Navio-patrulha Apa: enfoque na cooperação com a África

NaPpOc-Apa 121

Ministério da Defesa do Brasil

O navio-patrulha Apa, que em 11 de março partiu do porto de Portsmouth no Reino Unido com destino ao Brasil, participará de missões em cinco países africanos. A presença da embarcação nas águas do Atlântico Sul que banham o litoral ocidental da África integra o conjunto de iniciativas da defesa brasileira para estreitar a cooperação com as nações daquele continente.

Já incorporado à Marinha do Brasil, o Apa será utilizado principalmente no patrulhamento da chamada Amazônia Azul, ou seja, nas águas oceânicas contíguas ao território nacional. Os espaços marítimos brasileiros podem chegar a 4,5 milhões de quilômetros quadrados, uma área que corresponde, em tamanho, à Amazônia terrestre. Daí a expressão “Amazônia Azul”.

O Apa tem previsão de chegada ao Rio de Janeiro em maio de 2013. O primeiro país da África onde ele aportará será a Mauritânia. No final do ano passado, o ministro da Defesa da Mauritânia, Ahmedou Ould Mohamed Radh, realizou uma visita oficial ao Brasil e reuniu-se com o seu homólogo, Celso Amorim. Na ocasião, os dois ministros mencionaram a possibilidade da realização de um exercício conjunto entre as duas marinhas.

Depois da Mauritânia, o navio irá para Dacar (Senegal), Tema (Gana), Luanda (Angola) e Walvis Bay (Namíbia). A visita a este último país foi definida em fevereiro deste ano, durante uma viagem oficial da comitiva brasileira chefiada por Amorim à Windhoek, capital da Namíbia. Na época, os governos dos dois países manifestaram, em comunicado conjunto, a intenção de fortalecer as relações em defesa. Nos cinco países africanos serão realizados exercícios de demonstração de ações anti-pirataria e treinamentos entre navios.

Parte da cooperação brasileira na Namíbia se dá por meio de uma missão com cerca de 40 militares da Marinha do Brasil, sediados no porto de Walvis Bay, por onde o novo navio da Força Naval irá passar. Também estão previstas escalas na Espanha e em Portugal.

O Apa é o segundo do lote de três embarcações adquiridas pela Marinha do Brasil da empresa inglesa Bae Systems. O navio-oceânico foi incorporado à Força no dia 30 de novembro de 2012, quando recebeu o nome de Apa, uma referência direta ao rio do Pantanal. O próximo, Araguari, está previsto para ser incorporado ainda em 2013. O primeiro a chegar ao Brasil foi o Amazonas, incorporado à Marinha em 2012.

De acordo com a Força Naval, a principal característica desses novos navios-patrulha é a flexibilidade. As embarcações, informa a Marinha, podem ser utilizadas em diversas tarefas, tais como operações de patrulha naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão às atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica.

Especificações do Apa

Peso: 1.800 toneladas;

Comprimento total: 90,5 metros;

Deslocamento carregado: 2.170 toneladas;

Velocidade máxima: 25 nós (equivalente a 46 km/h);

Autonomia: 35 dias;

Capacidade de tropa embarcada: 51 militares;

Capacidade de transporte de carga: seis contêineres de 15 toneladas;

Armamento: um canhão de 30mm e duas metralhadoras de 25mm;

Tripulação: 11 oficiais, 21 suboficiais e sargentos e 48 cabos e marinheiros.

Fonte: Ministério da Defesa do Brasil via Diálogo das Américas