Para EUA, Brasil é ‘responsável’ mas Conselho de Segurança fica fora do discurso

Por Pablo Uchôa

Em um evento da Câmara Americana de Comércio com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, em que ambos evitaram aludir à ambição brasileira em relação ao Conselho, Hillary Clinton reconheceu que o Brasil “está tendo um impacto crescente na estabilidade e na segurança global”.

“Enfrentamos desafios complexos na nossa região e além dela, e o Brasil é um ator responsável”, afirmou.

O chanceler brasileiro também fez alusões elogiosas ao papel do Brasil na questão da paz e da segurança mundiais.

“Os Estados Unidos continuarão a ser uma potência. Mas o Brasil também tem suas fortalezas”, afirmou o ministro.

“É a sexta maior economia do mundo, uma potência em energia e agricultura, um país com recursos naturais e uma mão-de-obra cada vez mais sofisticada, uma democracia vibrante e um agente de paz na região e em todo mundo.”

Patriota disse que “talvez a vantagem competitiva única do Brasil nesse mundo emergente é que queremos ser um link construtivo e pacífico entre os diferentes polos (de um mundo multipolar)”.

“Nosso país acredita em diplomacia, igualdade, tolerância.”

‘Parceiros iguais’

Os jornalistas que cobrem a visita mantém os olhos e ouvidos abertos para qualquer menção, pelo lado americano, da ambição brasileira a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança.

Entretanto, mesmo analistas concordam que é improvável que os EUA expressem apoio a uma candidatura brasileira como apóiam, por exemplo, a Índia. O propósito da visita é estabelecer o que diplomatas brasileiros e americanos chamam de “parceria do século 21”.

Em suas próprias palavras, analistas têm apontado que as relações entre Brasil e EUA são antigas e amplas, mas um tanto supérfluas. Inadvertidamente, a própria Hillary Clinton indicou isso ao dizer, com entusiasmo, que “há tremendo um potencial inexplorado em ambos nossos países”.

“Mal começamos a explorar maneiras de trabalhar e prosperar juntos”, afirmou a secretária.

Hillary disse que o Brasil representa “uma história de sucesso inspiradora: uma economia dinâmica que elevou milhões de pessoas à classe média, um país que está ajudando a alimentar a economia global, que produz de tudo, desde commodities a tecnologia aeroespacial, e cujos bens e serviços têm tido maior demanda em todo o mundo”.

“A proximidade que nós temos aqui no hemisfério ocidental de algumas das economias de crescimento mais rápido no mundo, e algumas das democracias mais vibrantes, é uma grande fortaleza”, ponderou.

“Queremos ser parceiros – parceiros em igualdade – em promover o crescimento sustentável, diversificado, marcado pela inovação, que resulte em progresso inclusive e de longo prazo.”

O chanceler Antônio Patriota retribuiu o agrado afirmando que o Brasil aposta na recuperação da economia americana. Lembrou que o Brasil investe nos EUA 40% do montante que os EUA investem no Brasil.

“(Os EUA são) um país de recursos extraordinários, flexibilidade, instituições acadêmicas de alto nível, capacidade de se reinventar”, afirmou. “O Brasil vê os Estados Unidos como um parceiro privilegiado.”

Entretanto, Patriota chamou atenção para o déficit comercial do Brasil na balança bilateral. Hoje o Brasil é a sétima nação com o maior déficit com os EUA, ele disse.

“Em termos de exportação, voltamos ao estágio em que vendemos matérias-primas e compramos produtos industrializados. Isso é algo que precisamos ver seriamente e vamos ver.”

Leia: Apesar de visita de Dilma, América Latina não é prioridade para EUA

Leia: Dilma volta a reclamar da desvalorização de moedas em encontro com Obama

 Leia: Dilma e Obama se comprometem a agilizar vistos e aumentar parceria em defesa

