Defesa & Geopolítica

Coreia do Norte lança foguete; lançamento falhou, dizem EUA

Posted by

O governo da Coreia do Norte lançou na manhã desta sexta-feira (noite de quinta-feira em Brasília) um foguete ao espaço, de acordo com rede de televistão sul-coreana YTN e a agência de notícias Yonhap. O regime comunista afirma que o aparelho levará um satélite para observação astronômica.

O lançamento estava previsto para acontecer entre a quinta e a próxima segunda-feira (16) e desperta suspeitas dos Estados Unidos e de países da região, como Japão, Coreia do Sul, China e Rússia.

De acordo com a emissora de televisão americana CNN, a Casa Branca confirma a informação e diz que o lançamento pode ter falhado. O governo americano afirma que o foguete se partiu na atmosfera.

Oficialmente, o foguete, de 30 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, leva um satélite de observação da Terra, o Kwangmyongsong-3 (Estrela Brilhante) para coletar informações sobre as plantações, florestas e os recursos naturais da Coreia do Norte.

Mas os Estados Unidos e seus aliados, em particular a Coreia do Sul e o Japão, denunciam que trata-se de um teste disfarçado de míssil balístico de longo alcance, que poderá ser o primeiro passo, segundo fontes militares sul-coreanas, para um teste nuclear.

O primeiro estágio do foguete deve cair no mar Amarelo, a oeste da península coreana, e o segundo ao leste das Filipinas, sobrevoando uma parte das ilhas de Okinawa, na região sul do Japão. O foguete foi lançado do novo centro espacial construído na península de Cholsan, a 50 km da fronteira com a China.

Na quarta (11), a Coreia do Norte declarou que iniciou o abastecimento de combustível do foguete, mas não revelou a data exata do lançamento.

REAÇÕES

Na tarde desta quinta, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que os ministros de Relações Exteriores do G-8 devem tomar “medidas adicionais” se a Coreia do Norte faz o lançamento de um foguete, previsto para acontecer entre esta quinta e a próxima segunda-feira.

“Se Pyongyang proceder com isso, todos nós iremos de novo ao Conselho de Segurança [da ONU (Organização das Nações Unidas)] para tomar novas medidas”, disse Hillary aos jornalistas após uma reunião de chanceleres do G-8 em Washington.

Os Estados Unidos e países vizinhos da Coreia do Norte, como a Coreia do Sul, o Japão, a China e a Rússia, acreditam que o exercício espacial encobre um teste de mísseis de longo alcance.

Mais cedo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que é sul-coreano, manifestou “profunda preocupação” pelo lançamento e pediu ao regime comunista que cancele a atividade. “Espero que as autoridades da República Popular Democrática da Coreia escutem os pedidos”.

Ban Ki-moon lembrou que, caso Pyongyang lance o foguete, estará violando duas resoluções do Conselho de Segurança que proíbem atividades de lançamento com tecnologia de mísseis. “Se a Coreia do Norte faz esse lançamento, penso que os Estados membros debaterão a questão no Conselho”.

Fonte:  Folha

9 Comments

shared on wplocker.com