China reforçará sua presença na Antártica com duas novas bases, além das três bases já existentes, Shangsheng, Zhongshan e Kunlun

Xue Long (Dragão de Neve)
Sugestão: Gérsio Mutti
“… a China, maior consumidora de energia do mundo, tenta consolidar sua presença na Antártica, que contém grandes reservas de hidrocarbonetos, e o degelo permite um acesso mais fácil aos recursos minerais desta região estratégica.”

A China reforçará sua presença na Antártica com a construção, prevista para antes de 2015, de duas novas estações de pesquisas, informou nesta sexta-feira (29) a Administração Estatal dos Oceanos.

Uma destas bases será utilizada unicamente no verão, de dezembro a março, e a outra funcionará o ano todo, acrescentou a agência de notícias Xinhua. A China já tem três bases chamadas Shangsheng (‘Grande Muralha’), Zhongshan e Kunlun no continente branco.

[embedplusvideo height=”380″ width=”550″ standard=”http://www.youtube.com/v/Je0ED2E78rM?fs=1″ vars=”ytid=Je0ED2E78rM&width=550&height=380&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep6744″ /]

Em meados de março, os Estados Unidos pediram, como já haviam feito a Austrália e Nova Zelândia, a criação de santuários marinhos na Antártica. Grupos ambientalistas tentam conseguir a proibição da pesca na região.

A União Europeia e a Austrália também querem proteger 1,9 milhão de quilômetros quadrados da frágil costa da Antártica oriental.

No entanto, a China, maior consumidora de energia do mundo, tenta consolidar sua presença na Antártica, que contém grandes reservas de hidrocarbonetos, e o degelo permite um acesso mais fácil aos recursos minerais desta região estratégica.

Foto: Navio de Investigação e Quebra-Gelo chinês Xue Long (Dragão de Neve)

Fonte: AFP via UOL 

1 Comentário

  1. Venho dizendo que deveríamos ter uma base verdadeiramente em solo antártico, quem sabem em Terra de Marie Byrd, área não reivindicada por ninguém. Mas isso exigiria um maior investimento e seriedade de nossa parte.

Comentários não permitidos.