Leia: Dilma deve propor brinde a Obama com cachaça cravejada de diamantes

Leia: Dilma: EUA têm papel “fundamental” para saída da crise mundial

Veja: Declaração à imprensa de Dilma e Obama

Fonte: BBC Brasil

24 Comentários

  1. ….Piccone cita vários motivos…….: restrições de liberdade de expressão no Equador e na Venezuela, irregularidades nas eleições da Nicarágua, violência massiva no México. Agora Washington está bem ciente de que os Estados Unidos não podem, nem querem, assumir o papel de polícia na América Latina…..
    .
    .
    Na matéria:Apesar da visita da Dilma…..
    .
    .
    por acaso isso inexiste no EUA e resto do mundo:irregularidas nas eleições.
    .
    .
    por acaso isso inexiste no EUA e resto do mundo: restrições de liberdade de expressão.
    .
    .
    por acaso isso inexiste no EUA e resto do mundo: violência massiva (tanto existe no EUA que é pauta de exportação.
    .
    .
    Quem é esse Sr.Piccone.
    .
    .
    Saudações

  2. A posto que turma da Disney da Ilusao
    vai ter aquela ladainha na Defesa 🙂
    Yankes sao 1 atraso pro Brazil
    believe me 🙂

  3. A despeito de quaisquer opiniões ortodoxas contrárias ao anseio do governo brasileiro de conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, nos parece que esse é um desafio e um objetivo político e estratégico a ser superado e do qual o nosso governo jamais abrirá mão.

    O que deve ser levado em consideração e exaustivamente debatido pelos brasileiros é o porquê dos USA não se mostrarem favoráveis ao nosso pleito, por que não são abertamente favoráveis ao nosso ingresso no CS? de que os USA têm tanto medo no povo brasileiro? quais os verdadeiros riscos para os USA com inclusão do Brasil no CS? que tipo de ameaça ou conflito deveria ocorrer na América do Sul para justificar o apoio incontinenti dos USA às pretensões do Brasil a uma vaga no CS da ONU?

  4. O problema do complexo de inferioridade é mais grave do que imaginei!

    Foi lá voltar pra conversar sobre o conselho de segurança pra garantir voz na máfia mundial pra que pelo menos quando derem o cheque-mate via ong’s + patentes + forças armadas encima do Brasil o país contrapor mas não!!!… foi só convidarem a comitiva pra um passeio a disney!.. Insuflando de Ego! a comitiva..! Democracy!.. PEace.. World!.. Ohh!! Se sentiram os donos do mundo. Já nem precisou mais de conselho de segurança nenhum! Pra pintinho amarelinho tá bom demais!.. Vão ver se agem assim! Com ALEMANHA.. FRANÇA.. CHINA…

  5. diarium..Alemanha sim.. estao devidamente capados desde 1945
    Franca e China..no.

    O Brasil nao teria que misturar Conselho de seguranca nesta viagem. Ficam ai com essa ladainha e ate mesmo a querida Franca que tanto queremos puxar saco, na hora H mija pra tras.

    Abracando Ahmadinejad, Castro e Chavez e abrindo embaixada na Coreia do Norte, o Brasil quase tem garantia de mini-eixo-do-mal.

    Ja esta na hora de parar com CS e aprimorar a diplomacia e nao perder tanta ficha.

  6. Mas continuarão no chove e não molha! nelore… nem CS nem “mini eixo do mal” nem enchergar o próprio umbigo” Eu não sei que bendita estratégia mirabolante Soft-o-escambal nãoseioquê é esta pois eu percebo as ong’s cheias da grana, indios falando ingles, bases americanas até em ilhas no atlantico, fundos de recursos naturais nacionais nas maos de grupos estrangeiros… quer dizer… só está faltando mudar a bandeira!!… vamos mudar a bandeira?? o hino?? escancarar geral que tudo é um faz de conta? porque não dizem tudo isto?? Por que é taboo??

  7. Quem só fala a partir de demagogias (Brasil) só tem de ouvir respostas demagogas. Se fufu esses políticos demagogos brasileiros!

  8. Já ta na hora de o brasil parar com esse papo de conselho de segurança da onu….
    Quando não precisarmos(nós e o mundo) mais desse teatro de cartas marcadas concerteza irão nos estender o tapete para fazermos parte…
    O CS é uma instituição não representativa… e logo(questão de décadas e não anos), assim como a onu será mais uma página nos livros de história

  9. Mesmo pra ser da turma do deixa-disso, precisa ter a mão pesada. O Brasil pode investir no soft power, mas sempre tem um q não fica contente e resolve partir pra ignorância, ver o circo pegar fogo.

    Quanto ao CS da ONU, acho muito mais provável:

    Núcleo permanente: EUA, Rússia, China, França, UK e Índia. Países com armamento nuclear, grande contingente militar, projeção de poder continental ou global e tecnologia aeroespacial altamente desenvolvida. Cada um com direito a veto.

