Plano Brasil
E.M.Pinto
Desde 2012, os fóruns militares chineses relatam os trabalhos de desenvolvimento de um novo super Destroyer chinês, mais poderoso que a recente classe Destroyer guiador de mísseis, DDG Type 52D, esta nova classe de navios que atende temporáriamente por Type 055 é muito mais armada e possui um poder de fogo nominal superior aos Cruzadores norte americanos da classe Ticonderoga. Fontes do top161.cn revelam que o projeto do destroyer chegou a sua fase de conclusão, e que o início da construção dos primeiros navios é eminente, recentemente as fontes do top161 confirmaram o início da construção da primeira belonave.
Apesar de maiores que os Type 52D os Type 055 serão mais furtivos e silenciosos, foram projetados tendo em conta as reduções nas assinaturas infravermelho e eletromagnética. Cogita-se inclusive a escolha da propulsão nuclear para estes navios, que a priori serão as escoltas de defesa aérea dos futuros navios aeródromos nucleares chineses.
Uma nova geração de radares multi-modo com uma gama de 600 km, capaz de monitorar e controlar várias centenas de alvos e metas, engajar e destruir vários alvos simultâneos, terá interface imediata com o conjunto de dados do sistema de combate a transmissão de distribuição (datalink) semelhante ao Link-16 da Marinha dos EUA
O seu poder de fogo será de 3 a 5 vezes superior aos DDG da casse Arleigh Burke e cerca de 2 vezes superiores aos cruzadores norte americanos da classe Ticonderoga.
Haverá quatro níveis de interceptação de mísseis, e pelo exposto, o navio possuirá uma notável capacidade de ataque a superfície.
Os navios serão equipados com uma arma de cano principal de 155 mm, que será posteriormente substituída por um canhão eletromagnético ou laser que está em desenvolvimento (vide foto).
Os mísseis serão alocados em dois VLS para 64 de mísseis superfície-ar, para mísseis de cruzeiro, anti submarinos, anti-navio. Cada tubo de lançamento vertical possui 16 metros de comprimento e pode ser equipado com uma gama de armas variável entre 01 e 08 mísseis. O número total de mísseis instalado pode variar entre 128 e 1024 mísseis.
A gama de armas será inicialmente baseada nos mísseis superfície- ar Hongqi-10, anti navio YJ-83 e nos lançadores de torpedo WHH004 para os novos torpedos anti-submarino e anti-navio. Serão ainda equipados com sistemas CIWIS
Tipo 1130.
As Type 0055 serão equipadas com novos tipos de helicópteros anti-submarinos, aventa-se a possibilidade de uma versão anti submarina do Z 8, uma aeronave com maior capacidade que os atuais helicópteros destinados para esta função. A outra aeronave seria não tripuladas e encontra-se em desenvolvimento
A fonte revela que um um grupo de combate chinês será composto por 01 m porta aviões 02 DDG Type 055 , 04 DDG Type 0052D e quatro fragatas Type 054A.
Características do navio:
Deslocamento: 12.000 ton totalmente carregado.
Comprimento: 183 m
Boca: 22 m
Propulsão: 08 Destroyers terão propulsão convencional e outros 08 serão equipados com propulsores nucleares, para apoiar os grupos de combate centrados nos porta-aviões nucleares.
Velocidade: 35 nós
A China trabalha para se tornar de fato uma potência militar Global com capacidade de ação em qualquer lugar do planeta.
queria o brasil com uns 04 desses