Coreia do Norte anuncia reativação de reator nuclear

Em nova provocação aos Estados Unidos e à Coreia do Sul, governo do ditador Kim Jong-Un anuncia reativação de complexo nuclear desativado em 2007.

Kin

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (02/04) que está “ajustando e reativando” todas as instalações do complexo nuclear de Yongbyon, o principal do país, incluindo um reator desativado em 2007 no âmbito de um acordo internacional de desarmamento.

Um porta-voz da agência de energia atômica da Coreia do Norte disse que serão tomadas medidas para o reinício das atividades do reator e para renovar as instalações, que poderão ser utilizadas tanto para a produção de energia elétrica como para fins militares, informou a agência de notícias estatal KCNA.

O anúncio é mais um da série de ameaças à Coreia do Sul e aos Estados Unidos feitas pelo regime do ditador Kim Jong-Un. Em resposta, os Estados Unidos já enviaram caças F-22 e um navio destróier, o USS Fitzgerald, à península coreana.

A China lamentou a decisão norte-coreana e apelou a “calma e contenção” na região. “Alcançar a desnuclearização da península coreana é a persistente posição da China”, disse um porta-voz do Ministério do Exterior. A China, que divide com a Coreia do Norte uma fronteira com mais de mil quilômetros de extensão, é a principal aliada do regime de Pyongyang.

No reator de Yongbyon, a Coreia do Norte havia produzido plutônio que poderia ser utilizado para a fabricação de armas nucleares. Algumas das principais instalações de Yongbyon haviam sido desativadas em virtude de um acordo firmado em 2007 entre Coreia do Norte, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão e Rússia.

Apesar do acordo, em 2010 a Coreia do Norte revelou que estava enriquecendo urânio em Yongbyon, mas apenas para uso civil, segundo o governo. A revelação foi feita durante uma visita de cientistas estrangeiros.

Revisão: Francis França

Fonte: DW.DE

1 Comentário

  1. Unquestionably believe that which you said. Your favorite justification
    appeared to be on the internet the easiest thing to be aware of.
    I say to you, I certainly get annoyed while people think about
    worries that they just do not know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without
    having side effect , people could take a signal. Will likely be back to get
    more. Thanks

Comentários não permitidos.