BRICS são responsáveis por 55% do crescimento econômico do Planeta

BRICS

Segundo o The Economist, os cinco países membros do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reuniram-se essa semana em Durban para discutir os interesses que, a cada dia mais, esses países partilham.

A sigla, que hoje corre mundo, foi cunhada por Jim O’Neill, estrategista do banco Goldman Sachs. Desde eentão, o grupo tornou-s um grupo formal de nações e incluiu a República Sul Africana, que não estava no grupo pensado por O’Neill.

Graças a essas grandes economias em desenvolvimento, o PIB mundial cresceu 2,5% no último trimestre do ano passado. Só os BRICS geraram 55% do crescimento mundial, a partir do final de 2009.

Obrigadas a arrastar às costas as próprias dívidas e submetidas às políticas de austeridade, os 23 demais países do mundo dito “desenvolvido” geraram apenas 20% do crescimento mundial.

Fonte: The Economist

1 Comentário

  1. E.M.Pinto. Gostaria de saber se o senhor acha possível uma moeda única do brics com lastro no ouro. Já faz parte da estratégia já que as forças armadas destes países em grande parte não fogem da esfera tecnológica deste grupo?

    Quero supracitar que fico feliz por o planobrasil ter voltado. A qualidade editorial é ímpar. Não sei quais foram os parcaminhos.. planobrasil.com.. planobrazil.com.. depois sumiu. O importante é que está voltando e os admiradores da boa notícia ficam felizes com isto.

Comentários não permitidos.