Operação “ADEREX-I/2013” adestramentos e exercícios reais na “Amazônia Azul”

SH 60Foram nove dias de exercícios operativos no mar. Durante a Operação “ADEREX-I/2013”, realizada, no período de 19 a 27 de março de 2013, sob o comando da Segunda Divisão da Esquadra, mais de 700 militares, da Marinha do Brasil, participaram de atividades voltadas para o adestramento da Força Naval, com operações coordenadas focadas no aprimoramento de procedimentos táticos.

Nos dias 25 e 26 de março, após desatracação do porto de Santos em direção ao Rio de Janeiro, os navios do Grupo-Tarefa (GT) 703.1 – as Fragatas “Liberal” e “Bosisio” e o Navio-Tanque “Marajó”, fizeram o exercício de trânsito sob múltiplas ameaças, em prol do adestramento dos navios. Foi realizada, também, uma atividade de reabastecimento em voo (HIFR) na Fragata “Liberal”, com as aeronaves UH-14 e MH-16, bem como Transferência de Óleo no Mar (TOM) sob ameaça aérea, envolvendo todos os navios do GT. Ao final do dia 26, todas as tripulações se reuniram para o cerimonial à Bandeira Nacional, entoando o Hino Nacional.

Esse tipo de operação permite que as tripulações adquiram um crescente grau de adestramento e se tornem cada vez mais familiarizadas com os procedimentos e equipamentos, o que resulta em uma maior coordenação e agilidade das equipes componentes dos meios navais e aeronavais da Marinha do Brasil.

Fonte: NOMAR