Rússia desenvolve frota de submarinos pigmeus

Piranha
Projeto 865 codinome “Piranha”

Tradução e adaptação: E.M.Pinto, Plano Brasil

Projetistas e construtores navais russos estão trabalhando no desenvolvimento de novos “Super Mini” submarinos (pigmeus), informou nesta sexta o vice-presidente da United Shipbuilding Corporation Igor Zakharov.

Segundo ele, os trabalhos que encontram-se em dinâmico processo em São Petersburgo baseamse nos projetos da  Malakhit e que o comando da Marinha vem demonstrando interesse no projeto.
Alexander Terenov, um conselheiro do diretor-geral Malakhit, disse que o Projeto 865 codinome “Piranha” poderia ser plenamente equipados para uma gama de operações e poderia ser perfeitamente equipado com  mísseis e sistemas de torpedos.

Submarine history russian

Os piranhas deslocavam 319 ton, possuiam 28,3 m de comprimento, 4,7 de boca e uma altura de 5,1 m, desenvolviam uma velocidade máxima de até 7 nós e atingiam até 200 m de profundidade. Os dois naviso deram baixa da Marinah Russa entre 1991 e 1999.

Os navios poderiam ser empregados para a proteção de instalações navais e  operados por  pequenas tripulações extremamente reduzidas, à também reduzidos custos operacionais.

O Projeto 865 é oriundo da guerra fria, apenas dois navios foram construídos. Os ” Piranhas”  são submarinos pigmeus  projetados para operações especiais e extremamente silenciosos.

Fonte: RIA Novosti