    Anel Central permanente: Brasil, Alemanha, Japão, África do Sul, Turquia, Coréia do Sul. Sem armas nucleares, emergentes, grandes economias, projeção de poder continental, representatividade regional, tecnologia aeroespacial desenvolvida. O veto deve ser unânime.

    Anel Rotativo: Conjunto aleatório de 12 países, com mandato de 2 anos, cada um indicado por um país do núcleo e do anel central.

    Mais do q isso, só depois do apocalipse…

  10. diarum disse:
    09/04/2012 às 22:30

    “… Mas continuarão no chove e não molha! nelore… nem CS nem “mini eixo do mal” nem enchergar o próprio umbigo” Eu não sei que bendita estratégia mirabolante Soft-o-escambal nãoseioquê é esta pois eu percebo as ong’s cheias da grana, indios falando ingles, bases americanas até em ilhas no atlantico, fundos de recursos naturais nacionais nas maos de grupos estrangeiros… quer dizer… só está faltando mudar a bandeira!!… vamos mudar a bandeira?? o hino?? escancarar geral que tudo é um faz de conta? porque não dizem tudo isto?? Por que é taboo?. …”====== Pq essa sra. foi ao EUA? P P? Toma p aprender, esses caras ñ são confiáveis.Sds.

  11. Tudo ótimo.

    Não poderia ter sido melhor o resultado dessa visita da Papagaio de Pirata ao governo dos USA…

    Como podemos ver o pouco caso dos EUA para nosso país continua o mesmo de sempre… Ótimo.

    Quem sabe assim os vira-latas de plantão enfiem seus rabos entre as pernas e tomem vergonha na cara.

    Ou será que eles não querem um Brasil independente e poderoso, que não baixará nunca mais a cabeça para nenhuma nação estrangeira ( como humilhantemente fez ano passado, ao termos que engolir calados o passeio da 4ºFrota americana pelo nosso litoral).

    Isso mesmo EUA, nos humilhem, nos menosprezem, que assim aos poucos vai ir fermentando, em nosso solo e em nossa gente, um novo Brasil, um país que será o verdadeiro líder do mundo. Pois no comando do mundo precisamos de um povo que seja a síntese de todos os outros, e um exemplo de convivência pacífica, acima de toda e qualquer profunda diferença, e isso se chama Brasil.

    Acumulem armamento no hemisfério norte e se liquidem todos, pois que essa panela de pressão uma hora estoura com toda essa pólvora acumulada.

    E, então, sobre as tristes cinzas e restos de vcs, tocaremos para à frente e sob nossa liderança, requisitada por todos no mundo, a nova Terra feita de amor e confiança universal.



    PS: CAMPANHA: Rezem todos para que o Brasil não pegue o Uruguai na final da Copa de 2014.
    PS: Tudo pode acontecer, até sermos repreendidos pela FIFA pela vergonha dos estádios, estradas, aeroportos, hotéis etc. menos isso… uma nova final com o Uruguai.

  12. Uns trezentos caças de 5ª geração russos, uns seis submarinos nucleares, uns dois porta-aviões nucleares mais uns outros dois convencionais, o fim do serviço militar obrigatório, modificando o exército para o perfil profissional cheio de helicópteros de ataque novos, alguns satélites geoestacionários e capacidade de enviar e trazer um ser humano aos espaço orbital garantirão o ingresso do Brasil no CS da ONU.

    Enquanto isso não acontece, fica registrada a nossa vontade de entrar no CS…

  13. Em que lado o Brasil jogo afinal de contas? Devem pensar todos os países do mundo!
    Ninguém no mundo está habituado á fazer esse joguinho de bonzinho, nem tão pouco de ver com bons olhos alguém assim…eu mesmo, desconfiaria.
    Esse é um dos motivos á qual os BIG BOYS não abrirão as portas do inferno para o BRASIL, pois a partir daí teriam de compartilhar todas as mazelas existentes, inclusive aquelas contra o BRASIL. hahahahaah

  14. O Orçamento Geral da União de 2011, executado até 31/12/2011 – Total: R$ 1,571 Trilhão, deste orçamento 45,05% foram para pagar juros da dívida publica, o que da aproximadamente só R$ 708 milhões de reais. Defesa nacional 1,77%, Ciência e Tecnologia 0,32%. Com essa % do orçamento da para acreditar no tal PLANO BRASIL MAIOR, nas andanças da Presidenta Dilma pelos EUA a procura de intercâmbio cientifico. Sem falar na Defesa Nacional e reequipamento e modernização das Forças Armadas. E é claro que é muito dificil acreditar na compra de 36 caças para a força aérea e que esse numero possa chegar a 120 caças. É mais facil acreditar no Coelinho da Pascoa, Papai Noel, Cegonha e na Fada dos dentes.

