Embrapa vai virar multinacional

Sem fronteiras

O governo federal pretende lançar a Embrapa Internacional até o final deste mês.

Maior exemplo de sucesso na área de pesquisas científicas e tecnológicas no Brasil, a Embrapa já virou inspiração para a criação de uma entidade equivalente para a indústria, a Embrapii.

Agora a Embrapa recebeu autorização para se internacionalizar, exercendo ” qualquer das atividades integrantes de seu objeto social fora do território nacional, em conformidade com o que dispuser seu estatuto social”.

A lei originou que criou a Embrapa restringia sua atuação ao território nacional, mas isto foi alterado no final do governo Lula.

Busca de recursos

Pedro Arraes, presidente da empresa, disse que um dos objetivos é ajudar outros países com a experiência adquirida ao longo dos 39 anos de existência da Embrapa.

“Mas também é, e talvez esse seja o principal, trazer inovações dessas relações para o nosso país,” acrescentou ele.

A Embrapa Internacional terá uma estrutura com capacidade de captar recursos de fontes do exterior, como Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e agências de fomento, como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Fundação Bill Gates.

“A Fundação Bill Gates fez, recentemente, um aporte de US$ 2,5 bilhões para a Embrapa, e esse recurso, obviamente, não pode entrar na conta da Embrapa aqui no Tesouro, como arrecadação, porque eu vou ter que encaminhar para outros países”, explicou Arraes.

Embrapa Internacional

A Embrapa Internacional estreará nos Estados Unidos.

“Dependendo da dimensão que esse negócio tomar, e as perspectivas são de dimensões imensas, talvez tenhamos que ter uma estrutura mínima lá, mas sempre mínima, porque a competência técnica vai estar sempre aqui, na Embrapa. Lá é simplesmente uma forma que a gente tem de agilizar essa captação de recursos internacionais”, informou Arraes, acrescentando que pessoas físicas também poderão fazer doações para algum projeto específico, no qual tenham interesse.

Fonte: Ag.Brasil via inovacaotecnologica

16 Comentários

  1. Isso é uma ótima noticia!!!

    Porém antes temos de banir a Monsanto que o Infanme Aloísio Mercadante deu praticamente o monopólio da fabricação de sementes do Brasil.

    Cuidado com a Fundação do Bill Gates eles patrocinam as empresas mais porcas do mundo e o mesmo tem 500.000 ações da Cargill é por essa razão que ele ficou fazendo propaganda que os trans acabariam com a fome no mundo.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aqPa-aF_Tw0

    Requião tinha razão.

    http://politica.horahnews.com.br/2010/03/guerra-de-requiao-contra-transgenicos.html

  2. a EMBRAPA e uma desta n jóia, está revolucionando a n agricultura c seu ´plantel de pequisadores ,melhores e do dito 1 mundo..Espero q ñ caia a kalidade …Parabéns aos n pesquisadores, fazem mt com tão pouco.sds.

  3. A Embrapa pode virar até veado, e daí…
    Mas o que nossa nação vai ganhar com a internacionalização da Embrapa?
    Vai repassar então tecnologia que vale ouro, no mole, para outros países?
    Uma coisa é vender tecnologia, e lucrar com isso, outra é dar de presente.
    É tudo muito bonitinho, no entanto qual será o ganho real para nós brasileiros com essa transformação da Embrapa?





    PS: CAMPANHA: Rezem todos para que o Brasil não pegue o Uruguai na final da copa de 2014.

  4. Uma das melhores empresas publicas do Brasil. a decadas presta exelentes serviços a nação e ao agricultor. Esta empresa elevou a produtividade agricola. E é graças a ela e ao agricultor brasileiro, que o Brasil é um grande exportador de comodites agricolas e carnes. Fez com que o etanol desse certo. Além de introduzir técnicas de cultivo, manejo de proteção ao solo e mananciais aquíferos. Sendo que a técnica de plantio direto deixa agricultores dos EUA e Europa babando, possibilitando até 2 safras por ano. Parabéns a EMBRAPA, a seus funcionarios e cientistas que nos dão orgulho e tão bons serviços prestam a nação.

