300 milímetros, de um total de 12 unidades comprados na Rússia, em setembro de 2009.

O Smerch chegou ao país em carregamentos de armas recebidas pelo porto de Puerto Cabello, nos meses de dezembro e janeiro.

Eles foram designados para o 435 Grupo de Artilharia de Campo Múltipla de Rocket Launcher (GAC LCM) coronel Juan Vicente Bolívar y Ponte, pertencente à Brigada 43 Field Artillery baseada em Fort Conopoima, San Juan de Los Morros, estado Guárico especialmente sob o comando direto do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Nacionais bolivarianas.

O Smerch BM-30 (Tornado) é um lançador de foguetes russo concebido na era soviética, é projetado para destruir alvos como concentrações de tropas e veículos blindados e entraram em serviço com o Exército Vermelho em 1989.

O sistema é composto, entre outros componentes por: veículo lançador BM 9A52-2 carregados com foguetes TZM 9T234-2, Command Post / 1K123 e sistema de controle Vivary  de fogo, coleta de dados meteorológicos e veículo de manutenção Ulybka AM-2-70-V OMP.

Dependendo do tipo de munição utilizada, tem um alcance máximo de 70 a 90 km.

O Exército venezuelano tem também, o sistema de lançamento múltiplo de foguete BM-21-1 122 milímetros Grad, que é também de fabricação russa.

Fonte: FAVE CLUB

4 Comentários

Comentários não permitidos.