  15. CACHAÇA COM BURBOM

    Isso vai terminar em M####,com essa retórica de sempre que já virou uma obsessão do Itamaraty,uma cadeira permanente na prostituída CS/ONU,é patético.

    Mais patético são os argumentos do americano de meia tigela;

    “Abracando Ahmadinejad, Castro e Chavez e abrindo embaixada na Coreia do Norte, o Brasil quase tem garantia de mini-eixo-do-mal. “

    Assim como o boçal x9,o Itamaraty vai acabar arranhando disco se fosse de vil,pois é vinil,tão velho como é a decrépita política externa americana,assim como as idéias estapafúrdia do nelore na resistência.

  16. Ministros assinam acordos em visita de Dilma aos EUA, entre eles, um memorando relacionado à aviação – porém, segundo o jornal Folha de São Paulo, o único acordo com efeito imediato é o que reconhece a cachaça como produto genuinamente brasileiro
    Pelo menos isso deu certo, a cachaça é nossa.

  17. A India possui 300 SU-30, 51 Mirage 2000, 50 Mig-29, esta comprando 126 Rafale, vai produzir 250 SU-50. Possui bomba atõmica, misseis, satelite. Vai ser o terceiro maior PIB do mundo até 2032, esta gastando 20 bilhões comprando armamento Russo variado. No entanto os EUA e Obama apoiam uma cadeira na ONU para a India. Qto ao Brasil nosso governo fica rastejando e se humilhando pedindo apoio para uma cadeira na ONU !! Ridiculo, não vale a pena ter uma cadeira em uma instituição desacreditada como a ONU. A menos que o governo brasileiro esteja atras de um cabide de emprego internacional.

  18. MAXTEDY é tão obvio como dois e dois são cinco o porque os EUA se opõem não somente a entrada do Brasil no CS mas tambem A TODO PROGRESSO DE PONTA que possa viabilizar EMANCIPAÇÃO.A compulsividade Ortodoxa,protecionista,expansionista e intransigente os coloca sempre contra a tudo e a todos que possam obterem projeção.Quem voce acha meu caro que é o maior inimigo da Dessault e da França na pretenção de consolidação de aviação avançada de caça?Os EUA e a Boeing é que inviabilizam todas as licitações da Dessault mesmo se não estiverem diretamente ou indiretamente envolvidos.Com O NAPOLEÃO ANÃO a França jamais virara este jogo pois é um submisso e contenta-se apenas com poder.Se as eleições Francesas colocarem o candidato Socialista no poder os ventos mudaram na França e a mesma buscara suas melhores alternativas em politica economica,relações exteriores e diplomacia.Ai sim uma Aliança envolvendo França,India e brasil surtiria efeito.Os Americanos conhecem melhor as capacidades e potencialidades do Brasil que os proprios Brasileiros e a profecia BRASIL PAIS DO FUTURO passou do campo de METAFORA e se faz realidade.Nunca jamais em tempo algum os EUA adimitiriam uma Democracia plena predestinada a ser voz e luz dos excluidos vir a ter poder de decisão em assuntos globais.As aspirações do Brasil na realidade são as aspirações do maior numero de nações do planeta e Americanos interpretam isso como uma ameaça a hegemonia,dominação e posição de liderança deles.Um mundo em crise economica beirando a uma profunda resseção nem assim os que se acham donos do mundo param para refletirem e encontrarem consenso vital a todos,preferindo a guerra cambial,o jogo sujo nos negocios,a chantagem,imposições e condicionamentos.Aquele que acha que domina pensa que tudo e que todos lhe pertencem ou que sejam seus submissos serviçais……..ANTONIO meu caro teu pensamento tem coerencia a um pais onde o TOMA LA DÁ CÁ é filosofia de negocios.Esqueçam esse papinho de auto-suficiencia tecno-industrial porque ele é apenas argumento para entregarem a industria Brasileira a terceiros e passamos a sermos o que na realidade tinhamos e temos capacidade de fazermos que é termos CAPACIDADE INDUSTRIAL e sermos linha de montagem nutrida de sensiveis externos recheando nossos produtos e com percentual de nacionalização de secundarios.Os politicos,os privados,os militares se alegram com as possibilidades de suprimentos,contratos,serviços com possibilidade de longo prazo e generosos agrados,mesmo que o pais esteja dependente de essenciais e assim permaneça subjugado e condicionado afinal de contas esse sempre foi o jogo da MAFIA OCULTA e essa é a forma de manipular-nos e usar-nos sempre…..Vem ai BRASIL POLICINHA DO MUNDO como ja somos no Haiti ja que la os EUA ficaram de filme queimado o bucha do Brasileiro se sente feliz.Como ja somos na fronteira com a Colombia e deixamos largada a fronteira com o Peru e meia bomba as fronteiras com Paraguai e Bolivia.Como querem nos colocarem como Policinhas no mundo no Oriente-Medio.Essa idiotice de vaga no CS so nos envolvera em problemas e jogara na lama o que levamos mais de um seculo para conquistarmos que é a nossa aceitação dentre a maior parcela de comunidade de nações como um pais diplomatico voltado a promoção da paz e ao dialogo.Essa PUTADA com inica exceção do topetudo Itamar acabaram com o Brasil de D.Pedro II e Rio Branco e escolheram um Brasil de Deodoro e Floriano voltado a interesses proprios mesmo custando o suor o sangue e as vidas de nosso povo……..REPUBLICA DE RATAZANAS…BRASIL S.A.