  5. BRASIL MOSTRANDO A SUA CARA PARA O MUNDO

    Não será só a Embrapa que irá se internacionalizar,más também a ELETROBRAS, BUTANTAN e a SOUZA CRUZ.

    São as estatais seguindo os passos de outra mundialmente famosa a PETROBRAS.

    O grande pecado que fizeram com a Embrapa,foi o que os xiitas verdes praticaram;sabotaram o projeto genoma da Embrapa.

    Mandando os seus “animais” caninos a invadirem os laboratórios de pesquisa transgênica e hoje o Brasil,tem que pagar royalties a multinacionais como a “mont-santo”,e importar produtos transgênicos dos EUA,como Álcool para automóveis por exemplo.

  6. CORRIGINDO

    Não será só a Embrapa que irá se internacionalizar,más também a ELETROBRAS, BUTANTAN e a SOUZA CRUZ.

    E SIM:

    Não será só a Embrapa que irá se internacionalizar,más também a ELETROBRAS, BUTANTAN e instituto Osvaldo Cruz.

  7. Nada contra a internacionalização de uma das melhores empresas de pesquisas Brasileiras mas daqui a pouco começa a capitalizar capital extrangeiro,torna-se de capital aberto e mais uma vez o contribuinte Brasileiro investe para previlegiar PRIVADOS e é justamente isso o que eu tenho contra e combato e combaterei sempre.Devemos valorizarmos tudo o que temos de ponta e nacional mas mantermos sempre no controle da União para interesse do Brasil e dos Brasileiros.Estão transformando o Brasil em BRASIL S.A. e nos induzindo a sermos MADRES THEREZAS DE CALCUTA ou Policinhas do mundo sempre nos elogiando para que colaboremos mas sempre nos dando um papel secundario.Quando enchergaremos tudo isso e quando tomaremos realmente uma atitude de povo soberano e independente?Ontem eu me orgulhava da Embraer hoje ja não me orgulho mais.Ontem eu me orgulhava da Petrobras hoje ja não me orgulho mais.

  8. A qualidade da embrapa é indiscutivel. Fez e faz muito pelo desenvolvimento da nossa agricultura. Na sua internacionalização, ela além de continuar com o seu trabalho de qualidade, deverá também, não podemos esquecer de ter muito lucro pela venda de suas tecnologias.

  9. Também nada tenho contra a internacionalização da Embrapa, como disse 1maluquinho, é estarmos sempre seguro de que não passaremos nossos conhecimentos agrícolas a nações que não querem nossa evolução e assim como aliados “BRICS e AL” ganharemos espaço internacional nos quesitos de desenvolvimento alimentício de subsistência e pordermos fazer com que países do continente africano possa ter em mãos nossos conhecimentos e assim por fim a exploradora imagem de pessoas esfomiadas feita por certos orgãos globais que de longe os seus donativos são de qualidade.

  10. Qual o objetivo dessa internacionalização???? Isso está me cheirando meio estranho…
    .
    Porque deveríamos transferir gratuitamente décadas de pesquisa em agricultura e pecuária para outras nações????? O que o Brasil e o povo brasileiro ganhará com isso? ( Concorrentes estrangeiros mais fortes??? Só pode!)
    .
    Não nos tornamos referência mundial em agricultura e tecnologia agrícola atoa e nem por sorte ou presente da mãe natureza…Foi graças aos esforço da Embrapa!!!
    .
    Querem saber o que eu acho? : Grandes capitalistas mundiais do setor agrícola estão querendo acesso ao know-how, da Embrapa mas teriam dificuldade de fazer isso com ela sendo Estatal e atuando exclusivamente em território brasileiro e no nosso clima. A maneira mais fácil que encontraram para isso é internacionalizar( ou seja,transferir o conhecimento e metodologia para centros Europeus e Norte Americanos), e assim abrir espaço para uma posterior privatização!!!!
    .
    Para ajudar países e povos carentes a produzir mais alimentos para acabar com a fome, não precisa internacionalizar nada!!! ACORDA BRASIL!!!!! Olha a lesa-pátria acontecendo a luz do dia mais uma vez!!!

