Entenda a crise na Síria

A violência continua nesta quarta-feira, especialmente na cidade de Homs.

Um vídeo divulgado por opositores mostra a cidade sendo bombardeada pela artilharia síria.

Os rebeldes afirmaram que ao menos 11 pessoas foram mortas em todo o país nas últimas 24 horas.

Guia do conflito

Desde o início dos protestos antigoverno, em março de 2011, o regime sírio vem lançando uma ofensiva contra opositores que, segundo a ONU, já deixou mais de 9 mil mortos no país.

Já o governo sírio divulgou em fevereiro sua própria estimativa de vítimas: 3.838, das quais 2.493 eram civis e 1.345 membros das forças de segurança.

Como os protestos começaram?

A rebelião começou na cidade de Daraa (sul do país), quando 14 crianças foram presas e supostamente torturadas após escrever em um muro um slogan relacionado às revoltas que ocorriam na Tunísia e no Egito.

Manifestações que pediam mais democracia – porém não a queda de Assad – foram reprimidas pelas tropas sírias, mas os protestos não só continuaram como se espalharam para todo o país.

Prédio atingido por artilharia do regime sírio, segundo opositores do regime de Bashar Assad

O que os opositores querem?

Os protestos começaram pedindo mais democracia e liberdades individuais. Porém, quando as forças de segurança abriram fogo contra manifestantes desarmados, a oposição passou a exigir a queda de Assad.

O presidente se recusou a renunciar, mas fez concessões para tentar aplacar os manifestantes. Entre elas estão o fim do estado de emergência, que durou 48 anos, e uma nova constituição, que prevê a realização de eleições multipartidárias.

Há uma oposição organizada?

Depois que as manifestações se espalharam por todo o país, opositores e partidos políticos clandestinos formaram a frente antigoverno Conselho Nacional Sírio (CNS), de maioria sunita e apoiada pela Irmandade Muçulmana e que opera fora da Síria.

Um segundo grupo, o Comitê de Coordenação Nacional, que age de dentro do país, foi formado por opositores que temem a orientação islâmica do CNS.

Já a oposição armada ao regime é composta por militares desertores que se organizaram no Exército Livre da Síria, que coordena ataques contra as forças de segurança do regime a partir da Turquia.

O que a comunidade internacional está fazendo?

A Liga Árabe inicialmente se manteve em silêncio sobre a crise, mas em novembro de 2011 impôs sanções econômicas à Síria após o país não permitir a entrada de observadores no país. Os observadores foram autorizados um mês depois, mas não conseguiram frear a violência.

Duas tentativas da comunidade internacional de aprovar resoluções contra a Síria no Conselho de Segurança da ONU foram vetadas pela Rússia, que tem fortes laços econômicos e militares com o regime de Assad.

No último mês de março, a Liga Árabe e a ONU nomearam o ex-secretário geral das Nações Unidas Kofi Annan como enviado para negociar um cessar-fogo entre o governo e os rebeldes.

É um conflito sectário?

O regime de Assad concentrou poder econômico, político e militar nas mãos da comunidade alauíta (10% da população). A maioria sunita (74%) se viu excluída e passou a acusar o governo de corrupção e nepotismo.

Os protestos antiregime mais intensos vêm ocorrendo sistematicamente em cidades e áreas totalmente sunitas, onde praticamente não há alauítas ou cristãos.

Quais foram as perdas econômicas na Síria?

Mesmo antes da revolta, os sírios vinham enfrentando décadas de desemprego e aumento dos preços de alimentos. Sanções da Liga Árabe, da União Europeia e dos EUA prejudicaram os setores de agricultura e de negócios.

O Fundo Monetário Internacional afirmou que a economia da Síria retraiu 2% em 2011 e o valor da moeda local caiu 60% em relação ao dólar. A inflação também aumenta rápido (11% em março), e o desemprego é estimado em 20%.

Fonte: BBC Brasil  

 

 

8 Comentários

  1. assad e um lixo dapior especie, mas a questão siria e muito mais complexa do que esta exposto ai, existe muitas diferenças etnicas e religiosas na siria, que anos de ditadura so fizeram fermentar mais o odio entre elas, se assad cair ( e deve cair) de uma hora para outra, a siria vai se tiornar um banho de sangue de proporções ineditas no oriente medio, a china e a russia deveriam presiona-lo a fazer uma abertura representativa o mais rapido possivel, e melhor perder os aneis, do que os dedos.

  2. A russia e a china já poderiam ter resolvido esta questão a muito tempo, controlando o instinto assassino do assad, já que ele não passa de um simples capacho. Quanto mais pessoas ele matar, pior vai ficar a sua situação e a situação da síria. Ainda há tempo prá isso.

  3. A questão é que se a Siria cair.

    A Russia e a China dançam, pois quando Kaddafi caiu a China e Russia perderam o seu primeiro acesso ao mediterrâneo, pois os dois tinham muitos investimentos lá.

    Com a queda do Iemem perderam o acesso ao golfo de Adem.

    Se perderem a Síria eles tem o Mediterrâneo negado e com a Situação do Sahel eles terão o Norte da África negado para os investimentos Chineses e Russos. Um outro sinal disso é a Balcanização da Nigéria e a guerra civil fomentada, pois a China ganha espaço no país e as 7 Irmãs não querem perder esse espaço.

  4. “Já a oposição armada ao regime é composta por militares desertores que se organizaram no Exército Livre da Síria, que coordena ataques contra as forças de segurança do regime a partir da Turquia.”
    .
    a mídia vem insistindo em dizer isso… mas até o momento não vi nem menção dos mercenários pagos para insuflar os conflitos.
    .
    Volto a dizer, rolou morte de gente desarmada? rolou concerteza. Mas o que estamos vendo é uma guerra entre dois lados, um com o aporte do estado e com tanques e etc contra uma galera(que esconde o rosto). também vem batendo de frente, amparados por munição e armas vindos de onde?
    .
    Enfin, muita pouca imagem, informações descontextualizadas repetidas exaustivamente. Organizações humanitárias que não dizem seus nomes, todos os dias revelam numeros de mortos, que na minha opinião não retratam a verdadeira situação(nao que estejam inventando mortes, mas eles podem colocar na conta de mortes, aquelas acidentais e etc

  5. A violência continua nesta quarta-feira, especialmente na cidade de Homs.Junior Almeida disse:
    12/04/2012 às 12:36

    capa preta

    Se Assad cair Israel corre o risco de ficar sem 30% de sua água.======= Por isso q ñ devolvem tbm Golan…sds.

  6. Ronin:

    Leão de Damasco era Hafez Assad, pai do Bacharzinho. O Eunuco não chega nem perto do que o pai era.

Comentários não permitidos.