  19. “1Maluquinho” não creio, como muitos aqui insistem em afirmar, que os Estados Unidos esteja em processo de falência múltipla e irreversível, mas me parece óbvio que a sua influência política está se tornando cada vez menos impositiva graças ao ingresso de novos e decisivos atores nos cenários geopolíticos atuais.

    Nos Estados Unidos, a escassez de recursos energéticos, de petróleo por excelência, de minerais estratégicos, de alimentos, água, etc, estão levando paulatinamente os seus mercados a um regime de compressão, o que afeta diretamente a economia, a política e a qualidade de vida do povo americano, situações estas que para eles são imperdoáveis, pois interferem diretamente no famigerado sonho da democracia plena americana de liberdade e prosperidade.

    Sem poder contar com a China ou a Rússia como aliados confiáveis e supridores de suas necessidades e tendo dar respostas ao povo, bem como aos seus empresários, não seria mais óbvio se aproximar do Brasil pelos motivos que citamos e por tantos outros que todos conhecemos? Por que esse entrave, esse medo? nas nossas relações com os USA fomos mais vítimas do que algozes, então nós é que deveríamos sentir medo.

    É bem verdade que alguns modestos e discretos movimentos tem sido realizados nesse jogo de xadrez, mas a parcimônia nos resultados tem sido a tônica predominante. Falta mais agressividade em ambos os lados quanto as definições de suas políticas de interesses comuns, sobram retóricas e faltam ações concretas e decisivas para alavancar de vez o desenvolvimento sustentável brasileiro e garantir a prosperidade do povo e do mercado americano.

  20. Essa P com inica exceção do topetudo Itamar acabaram com o Brasil de D.Pedro II e Rio Branco e escolheram um Brasil de Deodoro e Floriano voltado a interesses proprios mesmo custando o suor o sangue e as vidas de nosso povo……..REPUBLICA DE RATAZANAS…BRASIL S.A.


    genial…so faço um aparte, que uma hora o nosso povo vai ter que acordar dessa maldita apatia, e derramar suor e sangue contra a sua servidão, e não por ela.