  11. Hummm…..Ta enxergando o que eu digo sempre né NOBRURJ.Mas não precisa nada engenhoso para abocanharem o que temos de bom,esta QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS disponibiliza BALATINHU BALATINHU disponibilizandu a capital aberto quando primeiro não deixam definhar para depois venderem a quem der mais.Então todas aquelas reclamações da era FHC quando privatizaram Estatais agora vemos a toque de caixa a DESESTATIZAÇÃO correndo solta e com argumentos palanqueiros endossados de retorica industrial assim vão entregando tudo aquilo que produz bons frutos que custou o suor e o sacrificios de Brasileiros e a dedicação de tecnicos e cientistas Nacionais.Levar tecnicas e tecnologias a paises Latinos e Africanos para promovermos qualidade de vida é a sintese da vontade do povo Brasileiro,mas promover uma abrangencia total é a certesa da intenção de capitação de capital externo levando uma Estatal que pertence a União para beneficio da Nação a vir tornar-se empresa de capital aberto e dentro embreve com potencia poder acionario extrangeiro.Os grandes laboratorios agronomos internacionais alguma vez na vida abriram-se para nós?O Brasil esta mesmo encarnando o espirito Madre Thereza de Calcutá o que na teoria é lindinho de se ver e na pratica é dar de mão beijada o que custou sacrificio,suor e dedicação de Brasileiros……QUEM MUITO DÁ FICA LARGO E FROUXO.

  12. O OBJETIVO da internacionalização da Embrapa é o exercício de SOFT POWER brasileiro.

    A Embrapa é uma das nossas reservas de competência, poderemos tanto ajudar nações amigas na sua agricultura como podemos aumentar ainda mais nosso conhecimento CAPTANDO a cultura agrícola de outros países onde os bons agricultores/agrônomos não tem uma estrutura de apoio/divulgação como a Embrapa.

    Internacionalizada, a Embrapa poderá aplicar sua expertise a cultivares não comuns no Brasil e ter acesso a material genético estrangeiro sem recorrer a biopirataria.

    Na medida que beneficiar e aumentar a produção agrícola em países estrangeiros a IMAGEM do BRASIL de líder agrícola e de conhecimento técnico de alimentos será reforçada MUNDIALMENTE.

    Coisa de megalomania de PETISTA que a imprensa PIG e o TUCANATO jamais vai admitir ou compreender….

  13. Essa notícia de acordo entre as duas entidades não saiu do dia para a noite já vem sendo costurado desde 2007. Isso é jogo de poder e monopólio que dará muitos R$$ bilhós para quem tiver o monopólio dos produtos agrícolas e de pecuária. O lula falava muito da africa e ele tem razão, O continente africano terá um papel importante nesse seculo igual o continente sul-americano que estar crescendo e se desenvolvendo. As trans nacionais já enxergaram isso e vão ganhar muito dinheiro junto com os sócios brasileiros (Empresa privada). O problema é que eles estão usando uma estatal para ganhar dinheiro para uma empresa privada, Sem pagar nada a sociedade brasileira. Aqui segui trechos de reportagens sobre o assunto.

    A mandioca é originária do Brasil e, segundo Maria José, o país tem muito a contribuir nas áreas de pesquisa e transferência de tecnologia para manejo, conservação e melhoramento genético. Marília Nutti ressalta que depois do laboratório, a questão mais crítica é fazer os resultados chegarem no campo, na indústria e no mercado. “No entanto, temos experiências bem sucedidas nessas áreas com pesquisas participativas e parcerias nacionais e internacionais”, pontuou.

