‘New York Times’ destaca ausência de ‘olho no olho’ em encontro de Dilma com Obama

Dilma e Obama se encontraram na Casa Branca na segunda-feira BRENDAN SMIALOWSKI / AFP

Ao noticiar a visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA, o“New York Times” acentuou o esforço pragmático dos diplomatas para focar nos temas positivos, onde foi possível avançar concretamente. Daí o anúncio da abertura de dois novos consulados no Brasil, o debate sobre vistos e o reconhecimento da cachaça como marca de origem controlada. Os jornalistas Simon Romero e Jacquie Calmes destacaram, porém, um detalhe: a ausência de troca de olhares entre os dois chefes de Estado no salão Oval da Casa Branca, após a reunião, como uma metáfora dos temas em que os dois países divergem, como Irã e Cuba.

Os jornalistas do “NYT”, enfatizaram ainda o fato de Dilma não ter sido recebida com a mesma deferência de líderes de Índia, Coreia do Sul e Reino Unido.

Em outros jornais, a viagem teve um destaque pequeno, equivalente à discreta recepção que a comitiva brasileira recebeu da diplomacia americana. Do encontro com Barack Obama, jornalistas lá de fora destacaram o alerta da presidente sobre os efeitos da política monetária expansionista dos EUA na economia mundial, a crescente influência do Brasil no cenário internacional e os acordos específicos acertados nos encontros com empresários e autoridades.

A versão on-line do “Boston Herald” se concentrou no encontro da presidente brasileira com o governador de Massachusetts, Deval Patrick. Na agenda, a cooperação tecnológica entre o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Outros jornais, como o “El País” e “Telegraph” também destacaram as reclamações sobre o “tsunami financeiro”. O jornal espanhol destaca ainda a crescente liderança dos países no continente.

Fonte: O Globo

17 Comentários

  1. É esse aí a recepção pro país que se diz pronto para assumir as responsabilidades globais?

    Sim, claro, acredito.

  2. iankiz são porcús , fez bem a dilma não se misturar muito a esse povinho , q não aceita opinião contrária a deles .

  3. Quá quá quá quá quá quá NÓS NÃO precisamos de JANTAR de LUZ de VELA, nós sabemos que o TIO SAM tá falido e, DEVENDO até as CARÇA pra nóis!!!! Tio SAM PIRATÃO só faz esse tipo de IMUNDICE pros COMPARSAS, NÓS NÃO precisamos MAIS do TIO SAM PIRATÃO.

  4. Sem um exercito a altura, não seremos respeitados em área nenhuma. É isso o que não percebem esses politicos brasileiros.

  5. Como devem estar tristes yankestupis, saudosos do tempo em que presidente americano massageava, em publico, as costas de seu contraparte brasileiro, que dava pito, também publico, nesse mesmo vassalo. Hoje, essa falta de olhos nos olhos é sintomatico da nova postura nacional que já não aceita as hipocrisias vendidas. As posturas tolas de subserviência. O Brasil tem novo rumo, pode não agradar principalmente a esses vendidos por pouca remuneração, mas pelo menos é um rumo, e que NÓS estamos escolhendo.

  6. Na verdade o pessoal estava querendo um reunião mais ” quente ” com grandes notícias, grandes acordos, enfim algo fora do comum que esquentase as notícias e blogs.
    Mas ao que me parece a situação entre Brasil e EUA está calma porque está bem resolvida no geral.
    As coisas já tiveram melhor para EUA e pior para o Brasil, mas melhorou um pouco as coisas por aqui, apesar disso não ter chegado 100 % ao povo. Os americanos estão no Brasil e estão ganhando dinheiro a mais de um século, as portas estão abertas, mas eles não vão ganhar sozinhos, terão que aprender a dividir, há outros países também e nós.
    Acho que Brasil não preocupa EUA – situação controlada- não há sinais de desestabilização social e política, logicamente dependendo de quem tiver no poder tiver juízo e parar de pensar com hormônios.
    Toca a carroça que a viagem é longa,com cuidado, tem “índio” no caminho .
    Abs.

  7. Em outra oportunidade, eu havia afirmado que desta visita, pouco ou nada se aproveitaria. Pelo semblante de ambos os presidentes, fica claro que as discordâncias, são maiores que os pontos em comum. Já recepção discreta que a nossa comitiva teve , reflete a pouca importância que o Brasil tem para os EUA. Quem não se dá o respeito, não será respeitado pelos outros!!!

  8. FUI CONTRA ESTA VISITA, FOI UM FIASCO. E O TRATAMENTO, NÃO FOI O QUE MERECÍAMOS, QUANDO RECEBEMOS O LÍDER AMERICANO EM NOSSO PAÍS, ESTICAMOS O TAPETE VERMELHO E RECEBEU DE NOSSO POVO E AUTORIDADES RESPEITO E DEMONSTRAÇÃO DE CARINHO, MAS A RECÍPROCA NÃO FOI A MESMA.

  9. Acredito que foi providencial esta visita morna aos Estados Unidos. Abrirão mais dois consulados aqui porque os existentes não dão conta do tsunami de brasileiros que quer ir pra Disney gastar seus Reais/Dolares, Só isso.
    Agora, a recepção é didática para os que enchergam nos Estados Unidos o único país que pode nos oferecer tecnologia de defesa. Deve ter Fabianos horrorizados, e alguns blogueiros e articulistas de jornais em depressão, os mesmos que defendem o Super Hornet ou seu filhote discreto Gripen NG.
    Os Americanos fizeram bem em colocar o Brasil na dimensão que eles enchergam no atual contexto mundial. Nada mais do que isso. Cerimônia, jantar, bem só a indiaradá ofereceu isso aqui ao casal Obamis quando aqui estiveram. Lá é Hotel de 2 estrelas e jantar no McDonalds, e olhe lá ehehehehehehehe. A resposta virá no FX2. Aguardem, virá para a USAF e seu LAS mandraque e para a Boeing. O Brasil não precisa mais implorar pela vende de aeronaves de combate americana a nosso país, e nem ficar rezando por alguma ajuda em futuras atualização. Esta visita foi muito boa, colocou as coisa como elas são, não os sonhos de alguns que ainda se deslumbram com uma possível parceira com os Americanos. Só se for do tipo caracu.
    [ ]s

  10. Nao tem como Obama olhar cara cara alguem que como cachorro viralata esta com o nariz no seu orificio traseiro O governo norte americano trata aqueles que se poem de joelho a sua frente com o desprezo que tais pessoas merecem se nao os tratarem com um pontape na boca

  11. gostei da postura da gerentona, não tem que ficar abrindo os dentes mesmo não, como fazia o entregando henrique cardozo, tem que ser pragmatico e pouca ideia….

Comentários não permitidos.