Kawasaki Heavy Industries entrega os dois primeiros aviões de patrulha P-1 para a Força de Auto-Defesa Marítima do Japão

P1 JADMFA Kawasaki Heavy Industries, na terça-feira (26), entregou para a Força de Auto-Defesa Marítima do Japão (JMSDF) as duas primeiras aeronaves de patrulha marítima anti-submarina P-1. Veja a seguir o vídeo da cerimônia de entrega da primeira aeronave, realizada na Prefeitura de Gifu.

O Japão pretende adquirir cerca de 70 aeronaves P-1, que possui uma melhor capacidade de detectar submarinos, os quais devem substituir cerca de 80 antigos aviões de patrulha P-3C Orion. Os dois primeiros aviões serão utilizados a partir da Base Naval de Atsugi, na prefeitura de Kanagawa, e vão passar por testes de voo durante dois anos antes de inciair as missões de patrulha marítima.

A Kawasaki Heavy Industries trabalhou no projeto do P-1 com os técnicos do Instituto de Pesquisa e desenvolvimento do Ministério da Defesa do Japão. O programa foi adiado durante um ano devido a rachaduras na fuselagem.
[embedplusvideo height=”350″ width=”500″ standard=”http://www.youtube.com/v/r_BP3iOtHrU?fs=1″ vars=”ytid=r_BP3iOtHrU&width=500&height=350&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep6497″ /]

O quadrimotor P-1 é o primeiro avião do mundo a usar o sistema fly-by-light que envia sinais através de cabos de fibra óptica para controlar superfícies, evitando as ondas eletromagnéticas a partir dos sistemas eletrônicos que afetar o controle de vôo.

A empresa japonesa planeja entregar um total de 12 aeronaves P-1 para a JMSDF até o final do ano fical de 2016. O Kawasaki P-1 tem um custo unitário de cerca de US$ 217 milhões.

Fonte: Cavok