    De acordo com FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), a mandioca tem forte presença na África tropical, Ásia e América Latina. É o quarto cultivo mais importante nos países em desenvolvimento, com produção estimada em 226 milhões de toneladas em 2006. A mandioca é alimento básico para quase um bilhão de pessoas em 105 países, proporcionando até um terço das calorias diárias. No entanto, o rendimento médio é de apenas 20% do que poderia ser obtido em melhores condições de cultivo e processamento. As pesquisas e a transferência de tecnologias podem elevar a produtividade, reduzir as perdas na lavoura e melhorar o valor nutricional das raízes.
    ……………………………………………………………..
    HOME: REVISTA: Agroeconomia Novembro/2007

    Bill Gates quer a África
    Uns dos homens mais ricos do mundo, o dono da Microsoft pretende promover uma revolução verde no continente para combater a fome

    NICHOLAS VITAL

    KNOW-HOW BRASILEIRO: executivos contratados por Gates defendem uma parceria com a Embrapa para atuar na África
    Um dos lugares mais pobres do planeta Terra, a África sempre foi alvo de inúmeros projetos sociais, mas agora está prestes a receber uma ajuda que pode ser definitiva. Um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates, fundador da Microsoft, vem recrutando especialistas dos cinco continentes para um ambicioso projeto que visa fazer uma “revolução verde” e acabar com a fome na África. O empresário norte-americano, que já doou boa parte de sua fortuna pessoal à sua fundação assistencial, a Bill & Melinda Gates Foundation, destinou nada menos que US$ 150 milhões ao projeto. A intenção de Gates é tratar o solo africano e desenvolver sementes de boa qualidade, que se adaptem ao clima africano, e assim ajudar no desenvolvimento dos pequenos agricultores da região.

    O empenho é tanto que a Bill & Melinda Gates Foundation vem publicando até anúncios de emprego nas principais revistas do setor no mundo, oferecendo centenas de vagas de trabalho em Gana e no Quênia, onde fica a sede da entidade. E é justamente aí que entra o Brasil. Altamente especializados e acostumados a lidar com o clima tropical, os cientistas brasileiros devem ter grandes chances de ficar com as vagas.

    De acordo com o executivo Joseph DeVries, responsável pelo projeto, já existe inclusive um contato inicial com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – para uma ação conjunta contra a fome. “Queremos encontrar uma forma eficiente de acabar com a fome e vamos fazer isto juntos. Temos uma grande área disponível para a agricultura e vamos utilizá-la para a plantação de itens básicos, como arroz, milho, soja, entre outros”, explica DeVries.

    A Embrapa, por sua vez, já conta com um escritório de transferência de tecnologia em agricultura tropical funcionando na cidade de Accra, capital de Gana, onde vários pesquisadores brasileiros já trabalham no desenvolvimento da agricultura africana, também com prioridade para os alimentos básicos.

    “Eles querem nosso knowhow”, revela José Borges Mendes, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, que já vem organizando um trabalho parecido na África, mas na área da pecuária. O executivo conta que foi procurado por membros do governo de Angola para ajudar na reformulação de todo o plantel do País, considerado pouco produtivo.

    US$ 150 MILHÕES é o investimento inicial feito pela fundação dirigida por Bill Gates

    O primeiro passo foi a compra de mais de cinco mil cabeças de gado puro de origem, das raças nelore, brahman e guzerá, que já tiveram uma adaptação perfeita na África, mas o trabalho é ainda maior. “Eles devem comprar mais animais, por isso querem uma parceria na parte técnica, para formação de pessoal. Somos referência internacional no assunto. Estamos até estudando a possibilidade de criar uma ABCZ internacional em Angola”, explica Borges Mendes.

    ———————————————————————-

    Outro setor que pretende investir na África é o sucroalcooleiro.

    Ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan também está envolvido no projeto contra a fome em Gana e no Quênia
    Com a demanda por álcool em alta e com áreas cada vez menores à disposição, a Petrobras anunciou que deve iniciar em breve a produção do etanol do outro lado do Atlântico. A intenção da estatal, no entanto, não é ajudar no desenvolvimento africano, mas sim poupar o Brasil de um “apagão” agrícola num futuro não tão distante.

    “A expansão do etanol não pode prejudicar os cultivos agrícolas no Brasil. Assim, deverá voltar-se para outras regiões que tenham grandes superfícies de terras, como, por exemplo, o continente africano”, afirmou recentemente Nestor Cerveró, diretor de operações internacionais da Petrobras.

Comentários não permitidos.