Marinha do Brasil realiza “PASSEX” com a Marinha Nacional da França

FREMM

Nos dias 4 e 5 de março, foi realizada a Operação “PASSEX” com a Fragata da Marinha Nacional da França “Aquitaine”, onde estiveram embarcados o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira,  o Coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha, Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, além de cinco Oficiais do Setor de Material da Marinha do Brasil.

O Grupo-Tarefa brasileiro teve como Capitânia a Corveta “Barroso”, onde esteve embarcado o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, que conduziu a operação na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Cabo Frio. Participaram também dessa Operação o Navio-Tanque “Marajó” e o Submarino “Timbira”, além de uma aeronave UH-12 e uma aeronave UH-14.

O propósito o mar; CASEX-A2 (exercício de Guerra Antissubmarina) e “pick-up” com a aeronave NH-90 da Marinha Nacional Francesa. da operação foi contribuir para a manutenção do nível de adestramento dos meios da Esquadra e para o incremento da interoperabilidade, cooperação e estreitamento dos laços de amizade entre as Marinhas do Brasil e da França. Na ocasião, foram conduzidos exercícios de “light-line” (aproximação entre navios e passagem de cabos); manobras táticas; transferência de óleo n

Fonte: NOMAR