Coreia do Norte lança foguete; lançamento falhou, dizem EUA

O governo da Coreia do Norte lançou na manhã desta sexta-feira (noite de quinta-feira em Brasília) um foguete ao espaço, de acordo com rede de televistão sul-coreana YTN e a agência de notícias Yonhap. O regime comunista afirma que o aparelho levará um satélite para observação astronômica.

O lançamento estava previsto para acontecer entre a quinta e a próxima segunda-feira (16) e desperta suspeitas dos Estados Unidos e de países da região, como Japão, Coreia do Sul, China e Rússia.

De acordo com a emissora de televisão americana CNN, a Casa Branca confirma a informação e diz que o lançamento pode ter falhado. O governo americano afirma que o foguete se partiu na atmosfera.

Oficialmente, o foguete, de 30 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, leva um satélite de observação da Terra, o Kwangmyongsong-3 (Estrela Brilhante) para coletar informações sobre as plantações, florestas e os recursos naturais da Coreia do Norte.

Mas os Estados Unidos e seus aliados, em particular a Coreia do Sul e o Japão, denunciam que trata-se de um teste disfarçado de míssil balístico de longo alcance, que poderá ser o primeiro passo, segundo fontes militares sul-coreanas, para um teste nuclear.

O primeiro estágio do foguete deve cair no mar Amarelo, a oeste da península coreana, e o segundo ao leste das Filipinas, sobrevoando uma parte das ilhas de Okinawa, na região sul do Japão. O foguete foi lançado do novo centro espacial construído na península de Cholsan, a 50 km da fronteira com a China.

Na quarta (11), a Coreia do Norte declarou que iniciou o abastecimento de combustível do foguete, mas não revelou a data exata do lançamento.

REAÇÕES

Na tarde desta quinta, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que os ministros de Relações Exteriores do G-8 devem tomar “medidas adicionais” se a Coreia do Norte faz o lançamento de um foguete, previsto para acontecer entre esta quinta e a próxima segunda-feira.

“Se Pyongyang proceder com isso, todos nós iremos de novo ao Conselho de Segurança [da ONU (Organização das Nações Unidas)] para tomar novas medidas”, disse Hillary aos jornalistas após uma reunião de chanceleres do G-8 em Washington.

Os Estados Unidos e países vizinhos da Coreia do Norte, como a Coreia do Sul, o Japão, a China e a Rússia, acreditam que o exercício espacial encobre um teste de mísseis de longo alcance.

Mais cedo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que é sul-coreano, manifestou “profunda preocupação” pelo lançamento e pediu ao regime comunista que cancele a atividade. “Espero que as autoridades da República Popular Democrática da Coreia escutem os pedidos”.

Ban Ki-moon lembrou que, caso Pyongyang lance o foguete, estará violando duas resoluções do Conselho de Segurança que proíbem atividades de lançamento com tecnologia de mísseis. “Se a Coreia do Norte faz esse lançamento, penso que os Estados membros debaterão a questão no Conselho”.

Fonte:  Folha

9 Comentários

  1. Mais uma prova de que não se tratava de um satélite mas realmente de um teste de misseis. Ninguém “tenta” mandar um satélite, que no mínimo custaria alguns milhões de dólares, em um foguete com grandes probabilidades de falhas, que Nunca havia sido testado antes já que supostamente seria o primeiro “satélite” nacional norte-coreano.

  2. Satélite norte-coreano ‘falha ao tentar entrar em órbita’, confirma TV estatal

    **************(trechos do original)

    PYONGYANG – A televisão estatal norte-coreana confirmou há pouco que o satélite Kunmyongsong-3 “falhou na sua tentativa de entrar em órbita” na manhã desta sexta-feira e seus especialistas estão analisando as possíveis causas de falha.

    O lançamento foi feito às 7h40 da manhã, horário local, mas a informação só foi divulgada 4h30 depois.
    *********************************************

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,satelite-norte-coreano-falha-ao-tentar-entrar-em-orbita-confirma-tv-estatal,860352,0.htm

    EM TEMPO
    **********************

    Coreia do Sul tenta resgatar destroços de foguete

    A Marinha da Coreia do Sul iniciou nesta sexta-feira uma operação para recuperar os destroços do foguete da Coreia do Norte, que desintegrou-se após o lançamento e teve seus destroços lançados ao mar, informou um porta-voz militar sul-coreano.

    “Nós localizamos onde os destroços caíram e estamos fazendo esforços para resgatá-los,”, disse o porta-voz. O anúncio foi feito mesmo após a Coreia do Norte alertar, na semana passada, que não toleraria qualquer operação deste tipo.

    “Se qualquer um tentar derrubar ou resgatar os restos do nosso foguete espacial, nós iremos retaliar impiedosamente,” informou o Comitê para Reunificação Pacífica da Pátria de Pyongyang, órgão encarregado de administrar as relações intercoreanas.

    As informações são da Dow Jones.

    *************************

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,coreia-do-sul-tenta-resgatar-destrocos-de-foguete,860559,0.htm

  3. Não entendi direito! Quer dizer que a Coréia está proibida de fazer foguetes e lançar satélites? Acho que não existiram sanções possíveis. Preparem-se para os mísseis de longo alcance e com ogivas atômicas.

  4. Se esse lançamento tivesse ocorrido no Brasil, os “entendidos” de plantão cairiam de pau nas autoridades e no programa brasileiro fazendo uma série de alegações do tipo: os recursos destinados ao programa são insuficientes, a tecnologia repassada pela da Ucrânia é irrisória ou nula, houve sabotagem do program pelos ETs, os hotéis locais estavam cheios de espiões e sabotadores, o número de técnicos do programa é insuficiente, alguém poderia nos ajudar a compreender melhor o que houve?

    Será que houve falha no processo ou os note-coreanos atingiram de fato os seus propósitos e deram mais um passo rumo a sua ameaçadora soberania?

  5. Que pena que não deu certo,o pior é ver os EUA alegar que a Coréia do Norte é perigosa quando eles tem mísseis nucleares o suficientes para destruir o mundo inteiro uma infinidade de vezes.

    “Un” me parece que tem a mente mais aberta que seu pai,não acharia difícil esse teste ter sido sabotado pelos EUA,a tecnologia a laser dos EUA e Israel atualmente é capaz de desviar a trajetória de mísseis,além de ter certos laser que conseguem destruir o metal,ou seja,no espaço se a camada de proteção for destruída todo o foguete vai falar,e foi isso que aconteceu.Hoje em dia é assim,quem conseguiu conseguiu,quem não conseguiu também não consegue mais.

Comentários não permitidos.