FAB receberá em breve mais dois helicópteros H-60L Black Hawk

Foto: FAB via Agência Força Aérea

Uma equipe de militares da Força Aérea Brasileira (FAB) pertencente ao Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAv), Esquadrão Harpia, unidade sediada em Manaus, AM, partiu no último domingo (08) para os Estados Unidos com a finalidade de transladar para o Brasil dois helicópteros Sikorsky H-60L Black Hawk.

As duas aeronaves partirão de Palm Beach, Estados Unidos, e durante o percurso sobrevoarão o mar do Caribe e América Central antes de ingressar no espaço aéreo sul-americano. A primeira escala prevista no Brasil será feita na Base Aérea de Boa Vista (BABV).

O Esquadrão Harpia já opera helicópteros H-60L desde agosto de 2006 quando os primeiros exemplares chegaram para substituir os veteranos Bell H-1 Iroquois, os quais foram transferidos para outras unidades.

Entre as missões realizadas pelo 7º/8° GAv, estão as de infiltração e exfiltração de tropas (utilizando as técnicas de Rapel, Pouso de Assalto e McGuire), Busca e Salvamento (SAR) e Busca e Salvamento em Combate (C-SAR), tanto na selva como no mar. Assim como o 1º/8º GAv, o Esquadrão Harpia também realiza missões de apoio social e humanitário com as populações ribeirinhas e indígenas, atuando principalmente nas campanhas de vacinação e apoio ao Ministério da Saúde.

Outro esquadrão da FAB usuário do modelo é o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAv), Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), RS. Em fevereiro de 2011 o Esquadrão Pantera recebeu seus dois primeiros H-60L para o cumprimento das mesmas missões que seu co-irmão Harpia.

A frota atual de Black Hawk da FAB é de 12 unidades distribuídas entre os dois esquadrões, sendo que há requisitos por parte do Comando da Aeronáutica para dobrar essa quantidade.

7 Comentários

  1. Lamento pelo fato de o Exército só ter 4 unidades de s-70. Porque será que o Exército não foi contemplado com mais unidades?

  2. muito bom, o falcãozão e lindo, um substituto a altura para os sapões,a fab esta muito bem servida, agora deve-se cobrar o aumento das unidades do exercito, so 4 não da !!!

  3. Um exelente Helicoptero. Os mecânicos e pilotos da FAB o adoram, por sua baixa necessidade de manutenção e robustes. Não é a toa que estão na região amazonica. O Brasil deveria fabrica-lo sob licença. como faz a Tailandia

  4. Se consideram que me sinto a vontade com ironias como a que irei expor quanto à defesa nacional estão enganados. Mostra sim a minha indignação perante a situação.
    “Pra resgatar pescador no mar? Pra salvar gente de enchente?” Não sou contra, só considero que é muita arrecadação pra pouco. Diminuem as despesas administrativas jogando pra cima da iniciativa privada a responsabilidade “em parte” privatizando mil coisas, para depois formar mais depesas de cabides de emprego. aumenta a força dos bancos no país, para que os nacionais também possam aumentar as suas taxas, é mais arrecadação pro governo, e agora até os bombeiros, polícia militar, e defesa civil estão começando a definhar bem como as forças armadas estão fugindo do seu principal papel, resultado de mais uma política “sair da raia”. Depois vem falar que o problema é da economia! Sorte que isto não é uma áfrica da vida, senão já teria-se dividido em 50 nações diferentes. “Tem muita teta pra pouca mama ainda.” Ou azar!.. Já que historicamente as sociedades iniciam revoluções diante das dificuldades. Ainda vai ter muitas bolsas-tudo, e ufanismo ignorante para alienar a população.

Comentários não permitidos.