  21. Platini disse: 10/04/2012 às 14:49 “Nobres colegas, o PT quer criar mais espaço para cargos na ONU”…
    ***
    Com certeza, caro colega… vão exportar a PilanTropia a custa de cargos e benesses aos “cumpanheiros”… rsrsrsr… mais lucenaticos na ONU… mas acho que lá eles não se criam… será?… são muito burros… não tem competencia… so para roubar e mentir… talvez ganhem mais tapinhas nas costas e pontapés na buzanfa, como agora… quer dizer então que os IRMÃOS MANGUAÇA vão celebrar o encontro com o patrão com uma cachaçada?… só nóis mesmo… RSRSRSRSRSRSR…

  22. MAXTEDY embora tenham profundas diferenças Russos,Americanos e Chineses são lobos e lobos meu caro se mordem por interesses e se lambem por conveniencias.O mundo esta dividido assim entre os Amiguinhos de Americanos e os amiguinhos de Russos e Chineses.Jamais havera uma plena igualdade entre as nações como sonham muitos.Americanos possuem uma solida industria pesada e consistente industria agropecuaria dependendo apenas de energeticos e minerais que quem os tem precisa vende-los.Para a crise economica causar grandes danos aos EUA primeiro destruira as economias Européias.Nos EUA tem o que falta ao resto do mundo uma disposição de integração governo,industria,sociedade como que um esforço de guerra para superarem adversidades por isso resistem mais.Não sei porque essa paranoia de buscarmos elevarmos nossas receitas com eles se hoje estamos numa situação inversa onde quem mais precisa são eles de nós do que nós deles.Tudo o que temos e produzimos são essenciais a qualquer povo e qualquer nação.O Chile da decada de 90 conheceu seu melhor periodo de prosperidade quando se desatrelou de todos e passou a comercializar diretamente com seus interesses.Muito pouca gente consegue compreender isso e aceitar e interpretam essa postura com um isolamento o que é erroneo.Ao invez de caminharmos por nossas proprias pernas sempre buscamos o velho defeito de nos atrelarmos aos outros.A filosofia e a doutrina de desenvolvimento que estão implantando jamais tornara o Brasil autosuficiente e emancipado de dependencias,condicionamentos e imposições.Não saimos da condição de medieval extrator e produtor.Não se tem capacidade de beneficiamento de nossos produtos para agregarmos.E ficam uns babacas debatento ideologias e preferencias pois a eles o que serve são suas convicções e não o Brasil e os Brasileiros.Cada vez mais entregamos tudo o que temos e cada vez mais aumenta a tola multidão a bater palmas e darem graças a Deus com promessas de geração de empregos e etc…MINHA CASA MINHA VIDA a que serve isso?Serve a classe media que esta embebedada com graficos midialiticos que induzem consumo.Mais na frente a euforia dara lugar ao pranto pelas dividas adiquiridas com o desenfreado consumo e a inadimplencia adiquirida em creditos e emprestimos.A diferença dos EUA para o Brasil esta ai onde la no momento dificil unem-se com um unico objetivo emquanto aqui é cada vez mais FARINHA POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO.O problema do Brasil é unico O BANDITISMO GENERALIZADO que com o potencial e o povo trabalhador que somos o pais ainda cresce mesmo que agonizando ate que estejamos todos afundados em dividas e nos entreguemos barato.Tenho uma boa parcela de minha familia radicada nos EUA e muitos que la nasceram e a eles tudo vai indo ao contrario de muitos que para la foram e se iludiram no sonho Americano,consumiram,pegaram emprestado e se ferraram na crise das hipotecas e agora querem voltarem e nem isso conseguem.A Globo e as midias no Brasil não mostram Americanos esmolando nos sinais de transito da capital Washington.Pouco falam dos 30% da população Americana que hoje vive ABAIXO DA LINHA DA MISERIA e dos milhões que dependem de DOAÇÔES para terem o que comer ou como se aquecerem dos invernos.Aqui no Brasil se nao pararmos agora para repensarmos e nos prepararmos seremos a bola da vez e sem condições de reequilibrio.É tudo uma questão de bom senso e não de atitudes radicais.

  23. “1Maluquinho” se alguns de nós humildes cidadãos aficionados chegamos ao entendimento de que os USA, hoje, precisam mais de nós do que nós precisamos deles não estaria correta a abordagem política do governo brasileiro na tentativa de tentar pressioná-los a partilharem as suas inovações tecnológicas conosco em troca dos recursos de que tanto necessitam e que nós temos em abundância? não será essa a estratégia dos nossos governantes? política de sufocamento, tirando proveito das oportunidades geradas pelos cenários criados pelas crises atuais e pelos avanços internos do nosso parque iundustrial e comercial.

Comentários não permitidos.