China inicia a construção dos novos DDG Type 055

Type 055-china Plano Brazil

Plano Brasil

E.M.Pinto

Desde 2012, os fóruns militares chineses relatam os trabalhos de desenvolvimento de um novo super Destroyer  chinês, mais poderoso que a recente classe Destroyer guiador de mísseis, DDG Type 52D, esta nova classe de navios que atende temporáriamente por Type 055 é muito mais armada e possui um poder de fogo nominal superior aos Cruzadores norte americanos da classe Ticonderoga. Fontes do top161.cn revelam que o projeto do destroyer chegou a sua fase de conclusão, e que o início da construção dos primeiros navios é eminente, recentemente as fontes do top161 confirmaram o início da construção da primeira belonave.

Apesar de maiores que os Type 52D os Type 055 serão mais furtivos e silenciosos, foram projetados tendo em conta as reduções nas assinaturas infravermelho e eletromagnética. Cogita-se inclusive a escolha da propulsão nuclear para estes navios, que a priori serão as escoltas de defesa aérea dos futuros navios aeródromos nucleares chineses.

Uma nova geração de radares multi-modo  com uma gama de 600 km, capaz de monitorar e controlar várias centenas de alvos e metas, engajar e destruir vários alvos simultâneos, terá interface imediata com o conjunto de dados do sistema de combate a transmissão de distribuição (datalink) semelhante ao Link-16 da Marinha dos EUA

O seu poder de fogo será de 3 a 5 vezes superior aos DDG da casse  Arleigh Burke e cerca de 2 vezes superiores aos cruzadores norte americanos da classe Ticonderoga.

Haverá quatro níveis de interceptação de mísseis, e pelo exposto, o navio possuirá uma notável capacidade de ataque a superfície.

Os navios serão equipados com uma arma de cano principal de 155 mm, que será posteriormente substituída por um canhão eletromagnético ou laser que está em desenvolvimento (vide foto).

Chinese_railgun

Os mísseis serão alocados em dois  VLS para 64 de mísseis superfície-ar, para  mísseis de cruzeiro, anti submarinos,  anti-navio. Cada tubo de lançamento vertical possui 16 metros de comprimento e pode ser equipado com uma gama de armas variável entre 01 e 08 mísseis. O número total de mísseis instalado pode variar entre 128 e 1024 mísseis.
A gama de armas será inicialmente baseada nos mísseis superfície- ar  Hongqi-10, anti navio  YJ-83 e nos lançadores de torpedo WHH004 para os novos torpedos anti-submarino e anti-navio. Serão ainda equipados com sistemas CIWIS
Tipo 1130.

Z-8,AEW&C AWACs Avicopter AC313 Aérospatiale Super Frelon radar People's Liberation Army Navy (PLAN or PLA Navy) An airborne early warning and control (AEW&C) AWAC Airborne Surveillance and Control (ASaC) ka-31 (1)
Na imagem a variante AEW

As Type 0055 serão equipadas com novos tipos de helicópteros anti-submarinos, aventa-se a possibilidade de uma versão anti submarina do Z 8, uma aeronave com maior capacidade que os atuais helicópteros destinados para esta função. A outra aeronave seria não tripuladas e encontra-se em desenvolvimento

UCAV china Plano Brasil

A fonte revela que um um grupo de combate chinês será composto por 01 m porta aviões 02 DDG Type 055 , 04 DDG Type 0052D e quatro fragatas Type 054A.

Características do navio:

Deslocamento: 12.000 ton totalmente carregado.
Comprimento: 183 m
Boca: 22 m
Propulsão: 08 Destroyers terão propulsão convencional e outros 08 serão equipados com propulsores nucleares,  para apoiar os grupos de  combate centrados nos  porta-aviões nucleares.
Velocidade: 35 nós

2 Comentários

  1. A China trabalha para se tornar de fato uma potência militar Global com capacidade de ação em qualquer lugar do planeta.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. China constrói o terceiro Destroyer Type 52D
  2. Surgem imagens da nova classe de Destroyers Anti aéreos Type 55 Chineses

Comentários não permitidos.