Vietnã receberá ainda em 2013 o seu primeiro submarino da classe KILO

 

Submarino Kilo Vietnam

Langkawi (Malásia), 29 de março (RIA Novosti)

Tradução e adaptação  E.M.Pinto Plano Brasil

O primeiro de seis submarinos diesel-elétricos classe Varshavyanka  (Projeto 636m) será entregue ao Vietnã como previsto, ainda em 2013,  segundo informou nesta sexta-feira o porta-voz do estaleiro Verfi Admiralteiskie em São Petersburgo.

A classe Varshavyanka é uma versão melhorada dos submarinos da classe Kilo, com tecnologia stealth, alcance de combate prolongado e capacidade para atacar alvos na superfície,  terra, e debaixo d’água.
“O primeiro navio está passando por testes no mar. Ele será entregue ao Vietnã ainda este ano “,  diretor-geral Igor Vilnit da Rubin Design Bureau  informou aos jornalistas na feira  LIMA-2013  que ocorre na Malásia.

O Vietnã encomendou em 2009, uma frota de seis submarinos de fabricação russa, em um passo visto como um esforço para contrabalançar a influência da China em expansão marítima na região. O contrato, prevê também a formação das tripulações em um submarino na Rússia, é declaradamente de US $ 2 bilhões.

Vilnit disse que a construção da embarcação está indo de acordo com o cronograma especificado no contrato.
Os submarinos estão sendo construídos no estaleiro Verfi Admiralteiskie em São Petersburgo. Todos os seis barcos deverão ser entregues até 2016.
O Projeto 636  é de uma classe de navios capaz de deslocar 3.100 toneladas, atingir velocidades de 20 nós, e poder mergulhar até 300 metros, transportando tripulações de 52 pessoas.
Os submarinos,  dispõem de tubos de torpedo 533 milímetros, minas e mísseis de cruzeiro 3M54 Kalibr (OTAN SS-N-27 Sizzler) , são destinados principalmente para missões de navegação e anti-submarino em águas relativamente rasas.

Fonte: Ria NOVOSTI